Novo Gephi é lançado

Para a felicidade de muitos, Gephi 0.9 é lançado com importantes mudanças.

Um dos mais esperados lançamentos para os analistas de redes aconteceu. Depois de longos e ansiosos meses de espera o Gephi 0.9 foi lançado com importantes excelentes modificações. Testamos e aprovamos!

Java 

Compatibilidade com o Java 8 e o Java 7 em todas as plataformas. (Sim, agora você deve conseguir rodar o Gephi no MAC sem problemas)

Desempenho

Todo o “core” do Gephi foi redesenhado e agora ele é leve, mas muito mais leve. Segundo o Blog do Gephi a nova versão reduziu de 40 a 100 vezes o tempo de processamento da CPU em algumas operações. Em relação a utilização da memória, a redução chega a 2x menos (pode cancelar aquela sua compra de mais 16gb =])

 

Comparação Gephi 0.8.2 Gephi 0.9 Melhora
Grafo simples 115MB 52MB 2.2X
Grafo com 5 colunas de atributos 186MB 55MB 3.4X

downloadgephi

Mudança na aba de aparência

A aba aparência agora ficou muito mais simples e intuitiva. A separação de “classificação/ranking” e partição mudou. A lógica agora é: alterar cores, alterar tamanhos (mudaram aquele diamante estranho), alterar cores dos textos e tamanho dos rótulos.

PARTICAOERANKING

 

 

 

 

 

A possibilidade antiga de ver um gráfico de pizza sumiu. No lugar ficou a seleção de partição, para suas variáveis qualitativas categóricas (lado esquerdo da imagem) ou de classificação/ranking, para suas variáveis quantitativas discretas/contínuas ou ordinais.

paleta

paleta2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A paleta de cores na seleção de partição está ótima. Acho que esse era um dos maiores problemas para os heavy users do Gephi. Antes, se você mudasse a seleção de qual atributo gostaria de particionar o gráfico, você perderia toda a sua seleção de cores.

Além de não perder a seleção, a briga para selecionar boas cores acabou (ou quase). Foi implementado um módulo de geração de paletas. Você vai poder escolher um tema e criar a quantidade de cores adequada para o seu grafo.

 

Suporte para multi-grafos

Agora é possível importar e criar grafos com relações diferentes.

Além disso, ficou muito mais fácil para importar múltiplos grafos. Agora basta selecionar vários arquivos e abrir!

Ainda tem várias boas mudanças. Selecionamos algumas das mais esperadas por aqui. Quem quiser conferir basta entrar no site do Gephi.

Aproveite e conheça o pacote de cursos online de Análise de Redes, Monitoramento e Etnografia em Mídias Sociais. Com professores referências no mercado e academia, a formação tem o objetivo de ensinar conceitos, ferramentas e técnicas detalhadas nas áreas pertinentes.

postrelacionados

Tags:  ,  

Comentários

comments

Deixe um comentário