Pacotes brasileiros do R, parte 4: Flora e Brasil 2020

Brasil é famoso no mundo inteiro pela sua natureza, e não é surpreendente que até no R existe um pacote para tratar do tema! Gustavo Carvalho criou o pacote flora para disponibilizar os dados do Flora do Brasil 2020 para usuários de R.

Se você não sabe, o Flora do Brasil é uma versão online da Lista de Espécies da Flora do Brasil, um projeto entre brasileiros e estrangeiros para fornecer uma lista das plantas e fungos que existe no país. Neste post, vamos observar as possibilidades da flora para analisar esses dados no R.

Como o pacote está no CRAN, podemos instalá-lo diretamente. Depois carregamos com library().

flora tem vários jeitos de fornecer os dados do Brasil 2020. Um método é usar a função get.taxa(), que te dá informação sobre uma espécie específica. Por exemplo, dado que eu gosto de café, posso usar esta com o argumento states = TRUE para ver nos quais estados café ocorre.

Com o pacote tidyverse, podemos rapidamente arrumar isso para algo mais fácil usar. E com o uso de shapefiles, podemos mapear onde ocorre café no Brasil.

flora também cuida dos nomes complexos dos itens. Se você escreve errado, ele adivinha:

Podemos também combinar o pacote com as imagens excelentes do Phylopic com flora. Por exemplo, podemos pegar dados de quatro árvores brasileiras, inclusive a Dimorphandra wilsonii, a árvore mais rara no país, e ver em qual estados achamos essas árvores. O pacote rphylopic baixa a imagem do Phylopic.

Dado que a Dimorphandra wilsonii só cresce em Minas Gerais, MG ‘ganha’ aqui.

Uma outra função útil do pacote é a lower.taxa(), que busca por descendentes na linhagem da espécies. Por exemplo, podemos procurar por detalhes sobre pimenta, usando esse nome comum, e daí buscar pela taxa mais baixa. Eu particularmente gosto dos nomes vernáculos (“alecrim-de-cobra”):

flora também tem uma função para abrir um app Shiny no seu browser. Basta usar o comando web.flora() e o aplicativo abre. Do app, você pode buscar interativamente para os dados do maravilhoso Brasil 2020!

O pacote flora tem mais opções para utilizar os dados do Brasil 2020 nas suas análises. O manual está aqui e o GitHub do pacote tem mais detalhes!

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário