Blog do IBPAD

  • Entrevista com Adriana Amaral sobre estudos de fãs no Brasil

    [Entrevista realizada por Eloy Vieira, doutorando em Comunicação pela Unisinos e mestre pela UFS, pesquisador sobre fãs, economia e internet] Depois de algumas discussões em torno do último post com os principais pesquisadores sobre os Estudos de Fãs no Brasil, acabei sentindo a necessidade de aprofundar algumas questões para arrematar esta série sobre o tema
  • Pacotes brasileiros do R, parte 4: Flora e Brasil 2020

    Brasil é famoso no mundo inteiro pela sua natureza, e não é surpreendente que até no R existe um pacote para tratar do tema! Gustavo Carvalho criou o pacote flora para disponibilizar os dados do Flora do Brasil 2020 para usuários de R. Se você não sabe, o Flora do Brasil é uma versão online

  • Análise de redes do #8M no Twitter

    [Texto por Pedro Barciela, pesquisador e entusiasta das redes sociais online. Autor do blog Essa Tal Rede Social] Durante os dias 06 a 09/03, acompanhamos, coletamos e processamos as principais hashtags envolvidas com o #8M, dentre elas: #ParadaBrasileiraDeMulheres, #8MBrasil, #GreveInternacionaldeMulheres, #8M, #ParoInternacionalDeMulheres, #8DeMarco, #WomensStrike, #MujeresEnHuelga, #WomenStrike, #womenstrikeus, #march8strike, entre outras. O objetivo foi capturar menções

  • O que é um insight em web analytics? (dica: não é um número)

    Por Gustavo Pereira (Prof. de Métricas em Comunicação Digital) Antes de começar este texto, preciso dizer uma coisa: apesar de trabalhar com web analytics e métricas em digital desde 2008, eu sou formado em jornalismo (sim, eu escrevi sobre Celebridades e ex-BBBs). Entretanto, uma coisa que eu aprendi na faculdade foi o conceito da “pirâmide
  • Monitoramento de Mídias Sociais para baixo orçamento

    De acordo com estudo da eMarketer de 2016, o Brasil, país latino-americano com maior número de usuários mensalmente ativos nas mídias sociais, continua a aumentar sua população de cerca de 97 milhões de pessoas únicas que acessam ao menos uma mídia social uma vez por mês. A estimativa é que até 2020 ao menos 105.2
  • Sociograph: coletando dados de comunidades online

    Quando abordamos o campo de estudo de comunidades online nas mídias sociais, uma dúvida que sempre surge é: é possível coletar os dados destas comunidades online de forma automatizada ou é necessário sempre fazer a coleta manual? E esta é, de fato, uma dúvida muito pertinente – principalmente nos dias atuais, em que há uma

  • Cuidado com as métricas públicas ao avaliar seus resultados

    Durante anos, o Facebook foi um terreno explorado por marcas que se preocupavam quase que unicamente a aumentar a base de fãs. Tempos depois, vimos a plataforma sufocar o alcance das páginas, ao ponto de diminuí-lo drasticamente. Hoje não é nada anormal ver marcas com um alcance orgânico de 1% do total de sua base.
  • IBPAD realiza o primeiro curso de Introdução a Visualização de Dados

    No último dia 18 de fevereiro aconteceu a primeira edição do curso Introdução a Visualização de Dados do IBPAD. Esta edição contou com o professor Rodrigo Burgarelli, mestre em ciência política e jornalista premiado do Estadão Dados, mostrou aos alunos técnicas de escolha do melhor gráfico para o cada dado, como desenvolver uma narrativa utilizando dados e quais ferramentas escolher.

OutrasInformações