Comunicação Digital

  • Emoções na era do big data

    por Ana Paula Talavera* Grandes avanços são criados na área da realidade virtual, bots, inteligência artificial e outras, com pouco ou nenhum investimento em compreender o verdadeiro xis da questão: em meio a tantos dados gerados pelos próprios consumidores, como levar em conta o imenso significado por trás de tudo que é gerado por eles?
  • Aplicando arquétipos para pensar marcas

    Consumir não é só uma necessidade, mas também é o que nos constitui enquanto seres sociais, já que todo bem material expressa um significado é por meio dele que se estabelecem os grupos sociais. O cliente não busca apenas a qualidade, mas também a construção da sua imagem social, para consolidá-la, o consumidor procura por
  • Micro-conversões: sucesso nas pequenas coisas do WebAnalytics

    Não é incomum criarmos Planos de Métricas tão complexos que não são acionáveis no cotidiano ou, para compreender reais resultados, é necessário um grande esforço de equipe. Essa lógica compreende  o sucesso digital enquanto um organograma complexo que não tem como ser medido um dia após o outro. Não vamos começar um papo auto-ajuda, mas
  • O que é Programação ou Linguagem em R?

    Quer conhecer ou ainda tem dúvidas sobre a programação em R? Leia abaixo algumas informações sobre este software e veja projetos desenvolvidos com ele. O R é uma linguagem e ambiente para análise estatística e produção de gráficos, um projeto GNU semelhante a linguagem S, foi desenvolvido pelos estatísticos Ross Ihaka e Robert Gentleman na década de
  • O que a rede diz sobre Relações Públicas na América Latina?

    por Taís Oliveira* Hoje é Dia Interamericano das Relações Públicas, aproveitando a data quis fazer uma experimentação para tentar entender como se dão as movimentações em torno da profissão na América Latina, para tanto optei pela Análise de Redes Sociais a partir de páginas no Facebook. Para obter as páginas de referência pesquisei via Netvizz
  • Monitoramento em real-time para evento televisivo

    O Programa Teleton, em parceria com a emissora SBT, tem o objetivo de arrecadar doações para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e é realizado desde 1998 na TV aberta. Entretanto, desde 2009, utilizam também as mídias sociais para divulgação das ações e aproximação de pessoas engajadas na causa. O Estudo de Caso –
  • Monitorando verbos nas mídias sociais: estudo sobre “mudar”

    O estudo Mudar produzido pela OpSocial teve o objetivo de monitorar e entender como os brasileiros interagem e conversam sobre mudanças em suas vidas, a partir de dados nas mídias sociais A tática interessante, e pouco comum, que foi aplicada é o monitoramento de verbos. Enquanto tradicionalmente se monitora substantivos, sobretudo nomes de marcas, produtos
  • Análise de Dados: Carnaval 2017 nas ruas e nas redes

    Neste post apresentaremos o estudo Carnaval 2017 – Todos nas Ruas e nas Redes realizado pela The Aubergine Panda em parceria com a Stilingue, que teve o objetivo de destacar a relevância do evento em meio às mídias sociais e mostrar quais os termos e ações que mais engajaram na época. Entre os dias 25 a
  • Comparando engajamento nas mídias sociais com a mLabs

    Apresentamos neste post um estudo realizado, a partir da mensuração de engajamento no Facebook e no Instagram. O objetivo deste relatório é de criar insights de utilização destas duas mídias sociais, para que os profissionais da área melhorem as estratégias e resultados na utilização destas. No Facebook foram analisadas 26.236 páginas e mais de 3
  • Você conhece o Iramuteq? Veja funcionalidades e exemplos de uso

      Neste post iremos apresentar a ferramenta Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), que é uma interface visual ancorada no software R para produzir análise de texto. Desenvolvido na língua francesa por Pierre Ratinaud em 2009, este software já conta com um amplo dicionário em diversas línguas, e,

  • Etnografia e Análise de Redes Sociais: uma ótima combinação

      Em 2016 foi lançado um livro que se propõe, através de uma série de capítulos escritos por diversas autoras e autores, um debate aprofundado sobre os desafios, tendências e aplicações da Etnografia ao campo da Ciência da Comunicação, principalmente aquela relacionada ao consumo midiático. O livro chamado Etnografia e Consumo Midiático (2016), organizado por

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