5 dicas para aprender R

Eu estou usando R de uma forma ou outra desde 2012. Comecei antes do ‘Tidyverse’ e o pipe do margrittr, o que é chamado o ‘novo workflow do R’, ou seja, hoje aprender R é bem mais fácil! Também não tive a quantidade de recursos que tem hoje em dia — muitos blogs, livros, cursos on-line e presenciais. Bem, enquanto eu posso dizer que demorei mais do que eu demoraria hoje, eu ainda aprendi umas coisinhas. Neste post, compartilho umas dicas para aprender R rápido e bem.

1 – Copie exemplos

Existem muitos exemplos de análises no R na internet e em livros. Eu acho que um dos melhores jeitos de começar a aprender R é simplesmente copiar um exemplo que você achou interessante (para começar, o melhor é escolher um que tem código simples). Daí, quando você recria o exemplo no seu computador, pode começar a mudar umas coisinhas. Eu vou dar um exemplo, no qual eu crio uma dataframe simples. Esta base tem os nomes dos países da América do Sul, e uma escala imaginária do quão bom é o churrasco em cada país (inventei estes números, desculpe, Bolívia!). Eu carrego cada pacote que vou usar, inclusive a versão em desenvolvimento do pacoteggplot2, que tem uma função (geom_sf()) que eu quero. A minha dica é o seguinte: faz tudo isso, e depois muda para um outro lugar, Europa, por exemplo. Depois, muda os dados um pouco. Talvez use outros dados de uma base externa — votos ou algo assim. Você irá enfrentar novos desafios quando você muda o código, e esse é um ótimo jeito de aprender como usar R (a frustração, nesse caso, é vantajosa!).

2 – Faça um blog e compartilhe seu trabalho

É impressionante quanto você pode aprender ao fazer um blog. Além do fato de você ter que produzir algo de qualidade para mostrar para o resto do mundo, receberá feedback da comunidade do R. Os comentários podem conter dicas, elogios ou críticas, e também é uma ótima oportunidade de conhecer pessoas com interesses semelhantes. Não vai demorar muito até alguém entrar em contato para procurar a sua ajuda com código do R!

Um jeito fácil para criar um blog usando R é utilizar o pacote blogdown e o website netlify. É o que eu faço com meu blog, é simples e rápido, recomendo. O fato de mostrar o seu trabalho e código para o mundo vai melhorar muito o seu conhecimento de R.

3 – Use Stack Overflow

Stack Overflow é um recurso fantástico para quem tem dúvidas sobre uma linguagem de programação. A comunidade de R é mais simpática do que umas outras — se você pesquisa antes para
ver se ninguém já teve a mesma dúvida que você, tem boas chances de receber ajuda da comunidade.

Resumindo: Faz a conta, entra, procura ajuda e se não achar,faz pergunta. Tem em português, também.

Dica: Para procurar perguntas sobre R, basta incluir “R” ou “[R]” na busca.

4 – Faça uma análise de verdade

Livros e blogs são cheios de análises e exemplos com R, mas não há nada como fazer a sua própria análise, com algo que importa para você. Essa dica é mais simples se você é estudante — procure fazer uma análise importante no R. Se você usa Excel, SPSS ou algo semelhante, troca para R e continua até você produzir o que é necessário. Você irá aprender bastante! Se você não é
estudante, mas trabalha com dados, faça o mesmo quando você tiver algo para fazer, aprende muito mesmo. Se for algo que é importante — na faculdade, emprego etc. — vai te forçar buscar confiança na sua análise e dominar o processo no R.

5 – Faça um curso presencial

Não há comparação em aprender pessoalmente com alguém que é perito no assunto. Eu aprendi tanto de amigos e colegas que manjam no R, e sinceramente, não sei se eu conheceria tanto de R hoje em dia se não fosse por eles. No IBPAD, oferecemos cursos presenciais. Eu sou um dos professores, mas uma coisa é fato: quando você conversa pessoalmente com alguém que tem conhecimento sobre o R, você pode aprender em 10 minutos algo que demoraria horas só pesquisando. Teria sido bom para mim em 2012!!

Demorei uns anos para conhecer R bem, mas eu acredito que isso não tem que ser o caso hoje em dia, dado que temos tantos recursos! Para qualquer você escolha, te desejo a melhor sorte!

Se interessa em aprender mais sobre a programação e linguagem R na prática? Conheça o curso presencial Ciência de Dados com R que acontecerá no mês de novembro em Brasília e em São Paulo. Este curso foi desenvolvido para que você aprenda a programar e ter uma base sólida.

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário