A análise de dados é uma importante ferramenta para auxiliar na tomada de decisões do dia a dia, sobretudo no trabalho de gestão e prospecção em comunicação digital. Mas ainda assim, raros profissionais de áreas como conteúdo, atendimento e gerência de projetos tenham consciência de como e quando podem utilizar a inteligência de dados a favor do seu trabalho.
Pensando nisso, o IBPAD irá promover no sábado, dia 8 de outubro, o curso Gestão de Inteligência em Comunicação Digital. O objetivo é capacitar os participantes para que incluam de forma estratégica a análise de dados nas tarefas do cotidiano.  O treinamento será ministrado pela Professora Cinara Moura, que atua como líder de Inteligência Digital à frente das áreas de Business Intelligence e Mídia na Moringa Digital. A profissional,  soma 10 anos de experiência na área, sendo os últimos na liderança de equipes de conteúdo, pesquisa e estratégia de mídias sociais, justamente fazendo a mediação entre setores gerenciais e operacionais por meio dos dados.

“A ideia do curso é trazer um panorama de como incluir dados para tornar os argumentos de trabalho mais consistentes em todas as equipes. O foco em gestores é porque profissionais desse nível geralmente participam ativamente da tomada de decisões e são essenciais para que um pensamento fundamentado em dados seja passado adiante, também para as equipes operacionais. Se os gestores não acreditam no potencial estratégico e criativo que tem origem nos dados, as equipes dificilmente acreditarão.”, afirma Cinara.

Inicialmente, o programa do curso aborda questões relacionadas à contextualização da área de Business Intelligence em empresas e agências, apresentando o processo da análise de dados. Destaca todas as etapas, desde a etapa de configuração até  a elaboração dos conhecidos relatórios que decorrem de todo esse método. Essa imersão inicial é fundamental para que se crie empatia com a temática e com as potencialidades da análise de dados, uma vez que respeita-se mais o que se conhece de forma eficiente.

redes sociais enquanto processo
Tela de material a profª Cinara Moura

A partir daí, serão observadas as particularidades de cada área, sempre correlacionando o objetivo estratégico do negócio com as entregas.  Performance de conteúdo em Mídias Sociais, Mídia Paga, Monitoramento e Web Analytics serão algumas das questões debatidas. Além disso, a intenção é trazer pra sala de aula também outras possibilidades de pesquisa a partir de cases da utilização de pesquisa de público, netnografia e grupos focais, entre outros.
O curso encerra entrando um pouco na gestão da operação propriamente dita. Também aborda o entendimento dos processos e projetos relacionados à análise de dados, a fim de que as demais áreas se envolvam no trabalho de BI de forma assertiva. Quanto tempo cada demanda requer, quais os profissionais mais indicados para realizar cada atividade e como prospectar baseando-se em inteligência de dados são os principais tópicos relacionados à operação.
Segundo Cinara, a inclusão dessa última parte tem origem no fato  de que “a maioria dos profissionais de comunicação, sobretudo em agências, assume cargos de gestão em decorrência de competências técnicas. Quando se tornam gestores, esses profissionais ficam perdidos quanto à tomada de decisões que envolvem, entre  outros fatores, habilidades gerenciais e de conhecimento mais amplo de outras áreas, como é o caso da análise de dados”.
 


Aprenda mais com a Professora Cinara Moura nas outras turmas do curso Gestão da Inteligência em Comunicação Digital em Brasília e em São Paulo.