Ferramentas de Instagram com valores acessíveis para análise de métricas

Desde que o Facebook adquiriu o Instagram, em abril de 2012, a plataforma de compartilhamento de imagens e vídeos não para de crescer. Também em abril, só que deste ano, a empresa divulgou que já são mais de 700 milhões de usuários utilizando o app no mundo todo. Isso significa que, em dois anos, a base de usuários duplicou.

Fonte: TechCrunch

Tamanha popularidade já desbancou o Twitter (que tem a metade do número de usuários ativos) e o próprio Snapchat, apenas comparando os números com a funcionalidade Stories – são 200 milhões para o Instagram e 160 milhões para o fantasminha. Cada vez mais integrado com os serviços do Facebook, há também um trabalho contínuo da empresa para se tornar tão relevante – e útil – para as marcas quanto o seu dono.

Em março de 2017, a empresa anunciou que já são mais de 1 milhão de anunciantes na mídia social. Diante desse cenário, o Instagram tem se preocupado em disponibilizar uma quantidade maior e mais qualificada de dados para que os profissionais de BI, métricas e mídia possam trabalhar por melhores entregas e inteligência de negócios. E, como já discutimos em outro post, métricas simples da plataforma pode dizer muita coisa.

Embora a própria empresa disponibilize o Instagram Insights, várias ferramentas terceirizadas também são capazes de entregar outro tipo de análises relevantes para o seu trabalho. Fizemos um mapeamento exploratório de ferramentas de analytics e métricas para Instagram para que você conheça algumas dessas alternativas e encontre, talvez, o que você nunca sabia que precisava.

#1 – Simply Measured

O Simply Measured é uma ferramenta bem abrangente quando se trata da composição de relatórios para Instagram. Essa plataforma apresenta resumos bimestrais com os principais dados analíticos para contas com até 25,000 mil seguidores, cobrando apenas um tweet como pagamento.

Fonte: Simply Measured

Ele permite saber quais os seguidores engajados e quais URLs são compartilhadas por eles, participação média por foto, tanto no próprio Instagram, quanto em outras redes onde ela for compartilhada, análise de palavras-chaves em comentários, quais os melhores horários para postagem, além de seu desempenho em relação à concorrentes do mesmo público. Para os que preferem montar uma base própria para análise, a plataforma permite extração em Excel e Power Point.

#2 – Iconosquare

O Inconosquare é uma plataforma bastante completa em fornecimento de métricas por período e por postagem. Ele apresenta gráficos que mede o crescimento do público, perdas e ganhos de seguidores diariamente, além da localização de fãs.

Fonte: Iconosquare

Outras possibilidade interessantes que ele oferece de visualização de dados são gráficos em tempo real de post, comparando-os com mídias anteriores, recebimento de likes e comentários diários, alcance e engajamento por localidade as hashtags e filtros utilizados, melhor horário para postagem e fornece um histórico de fotos com mais likes desde a criação da conta.

Fonte: Iconosquare

Além disso, a ferramenta possibilita a integração entre mídias sociais ao implementar um guia do Instagram ao Facebook e adiciona uma galeria de fotos no seu site. A versão paga permite a criação de concursos e promoções no Instagram, ampliando o alcance de suas publicações.

#3 – Crowdfire

Essa ferramenta é especializado no gerenciamento de contas em blogs, redes sociais e sites. Para Instagram ela permite identificar quais o seguidores mais ativos, inclusive aqueles que estão inativos, compondo uma lista de possíveis usuários que podem se tornar ou deixar de ser seguidores.

Fonte: Crowdfire

Ele também mensura engajamento por período e possibilita um monitoramento em tempo real de participação em cada postagem. Duas funcionalidade bastante útil dessa plataforma são os lembretes de postagem e a opção de enviar uma mensagem de boas-vindas aos novos seguidores. Além disso o Crowdfire também sugere conteúdo para postagem.

#4 – Instamizer

Fonte: E-Dialog

O Instamizer é um serviço que também fornece relatórios de engajamento e mensagens diretas, mas uma de suas características mais interessantes é seu aspecto colaborativo, na qual uma equipe, de membros ilimitados, pode administrar diversos perfis, organizando agendamento de posts e álbuns e acesso a um editor de imagens on-line. Além de contar com um suporte especializado.

#5 – Union Metrics

Fonte: Union Metrics

O Union Metrics é outra plataforma que permite o cadastro de equipes de marketing, fornecendo relatórios de campanha, com indicações de hashtags mais relevantes, prepara um estudo de perfil dos seguidores mais engajados, relata qual conteúdo atrai mais fãs e o que eles mais publicam. Essa ferramenta também permite o monitoramento de concorrentes com contas públicas.

#6 – Minter.io

Fonte: Minter.io

Essa ferramenta aponta quais os seus novos seguidores e quais ainda não o são, além de incluir informações como distribuição geográfica e o gênero dos mesmos. Ele também monitora as hashtags, engajamento nas postagens e quais os melhores horários, fãs mais ativos e a atuação das marcas concorrentes. Ele permite exportação de relatórios em PDF e PowerPoint, além de Excel e disponibilização de API para incorporar dados do Instagram à outras mídias sociais.

#7 – River

Fonte: River

River é uma plataforma com foco maior para e-commerce e influenciadores. Ele permite o gerenciamento de contas cadastradas, além de monitoramento de engajamento em publicações por localidade. Ele também permite atrair seu público-alvo por meio de hashtags selecionadas pelo usuário.


Além dessas, há também diversas outras alternativas com funcionalidades dedicadas (exclusivamente) ao Instagram: Sumall, PicStats, Curalate, Olapic, TagSleuth, Netlytic, Socialbakers, Squarelovin, Collec.to, Keyhole, Hootsuite, Locowise, Quintly, etc. Na hora de escolher qual ferramenta utilizar, é importante comparar as suas atribuições técnicas e o custo-benefício de acordo com as demandas do seu trabalho.

Por mais que algumas ferramentas, em termos técnicos, sejam mais “avançadas” do que outras, o que realmente define qual é a melhor a ser utilizada são as suas próprias necessidades profissionais. Agora que você conhece mais de 20 opções para fazer esse trabalho, basta tê-las listadas para avaliar, quando necessário, qual será a mais adequada para as entregas que você precisa fazer.

Venha debater este e outros temas conosco em nossos cursos de Métricas para Comunicação Digital. O curso aborda de forma prática as métricas de mídias sociais e a utilizar e implementar de forma integrada e planejada o Google Tag Manager e Google Analytics. Aprenda nesse curso as ferramentas e processos para criar ciclos de avaliação e mensuração de resultados em sua comunicação digital.

 

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