Você conhece o Iramuteq? Veja funcionalidades e exemplos de uso

 


Neste post iremos apresentar a ferramenta Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), que é uma interface visual ancorada no software R para produzir análise de texto. Desenvolvido na língua francesa por Pierre Ratinaud em 2009, este software já conta com um amplo dicionário em diversas línguas, e, desde 2013, vem sendo utilizado no Brasil.

O grande trunfo da ferramenta é que ela é o primo “gratuito” do Alceste, que tinha como um dos seus principais métodos a Classificação Hierárquica Descendente (CHD) conforme o método descrito por Reinert (1987 e 1990). Funcionalidade que permite, de modo estatístico, analisar discursos, questionários de pesquisas e ajudar na interpretação textual, a partir da identificação do contexto, vocabulário, separação e especificidade de palavras, diferença entre autores, entre outras possibilidades, como a análise de gráficos, grafos, dendrograma e a nuvem de palavras.

Contexto: Identificar o assunto tratado no texto proposto;
Vocabulário: Interpretação lexical e identificação do vocabulário característico do autor e/ou texto proposto;
Separação e Especificidade de palavras: Possibilidade que permite visualizar a quantidade de vezes que uma palavra foi citada, além de permitir a “clusterização” de palavras;
Diferença entre autores: Quando a análise for por questionários de pesquisas ou textos com mais de um autor, é possível identificar opiniões e diferenças de vocabulários.
A aplicação de análise com a utilização do software, também pode ser realizada em textos com teor político, empreendedorismo, saúde e educação, da área de comunicação e marketing, alimentação, entre outros assuntos. Veja abaixo alguns exemplos:

1 – Cores da diversidade: uma análise da campanha Skolors no Facebook:

Este estudo foi produzido para analisar as interações do público na campanha Skolors promovida pela Skol nas mídias sociais. Com a criação de um banco de dados, a partir das interações em textos nas publicações da campanha, o Iramuteq foi utilizado para gerar gráficos e facilitar a análise das palavras e contexto dos comentários. Trabalho realizado por Kamylla Silva Rodrigues, Maria Karolina de Souza Silva, Luis Augusto de Carvalho Mendes e Patrícia Monteiro Cruz Mendes, estudantes de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB.


2 – Em 2016, Max Stabile, um dos nossos professores do Workshop de Iramuteq, realizou um estudo para analisar os discursos parlamentares na época da votação do Impeachment da então Presidente Dilma Rousseff. E, em caso recente, utilizou o mesmo método para fazer a comparação entre os discursos da votação referente à denúncia contra o atual Presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados:

Análise de Texto – Os discursos dos Deputados na sessão de votação do Impeachment

 

Economia deu o tom dos discursos de deputados que votaram a favor de Temer, revela estudo

3 – Análise crítica do debate presidencial das eleições de 2014:

Este trabalho acadêmico consiste na análise do debate dos candidatos à presidência do Brasil realizado pela Rede Globo de Televisão em 2014. Os dados transcritos foram disponibilizados pela própria emissora e o estudo foi produzido por Janaína da Silva Gonçalves Fernandes, Nitiren Queiroz Castro, Márcia Siqueira de Andrade e Marisa Irene Siqueira Castanho, que utilizaram o software para a “clusterização” das palavras e identificação dos vocabulários de cada candidato.

 

4 – A atuação da enfermagem no programa saúde na escola: o desafio do trabalho em rede:

Para avaliar os desafios enfrentados por enfermeiros do Programa Saúde na Escola (PSE), as acadêmicas Jucileia Ramos da Silva, Quezia Albuquerque Duarte da Silva, Valdenia Guimarães e Silva Menegon, realizaram uma entrevista com 10 enfermeiros de nove Unidades Básicas de Saúde de Caxias-MA. E com a transcrição do áudio do focus group junto a combinação de algumas funcionalidades do Iramuteq, os resultados foram obtidos a partir da identificação de palavras-chave, vocabulário dos entrevistados e similaridades entre as respostas.

 

5 – Educação para o Empreendedorismo:

Para analisar a educação do empreendedorismo nos cursos de graduação em administração nas universidades federais de Mato Grosso do Sul, os Mestres Roosiley dos Santos Souza, Amelia Silveira, e Hermani Magalhães Olivense do Carmo, desenvolveram um estudo baseado em entrevistas estruturadas e disseminadas entre os coordenadores e professores das universidades. A combinação das funcionalidades do software também foram utilizadas para as análises qualitativas das respostas.

Caso queira aprofundar seu conhecimento, deixamos aqui o link do Tutorial em PDF, o qual explica como baixar o software e os modos de utilização.

 

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