Métricas para Comunicação Digital

25/10/2016

Standard: Métricas para Comunicação Digital

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Métricas para Comunicação Digital - São Paulo

Medir resultados de comunicação sempre foi algo pouco discutido no mercado publicitário e um território inexplorado pelos profissionais. Com o digital, ficou mais fácil medir um resultado, mas por ser algo novo e com imensas possibilidades, causa uma série de discussões que muitas vezes não fazem sentido. Exemplos: “meu concorrente tem mais fãs que eu”; “o vídeo tá com poucas visualizações”; “tenho poucas ou muitas visitas em meu site?”. Será que esses pensamentos fazem sentido para o que de fato queremos no digital? O curso ajudará a refletir sobre essas e outras questões.

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Objetivos do curso

Capacitar estudantes, profissionais de comunicação e pequenos empreendedores responsáveis por suas ações de comunicação a utilizarem métricas para medir resultados e otimizar estratégias de conteúdo e criação publicitária em websites e mídias sociais.

 

A quem se destina

 

Estudantes e profissionais de comunicação, publicidade, jornalismo e áreas correlatas que trabalhem ou queiram trabalhar com comunicação digital. Pequenos empreendedores que cuidam de sua comunicação digital.

 

A quem NÃO se destina

 

Profissionais sem nenhuma experiência prática ou teórica em serviços ou disciplinas de comunicação digital e mídias sociais.

 

Você vai sair do curso capaz de

 

  • Delimitar objetivos de comunicação;
  • Entender a lógica por trás das métricas e KPIs;
  • Compreender as principais métricas de web analytics;
  • Navegar e analisar dados no Google Analytics;
  • Usufruir o potencial das ferramentas das mídias sociais;
  • Medir resultados de publicações (videos, postagens) e engajamento.

 

O que você precisa para o curso

 

  • Notebook com Microsoft Excel

Parte 1

  • Lógica por trás das métricas (metodologia por trás das principais mídias sociais);
  • Conceitos e cases (cases contados por profissionais da F/Nazca, F.Biz, Wieden+Kennedy e Geofeedia);
  • Imersão em ferramentas (Facebook Insights, Youtube Analytics e Twitter Analytics);
  • Processamento e criação de base de dados;
  • Definição de indicadores de resultado;
  • Relatórios;
  • Trabalho de conclusão.

Parte 2

  • Ciclo de produção de inteligência;
  • Introdução ao Google Tag Manager;
  • Implementação do Google Analytics;
  • Métricas e configuração do Google Analytics;
  • Campanhas e Links Parametrizados;
  • Eventos e Metas;
  • Relatórios.
Max StabileMax Stabile – Diretor-executivo do IBPAD, Cientista Político com mestrado no Instituto de Ciência Política da UnB, pesquisador em Democracia Eletrônica do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da UnB (CEAM-UnB). Trabalha desde 2009 com pesquisas na área de avaliação e mensuração de comunicação, opinião pública e eleitoral. Foi coordenador do Instituto de pesquisa da FSB Comunicações e é atualmente o Diretor de Business Intelligence da Agência de Comunicação CasaDigital, atendendo clientes como Caixa, Econômica Federal e INCRA, e é professor dos programas de pós-graduação do CEUB e IESB em Brasília.

 

 

 

 

Siri

Júnior Siri – Supervisor de Inteligência na Leo Burnett Tailor Made, onde atende a Samsung. Formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes de Sergipe, possui7 anos de mercado digital, incluindo cases focados em social/web analytics em agências de grande know how digital: AD.Dialeto (Grupo Accenture), SapientNitro (Grupo Publicis) e F.Biz (Grupo WPP). Já atendeu marcas como Vivo, Claro, Johnson’s Baby, Sony, NET e Nutella. Tem experiência com análise de dados de web, social, search e display.

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