5 mapas que ajudam a proteger o meio ambiente

Neste post iremos mostrar cinco mapas criados para o auxílio a observação online das áreas em conservação, do meio ambiente e preservação animal. O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é um sistema computacional formado pela combinação de três tecnologias:  Sensoriamento Remoto: Satélites e Aerofotogrametria; GPS; Geoprocessamento: Produção de mapas, cartogramas, gráficos e sistematizações gerais.

Utilizado junto aos dados disponibilizados pelos setores ambientais, o SIG também é adaptado como ferramentas de visualização online para ajudar a monitorar o meio ambiente, os animais em extinção, terras indígenas, entre outras possibilidades. Vejamos alguns:

O mapa interativo divulgado pelo Governo do Estado de Minas Gerais em parceria com o Zoneamento Ecológico Econômico do Estado de Minas Gerais (ZEE-MG) possibilita observar as áreas de conservação, as áreas hídricas e até de reflorestamento, entre outras informações.

A interatividade deste mapa permite observá-lo como mapa físico, via satélite, como mapa híbrido ou por estrada. Também permite baixar os arquivos com as camadas de informação:

 

Produzido pelo Instituto Socioambiental – ISA (Instituto atuante nas causas indígenas), o mapa abaixo detalha as localizações das Terras e Tribos Indígenas no Brasil, identificando as demarcações legalizadas e em processo de legalização. Outra ferramenta de importante destaque neste mapa permite verificar as áreas amazônicas desmatadas nos 14 anos de análise.

 

A recém-lançada campanha #EuSouAmazônia em parceria do Google Earth, ONGs que atuam ativamente na Amazônia e com contribuição das Tribos Indígenas, como os Tembé, Paiter Suruí, e Yawanawá, ajudaram a criação do mapa abaixo.

Com este mapa em tecnologia 3D é possível conhecer as histórias das tribos indígenas brasileiras, analisar as áreas de conservação da Amazônia e observar as causas do desmatamento e trabalho ilegal que ainda ocorrem.

 

Voltado para a vida e preservação animal, o Portal MOL – MAP OF LIFE disponibiliza o mapa interativo de âmbito mundial com informações de espécies animais em extinção ou não, para a obtenção de informações gerais e/ou específicas, como quantidade de espécimes, ambiente, entre outras informações relevantes ao animal pesquisado.

 

A parceria de algumas Instituições como Kenya Wildlife Service, Save the Elephants, Google Earth Solidário gerou o mapeamento das comunidades de elefantes que estão em perigo de extinção devido a caça predatória e ilegal que também acontece em regiões do Continente Africano.

Com este mapa é possível explorar o habitat dos elefantes, fazer um safari virtual, conhecer as histórias e históricos deles e das áreas de conservação.

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário