Blog do IBPAD

  • Dados de Saúde – Quando mais se busca sobre gripe no ano?

    Neste post, você aprenderá a: Baixar dados do Google Trends com o R; Usar gráficos de séries temporais do pacote forecast para analisar a sazonalidade de uma série temporal; Converter uma série semanal em mensal; O que é Sazonalidade? No contexto de Séries Temporais, Sazonalidade se refere a um padrão fixo que se repete no mesmo
  • Aplicando arquétipos para pensar marcas

    Consumir não é só uma necessidade, mas também é o que nos constitui enquanto seres sociais, já que todo bem material expressa um significado é por meio dele que se estabelecem os grupos sociais. O cliente não busca apenas a qualidade, mas também a construção da sua imagem social, para consolidá-la, o consumidor procura por
  • Prophet vs forecast vs mafs: Qual o melhor pacote para séries temporais?

    Spoiler: Depende! Neste post, falaremos sobre: Os pacotes prophet, forecast e mafs, três pacotes para previsão de Séries temporais e o pacote cranlogs é para baixar os dados de downloads do CRAN.

        Prof. Sillas Gonzaga é professor do curso de Séries Temporais do IBPAD. Inscrições abertas em São Paulo.   Pacotes de previsão

  • Como obter dados de interesse público via Lei de Acesso à Informação?

    por Taís Oliveira* A Lei de Acesso à Informação (LAI) está em vigor no Brasil há cinco anos, podemos afirmar que a LAI é baseada em dois princípios básicos: o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o artigo 5º da Constituição Federal, ambos versam sobre a liberdade de expressão e sobre o direito
  • Micro-conversões: sucesso nas pequenas coisas do WebAnalytics

    Não é incomum criarmos Planos de Métricas tão complexos que não são acionáveis no cotidiano ou, para compreender reais resultados, é necessário um grande esforço de equipe. Essa lógica compreende  o sucesso digital enquanto um organograma complexo que não tem como ser medido um dia após o outro. Não vamos começar um papo auto-ajuda, mas
  • O que é Programação ou Linguagem em R?

    Quer conhecer ou ainda tem dúvidas sobre a programação em R? Leia abaixo algumas informações sobre este software e veja projetos desenvolvidos com ele. O R é uma linguagem e ambiente para análise estatística e produção de gráficos, um projeto GNU semelhante a linguagem S, foi desenvolvido pelos estatísticos Ross Ihaka e Robert Gentleman na década de
  • 10 Dicas para Estudar Social Media

    Existem muitas formas de estudar sobre Social Media. Pensando nisso, agrupamos 10 dicas para que você conheça e se aproxime desta área. Com estas dicas, você verá que não é um bicho de sete cabeças e que existem muitas oportunidades de aprendizado e crescimento te esperando. 1 - Leia sites e blogs com referências na área Há uma variedade de
  • O que a rede diz sobre Relações Públicas na América Latina?

    por Taís Oliveira* Hoje é Dia Interamericano das Relações Públicas, aproveitando a data quis fazer uma experimentação para tentar entender como se dão as movimentações em torno da profissão na América Latina, para tanto optei pela Análise de Redes Sociais a partir de páginas no Facebook. Para obter as páginas de referência pesquisei via Netvizz
  • Monitoramento em real-time para evento televisivo

    O Programa Teleton, em parceria com a emissora SBT, tem o objetivo de arrecadar doações para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e é realizado desde 1998 na TV aberta. Entretanto, desde 2009, utilizam também as mídias sociais para divulgação das ações e aproximação de pessoas engajadas na causa. O Estudo de Caso –
  • Análise de Dados: Carnaval 2017 nas ruas e nas redes

    Neste post apresentaremos o estudo Carnaval 2017 – Todos nas Ruas e nas Redes realizado pela The Aubergine Panda em parceria com a Stilingue, que teve o objetivo de destacar a relevância do evento em meio às mídias sociais e mostrar quais os termos e ações que mais engajaram na época. Entre os dias 25 a
  • Comparando engajamento nas mídias sociais com a mLabs

    Apresentamos neste post um estudo realizado, a partir da mensuração de engajamento no Facebook e no Instagram. O objetivo deste relatório é de criar insights de utilização destas duas mídias sociais, para que os profissionais da área melhorem as estratégias e resultados na utilização destas. No Facebook foram analisadas 26.236 páginas e mais de 3

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