Análise de Redes em Mídias Sociais – 1ª Edição

Módulos

Análise de Redes em Mídias Sociais - Módulo 1

Aulas

Análise de Redes em Mídias Sociais - Módulo 2

Aulas

Análise de Redes em Mídias Sociais - Módulo 3

Aulas

Análise de Redes em Mídias Sociais - Módulo 4

Aulas

Análise de Redes em Mídias Sociais - Módulo 5

Aulas

Análise de Redes em Mídias Sociais – 1ª Edição

O curso tem como objetivo capacitar os estudantes a coletar, processar, visualizar e interpretar redes baseadas em dados de mídias sociais: Twitter, Blogs, Instagram e Facebook. Com o apoio de ferramentas gratuitas e comerciais, os aprendizados serão ligados à sua transformação em informações acionáveis em relatórios de análise de opinião pública, influenciadores e clustering de público para estudos de marca e/ou política. O aluno aprenderá a operar também o software Gephi.

No primeiro módulo do curso, mergulharemos de cabeça nos conceitos, aplicações e histórico do pensamento sobre redes. Com uma base comum estabelecida, o módulo apresentará, também, algumas ferramentas introdutórias de visualização e coleta de dados em mídias sociais.

O segundo módulo do curso percorre as particularidades das redes nas mídias sociais mais utilizadas no Brasil: Facebook, Twitter, Instagram e blogs. Com cases e referências, o participante compreenderá como os dados em cada plataforma se transformam em grafos e que tipos de insights pode extrair.

No terceiro módulo, aprofundaremos o conhecimento prático em análise de redes por meio de tutoriais e exercícios com o Gephi, um dos principais softwares de redes do mundo.

No quarto módulo, seguiremos com a prática de redes com o Gephi e com reflexões sobre aplicações variadas, empregando o mapeamento de páginas no Facebook como apoio a estudo de segmentos, público e monitoramento.

No quinto módulo, percorremos ferramentas extras para a coleta e a análise de dados, além de levantar possibilidades de monetização e entregas com a análise de redes.

OutrasInformações