Blog do IBPAD

  • Turismo e Autenticidade: estudando o TripAdvisor com o IramuteQ

    O conceito de autenticidade é considerado essencial para as empresas de viagens e pela comunidade científica que estuda temas relacionados à roteiros de viagens e seus consumidores. Este conceito guia as escolhas e decisões dos viajantes que buscam destinos que os façam sentir-se em um lugar que represente a cultura local. Desta forma, a autenticidade é
  • 01 ano do nosso primeiro livro: impacto, distribuição, referência e próximos passos

    Em 21 de novembro de 2016 lançamos a versão digital do livro Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações, organizado por Tarcízio Silva e Max Stabile, com colaboração de 22 pesquisadores e profissionais. Parabenizamos a todos autores! Listamos abaixo algumas informações sobre impacto, distribuição e novas publicações: Leia resumos de alguns capítulos:  Campanhas
  • Análise de imagens e geolocalização para estudar cidades com o Instagram

    Os estudos recentes sobre análise de imagens tem trazido grandes descobertas para o campo da etnografia e comportamento digital. A partir de constatações de que, cada vez mais, as imagens são um formato utilizado para expressar-se nos meios digitais, os estudos que se baseiam na análise da imagem trazem interpretações interessantes para compreender dados além das
  • Manual de diversidade na publicidade: como abordar a representatividade em sua marca?

    O Manual DIV.A.S. Diversidade, Ação e Sensibilidade na Publicidade Brasileira foi desenvolvido para compreender melhores formas de tratar a representatividade de gordos(as), LGBT+, negros(as), idosos(as), indígenas e pessoas com deficiência na publicidade. Destinado aos profissionais de marketing, mídia, publicidade e comunicação, o manual foi produzido a partir de entrevistas, estudos científicos e dados estatísticos sobre o
  • Mineração de dados em mídias sociais para saúde pública

    O artigo ‘Social mining for public health monitoring and surveillance’ de Michael J. Paul  e colaboradores, faz um compilado de pesquisas recentes sobre a utilização da mineração de dados de mídias digitais para estudar a saúde pública.  Os autores descrevem os principais pontos do recente progresso na saúde pública relacionados aos métodos computacionais de linguagem e
  • Nova pesquisa sobre inteligência de mídias sociais no Brasil destaca o IBPAD

    A pesquisa "O Profissional de Inteligência de Mídias Sociais" no Brasil chegou a sua sétima edição, com recorde de respondentes: 434 profissionais participaram. Desenvolvida por Ana Claudia Zandavalle, a pesquisa levanta informações sobre uso de ferramentas, remuneração, tipos de cargo, nível de formação, referências profissionais e mais. Neste terceiro ano de atuação do IBPAD, ficamos
  • Conheça a ferramenta de análise do Google Autocomplete do @digitalmethods

    A função de "Autocompletar" do Google sugere buscas assim que o usuário começa a digitar palavras. As sugestões são baseadas no histórico de buscas, podendo representar padrões de buscas anteriores em diferentes países e culturas. Para aproveitar estes pontos de dados, o Digital Methods Initiative (DMI) desenvolveu uma ferramenta fácil e gratuita que permite extrair
  • Relatório analisa a convergência da extrema direita nas mídias sociais

    Nos últimos anos muito tem-se discutido sobre movimentos políticos, polarização entre direita e esquerda e assuntos relacionados ao pensamento extremista que toma cada vez mais lugar na mídia, redes sociais digitais e no discurso de políticos pelo mundo. A eleição de Donald Trump, no ano de 2016, que produz discursos ódio abertamente e manifestações como
  • Os Chatbots vão transformar a experiência digital?

    Em 2016, na F8, conferência anual realizada pela empresa Facebook, Mark Zuckerberg anunciou a possibilidade de o Messenger Platform permitir que as empresas construam Chatbots dentro da ferramenta. Tal revelação aprofundou as discussões sobre a utilização da Inteligência Artificial para melhorar o relacionamento entre as empresas e seus consumidores, principalmente para a solução de questões

OutrasInformações