5 livros para aprender R

livrosO uso do R vem crescendo bastante e há cada vez mais recursos e tutoriais na internet. Não é fácil selecionar um material para se aprender sozinho, principalmente porque a linguagem vem mudando muito. Dessa material, infelizmente, há pouca coisa em português.

Eu separo aqui as 5 obras que considero importantes para se aprender as particularidades da linguagem, do nível iniciante ao avançado.

R Cookbook. Neste livro, você vai aprender mais as particularidades do R que análise de dados de fato: estruturas de dados, sintaxe, operações. Se você já conhece estatística o suficiente e utiliza outros softwares como SPSS, SAS, ou linguagens, como Python, você vai se beneficiar bastante deste livro.

Discovering Statistics using R

Andy Field. Discovering Statistics using R. Este é o livro para quem nunca estudou nem R nem estatística. Muitos vão torcer o nariz para este livro, mas muita gente começou a estudar com os livros do Andy Field. Além deste livro, ele escreveu livros dedicados ao SAS e ao SPSS.  Há muitas explicações e exercícios interessantes. É possível aprender a fazer algumas análises e dominar o básico da linguagem.

 

Hadley Wickham. ggplot2: Elegant Graphics for Data Analysis. ggplot2 é uma das melhores bibliotecas para visualização de dados feita para o R. É tão versátil que foi portada para o python. Ela segue uma gramática de Gráficos Estatísticos, o que a torna própria para datavis. Neste livro, o próprio autor explica procedimentos e particularidades da biblioteca.

The Art of R ProgrammingNorman Matloff. The Art of R Programming. Este livro é um clássico e oferece um manual para o R com o foco em Programação. O foco aqui é em aprender computação. Ideal para quem tem uma base forte em ciência de dados, programa em outra linguagem e até hoje não teve contato com o R.

Advanced RHadley Wickham. Advanced R. O livro-chave para quem quer virar craque em R. Como o próprio nome diz, não é para principiantes, mas quem já programa em outras línguagem vai encontrar um bom recurso para extrair o máximo da linguagem. Eu aprendi bastante e continuo aprendendo com esse livro. Há uma versão gratuita e online em: http://adv-r.had.co.nz/
Seguir a ordem desses livros é uma garantia de se conhecer relativamente bem o R.

 

 

tryR

Mas esses não são os únicos recursos. Uma outra opção para quem é iniciante é o tryR , página da codeschool que oferece uma aprendizagem interativa, com muitos exemplos.

 

Em português, a iniciativa do professor Carlos Cinelli, Introdução à Análise de Dados com R, segue uma abordagem moderna e é bem escrito. Além disso, está em português, para quem não lê em inglês.

Desenvolvemos diversos cursos voltados a iniciantes e intermediários em Programação em R. Há inscrições abertas para cursos como Ciência de Dados com R.

Inscrições abertas em São Paulo e Brasília confira.

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário