Quatro ferramentas gratuitas para análise exploratória de concorrência nas Mídias Sociais

por Lucélia Brito, Social Media e participante do curso Etnografia em Mídias Sociais

A análise da concorrência é parte fundamental para a elaboração de uma boa estratégia nas redes sociais. A utilização das ferramentas gratuitas listadas abaixo pode auxiliar no trabalho do social media, que nem sempre conta com boas plataformas pagas a disposição:

1) Tweetchup

Com o Tweetchup, é muito fácil analisar qualquer perfil no Twitter. A ferramenta tem uma interface simples e oferece, de acordo com o período selecionado, dados como número geral de menções, volume de tweets por dia da semana e por hora, hashtags mais utilizadas, tweets mais retweetados e favoritados, entre outros. Você também pode identificar os seguidores que mais interagem com o perfil, o que auxilia na identificação de influenciadores. Além disso, a busca por palavra-chave traz um mapa com a localização das menções e mostra quais hashtags são frequentemente associadas ao termo analisado. Para quem deseja relatórios de outras redes sociais, os desenvolvedores da ferramenta disponibilizaram uma versão paga, chamada BirdSong.

2) TweetReach

A versão gratuita da plataforma analisa apenas uma pequena amostra de tweets (atualmente, até 100 publicações), mas é possível observar a exposição, alcance estimado, postagens mais retweetadas e usuários que interagem frequentemente. Mesmo que não seja a ferramenta ideal para quem trabalha com contas de grande repercussão, é útil para avaliações emergenciais a respeito das atividades recentes da concorrência.

3) LikeAlyzer

Sabemos que obter informações do Facebook não tem sido fácil, mas o LikeAlyzer ajuda nessa tarefa. A ferramenta faz um diagnóstico rápido da Fanpage, mostrando dados como média de posts por dia e engajamento. Ainda compara a página analisada com outras do mesmo setor e dá dicas para melhorar o desempenho.

4) Foller.me

A partir dos 100 últimos tweets, o Foller.me faz uma análise simples do desempenho das publicações, além de listar os profiles com interações frequentes. A plataforma também conta com uma nuvem de palavras-chave e uma lista de hashtags populares, sendo possível descobrir quantas vezes foram utilizadas pelo perfil.

Conheça o pacote de cursos online de Monitoramento, Etnografia em Mídias Sociais e Análise de Redes. Com professores referências no mercado e academia, a formação tem o objetivo de ensinar conceitos, ferramentas e técnicas detalhadas nas áreas pertinentes.

postrelacionados

Comentários

comments

Comentários (1)

Deixe um comentário