Comunicação Digital

  • Etnografia e Análise de Redes Sociais: uma ótima combinação

      Em 2016 foi lançado um livro que se propõe, através de uma série de capítulos escritos por diversas autoras e autores, um debate aprofundado sobre os desafios, tendências e aplicações da Etnografia ao campo da Ciência da Comunicação, principalmente aquela relacionada ao consumo midiático. O livro chamado Etnografia e Consumo Midiático (2016), organizado por

  • O que a Análise de Redes e Grafos pode nos revelar?

    Tarcízio Silva, Pesquisador e sócio-diretor do IBPAD, foi entrevistado por Isabela Pimentel, Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada. No papo sobre Análise de Redes Sociais (ARS) foi abordada a importância de sua aplicação e de como tem sido cada vez mais relevante no âmbito acadêmico, mercadológico, na gestão de crise, aproximação empírica entre público alvo e

  • O papel da comunicação na criação ou reforço das desigualdades

    por Fernanda Alves, Jornalista(IESB/DF), mestranda em Informática(UFRJ), atualmente é coordenadora de Business Intelligence e professora no IBPAD. Antes de começarmos nossa conversa, convido você a adivinhar qual das frases abaixo foi proferida no início do século XX: a) "Estou simplesmente afirmando que a distribuição de preferências e habilidades de homens e mulheres difere em parte devido
  • O time IBPAD estará no Social Media Week 2017

      Professores e pesquisadores do IBPAD realizarão palestras no Social Media Week, um dos maiores eventos sobre mídias sociais do mundo que possui nova ediçaõ em São Paulo. Fique por dentro e conheça os profissionais, os temas que serão abordados durante a semana do evento e se inscreva:     Jaqueline Buckstegge   Dia 14/09 – Foco no Insight:

  • O que são arquétipos de marca?

    por Michelle Franklin Há muito tempo o consumo deixou de ser pautado apenas na necessidade. Estamos cada vez mais exigentes e em busca de empresas que estejam alinhadas aos nossos valores: o consumidor já não é mais passivo, agora ele quer ser ouvido. A comunicação com o cliente mudou e para acompanhar essas transformações as empresas
  • Quatro ferramentas gratuitas para análise exploratória de concorrência nas Mídias Sociais

    por Lucélia Brito, Social Media e participante do curso Etnografia em Mídias Sociais A análise da concorrência é parte fundamental para a elaboração de uma boa estratégia nas redes sociais. A utilização das ferramentas gratuitas listadas abaixo pode auxiliar no trabalho do social media, que nem sempre conta com boas plataformas pagas a disposição: 1) Tweetchup
  • Por que um comunicador deveria estudar Estatística?

    Texto por Cristina Graciela, profª do curso Estatística Básica para Comunicadores Na minha trajetória convivi com muitos profissionais de diversas áreas que me perguntaram “Como faço para aprender Estatística?”. Tenho alguns amigos de formação que responderiam na lata: “vá fazer uma faculdade de estatística!”. Sendo eu um pouquinho mais simpática e empática que a média
  • 5 mapas que ajudam a proteger o meio ambiente

    Neste post iremos mostrar cinco mapas criados para o auxílio a observação online das áreas em conservação, do meio ambiente e preservação animal. O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é um sistema computacional formado pela combinação de três tecnologias:  Sensoriamento Remoto: Satélites e Aerofotogrametria; GPS; Geoprocessamento: Produção de mapas, cartogramas, gráficos e sistematizações gerais. Utilizado junto aos dados

OutrasInformações