Blog do IBPAD

  • 5 mapas que ajudam a proteger o meio ambiente

    Neste post iremos mostrar cinco mapas criados para o auxílio a observação online das áreas em conservação, do meio ambiente e preservação animal. O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é um sistema computacional formado pela combinação de três tecnologias:  Sensoriamento Remoto: Satélites e Aerofotogrametria; GPS; Geoprocessamento: Produção de mapas, cartogramas, gráficos e sistematizações gerais. Utilizado junto aos dados

  • Técnicas Etnográficas e Engajamento de Marca

    por Ana Paula Talavera* "O que você faz quando ninguém te vê fazendo ou o que você queria fazer, se ninguém pudesse te ver?" A indagação encontrada na música Quatro Vezes Você do Capital Inicial em meados de 2002, talvez seja a mais antiga e atualmente uma das mais importantes sobre o comportamento do consumidor.
  • 10 análises, visualizações e artigos sobre Game of Thrones

    Game of Thrones é uma obra gigantesca que construiu um universo próprio cheio de história, línguas, geografia, política, personagens, redes e bestiário próprio. Como um grande universo da cultura pop, movimenta bilhões de dólares, milhões de fãs e alguns milhares de... pesquisadores! Sim, muitos pesquisadores tem usado o universo de #GoT para gerar mais informações
  • Mapeamento de Públicos somado à Análise de Redes Sociais

    por Taís Oliveira* Quando o assunto é mapeamento de públicos a grande referência que vem em mente é o Professor Dr. Fabio França que há anos vem estudando e aperfeiçoando a teoria de Públicos. Aliás, não somente a teoria, mas também os processos práticos de mapeamento e conceituação lógica dos públicos das organizações. Ao usar

  • IBPAD lança a Pesquisa OpinaDF

    Nesta semana o IBPAD lança a Pesquisa OpinaDF. A pesquisa se propõe a ouvir de maneira sistemática e com metodologias de pesquisa rigorosas a população do Distrito Federal. Abertura à comunidade científica. Algumas perguntas de avaliação de políticas públicas e cenários eleitorais serão disponibilizadas para pesquisadores e estudiosos nas áreas de opinião pública. A ideia é
  • Web Analytics: por que se aprofundar?

    Dentre as grandes mudanças trazidas pelo marketing digital para as empresas, a evolução na capacidade de medição de resultado é de grande relevância. Agora, coletar dados de campanhas, plataformas digitais, redes sociais e quaisquer outras ações realizadas no ambiente virtual é imprescindível. Entretanto, saber configurar e utilizar as ferramentas de web analytics, garantir uma coleta
  • Planejamento baseado em Análise de Dados e BI: estratégia assertiva e focada nos consumidores

    O planejamento é cada vez mais influenciado pelos insights dos profissionais especializados em dados. Muitas vezes, o briefing é posto em xeque e o problema de comunicação é dimensionado e delimitado mediante oportunidades estratégicas de negócio, de mídia e de comportamento do consumidor que o próprio cliente não tinha ciência, sobretudo quando obtidos em tempo

OutrasInformações