Blog do IBPAD

  • Etnografia e Análise de Redes Sociais: uma ótima combinação

      Em 2016 foi lançado um livro que se propõe, através de uma série de capítulos escritos por diversas autoras e autores, um debate aprofundado sobre os desafios, tendências e aplicações da Etnografia ao campo da Ciência da Comunicação, principalmente aquela relacionada ao consumo midiático. O livro chamado Etnografia e Consumo Midiático (2016), organizado por

  • O que a Análise de Redes e Grafos pode nos revelar?

    Tarcízio Silva, Pesquisador e sócio-diretor do IBPAD, foi entrevistado por Isabela Pimentel, Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada. No papo sobre Análise de Redes Sociais (ARS) foi abordada a importância de sua aplicação e de como tem sido cada vez mais relevante no âmbito acadêmico, mercadológico, na gestão de crise, aproximação empírica entre público alvo e

  • O papel da comunicação na criação ou reforço das desigualdades

    por Fernanda Alves, Jornalista(IESB/DF), mestranda em Informática(UFRJ), atualmente é coordenadora de Business Intelligence e professora no IBPAD. Antes de começarmos nossa conversa, convido você a adivinhar qual das frases abaixo foi proferida no início do século XX: a) "Estou simplesmente afirmando que a distribuição de preferências e habilidades de homens e mulheres difere em parte devido
  • O time IBPAD estará no Social Media Week 2017

      Professores e pesquisadores do IBPAD realizarão palestras no Social Media Week, um dos maiores eventos sobre mídias sociais do mundo que possui nova ediçaõ em São Paulo. Fique por dentro e conheça os profissionais, os temas que serão abordados durante a semana do evento e se inscreva:     Jaqueline Buckstegge   Dia 14/09 – Foco no Insight:

  • O que são arquétipos de marca?

    por Michelle Franklin Há muito tempo o consumo deixou de ser pautado apenas na necessidade. Estamos cada vez mais exigentes e em busca de empresas que estejam alinhadas aos nossos valores: o consumidor já não é mais passivo, agora ele quer ser ouvido. A comunicação com o cliente mudou e para acompanhar essas transformações as empresas
  • As cinco melhores extensões ao ggplot2

    É bem conhecido que o ggplot2 é um dos melhores pacotes do R, com versões em outras linguagens como Python e Matlab. O que é menos conhecido é que o ggplot2 criou um mundo de pacotes adicionais que aumentam as capacidades do pacote original para outras situações. Estes extensões variam das boas até as ruins.
  • Pacotes brasileiros para R: micro-pacotes

    Tem pacotes para R que têm muitas funções, e têm outros que possuem só uma função principal. Neste post, olhamos os pacotes brasileiros para R que caem nesta segunda categoria -- 'micro-pacotes'. RSLP O pacote rlsp, por Daniel Falbel, vai fazer a vida de quem trabalha com mineração de textos em português bem mais fácil. O pacote usa
  • Quatro ferramentas gratuitas para análise exploratória de concorrência nas Mídias Sociais

    por Lucélia Brito, Social Media e participante do curso Etnografia em Mídias Sociais A análise da concorrência é parte fundamental para a elaboração de uma boa estratégia nas redes sociais. A utilização das ferramentas gratuitas listadas abaixo pode auxiliar no trabalho do social media, que nem sempre conta com boas plataformas pagas a disposição: 1) Tweetchup

OutrasInformações