Cursos de Análise de Dados para Relações Governamentais e Análise de Orçamento Público consolidam área de Política e Relações Governamentais do IBPAD

Após pesquisa de mercado para amadurecimento do escopo proposto, o IBPAD – Instituto Brasileiro de Política e Análise de Dados consolida seus dois cursos chave para profissionais e acadêmicos que trabalham com política institucional nacional.

Como carro de entrada, o curso de Análise de Dados para Relações Governamentais, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio, introduz e capacita os alunos na gestão de dados de relações governamentais, utilizando o Excel como software de análise. Com 14 horas de duração, ele trabalha desde a importação e modelagem de dados até a entrega de relatórios gerenciais e elaboração de dashboards de acompanhamento imediato de cenário, sempre utilizando o Excel como base. Ele é direcionado a profissionais sem experiência em gestão de dados que recebam demandas cotidianas de análise e processamento de dados brutos vinculados a relações governamentais, seja em dimensão legislativa, orçamento público ou até em questão de CRM.

A professora Jaqueline Buckstegge é responsável pela turma, graduada pela UnB e mestre em Ciência Política pela UFPR. É Gerente de Pesquisa do IBPAD e trabalha com foco em análise de dados dentro da comunicação, sociologia e política. Foi a responsável pelas pesquisas de delimitação de necessidades educacionais na área e desenhou o curso de Análise de Dados pensando em profissionais posicionados dentro do Governo, em Consultorias Privadas, Escritórios Internos e Organizações de 3º Setor.

A segunda edição do curso de Análise de Orçamento Público, com 16 horas, acontece nas manhãs dos dias 10, 14, 17 de junho e 1º de julho. Ele apresenta os principais aspectos do Orçamento Público e instrui os alunos em como analisa-los de forma eficiente para seu dia-a-dia de trabalho. Dentre os pontos abordados, instrui os alunos em como consultar determinadas despesas, acompanhar empenhos relacionados a emendas parlamentares, analisados gastos de forma agregada, identificar beneficiários de recursos públicos e montar séries históricas. O curso dirige-se a profissionais em diferentes níveis da carreira que trabalhem diretamente com análises de dados do orçamento público, seja em nível descritivo ou exploratório.

É encabeçado pelo professor Arthur Kronenberger, Cientista Político pela UnB, atual analista na Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados. Acompanha a execução orçamentária de diversos órgãos da Adm. Pública; no levantamento de informações relacionadas ao Orçamento Público; responsável pela publicação do periódico Orçamento da União em Foco e pelo desenvolvimento de sistema informatizado de acompanhamento da execução de emendas parlamentares e de convênios assinados pelo Governo Federal (Siconv-Emendas); e participa do processo de apreciação das leis orçamentárias no Congresso Nacional.

 

Mais informações:


Curso de Análise de Dados para Relações Governamentais

Quando: 20 e 21 de Maio de 2017, das 09h às 12h30 e 14h00 às 17h30.

Local: Faculdade Presbiteriana Mackenzie | SGAS 906, Conjunto A, Bloco 01, W5 Sul

Investimento: R$690,00

 


Curso de Análise de Orçamento Público

Quando: 10, 17, 24 de junho e 1º de julho, das 09h às 13h00.

Local: Faculdade Presbiteriana Mackenzie | SGAS 906, Conjunto A, Bloco 01, W5 Sul

Investimento: R$890,00

 

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário