Análise de Redes para Mídias Sociais – Online

ARS-ON-TESTE

Análise de Redes para Mídias Sociais – Online

Online

Utilizada tanto por Cientistas de Dados quanto por pesquisadores qualitativos, a Análise de Redes é uma das técnicas mais sofisticadas da atualidade. Que tal aprendê-la, utilizando dados de Mídias Sociais? Colete dados, gere visualizações e grafos, calcule métricas, encontre influenciadores e comunidades com ferramentas como Gephi e Netlytic.

Compre com desconto na primeira semana. Primeiro módulo já disponível!

6x de R$108,17 sem juros no cartão de crédito

R$649,00

Inscrições: ABERTAS
Início: 12/06

Descrição do produto

 Você aprenderá a

Avaliação Prática

Você poderá ser avaliado de três formas distintas:

  • Um projeto completo de Análise de Redes – os melhores poderão ser publicados;
  • Um pré-projeto de pesquisa – TCC, Mestrado e/ou Doutorado – que utilize análise de redes; ou ainda
  • Uma versão inicial ou artigo para submissão em evento ou revista.

Diferenciais

  • Um curso em português adaptado à realidade brasileira
  • Professores com experiência profissional de mercado e de pesquisa científica
  • Referencial teórico de ponta
  • Exemplos e cases atualizados
  • Forte apelo técnico e prático para que você aprenda a operacionalizar o curso

Quando estará disponível

O primeiro módulo já está disponível. Os próximos módulos serão disponibilizados nas semanas seguintes até 10 de julho.

Retorno do seu investimento

Segundo a Pesquisa de Profissionais analistas de mídias sociais, profissionais que utilizam o Gephi e técnicas de análise de redes ganham até 63% a mais. Confira aqui.

Certificado

Você receberá um certificado de 24 horas do IBPAD  – Um centro independente de pesquisa e formação de analistas de dados e pesquisadores – reconhecido pelo mercado de trabalho

Quem deve fazer o curso:

  • Profissionais de BI e/ou Monitoramento de mídias Sociais que queiram operacionalizar uma técnica avançada e sofisticada na análise de Mídias Sociais
  • Pesquisadores Acadêmicos que queiram pesquisar Comunicação com dados de Mídias Sociais e queiram se iniciar no campo de Ciência de Redes e Complexidade
  • Profissionais responsáveis pelo planejamento e atuação de campanhas com influenciadores e/ou que precisam identificar de forma adequada públicos

Formato

O curso possui +130 lições e atividades em diversos formatos:

  • Vídeo-Aulas: vídeos exclusivos dos professores sobre os principais assuntos do curso.
  • Artigos Exclusivos: textos desenvolvidos pelos professores sob medida para o curso.
  • Leituras Orientadas: curadoria de publicações selecionadas para debate.
  • Tutoriais: guias de uso de ferramentas ou metodologias de análise.
  • Estudos de caso: exemplos de aplicação de análise para fins mercadológicos ou acadêmicos.
  • Quizzes: perguntas para revisão e fixação do conhecimento.

O que você precisa

  • Você vai precisar de um computador com acesso a banda larga e com os requisitos mínimos para a instalação do Gephi
  • Motivação para aprender e compromisso para assistir as aulas e realizar os exercícios
  • Ter interesse e conhecimento básico de Mídias Sociais
  • Participar e interagir com o curso

Módulo 01
No primeiro módulo do curso, vamos mergulhar de cabeça nos conceitos, aplicações e histórico do pensamento sobre redes. Com uma base comum estabelecida, o módulo já apresenta também algumas ferramentas introdutórias de visualização e coleta de dados em mídias sociais.

Módulo 02
O segundo módulo do curso percorre as particularidades das redes nas mídias sociais mais utilizadas no Brasil: Facebook, Twitter, Instagram e Blogs. Com cases e referências, o participante compreenderá como os dados em cada plataforma se transformam em grafos e que tipos de insights pode extrair.

Módulo 03
No terceiro módulo vamos aprofundar o conhecimento prático em análise de redes através de tutoriais e exercícios com o Gephi, um dos principais softwares de redes do mundo.

Módulo 04
No quarto módulo, seguimos com a prática de redes com o Gephi e reflexões sobre aplicações variadas, como o uso do mapeamento de páginas no Facebook como apoio a estudo de segmentos, público e monitoramento.

Módulo 05
No quinto módulo percorremos ferramentas extras para coleta e análise de dados, além de levantar possibilidades de monetização e entregas com a análise de redes.

Módulo 1

  • Vendo o mundo através das redes
  • Movie Galaxies
  • Pensamento sobre Redes – Histórico
  • Rede Dining Table (1/2)
  • Rede Dining Table (2/2)
  • Rede Organizacional
  • O Paradoxo dos Laços Fracos
  • O Oráculo de Bacon
  • Iniciação a Redes
  • Elementos das Redes – nós e laços
  • Redes no jornalismo
  • Panorama de Ferramentas
  • Ferramentas – Listagem
  • Exercício – Bluenod
  • Exercício – Flocker
  • Exercício – Onodo
  • Quiz

Módulo 2

  • Redes no Facebook
  • Rede de Páginas – Blogueiras Plus Size
  • Método de bola de neve no Facebook
  • Rede de amizades no Facebook – Lost Circles
  • Redes no Twitter
  • Redes no Twitter – #PrimeiroAssédio
  • Redes emergentes e associativas nas mídias sociais
  • Fazendo buscas no Twitter
  • Panorama da pesquisa em redes no Brasil
  • Tuitosfera australiana
  • Homofilia, Sentimento e Clusters
  • Tutorial Netlytic – cadastro
  • Netlytic – busca no Twitter
  • Abrindo arquivos .csv no Excel
  • Tutorial Netlytic – Text Analytics
  • Tutorial Netlytic – Network Analysis
  • Tutorial Nelytic – Relatório
  • Redes no Instagram
  • Tutorial Netlytic – Instagram
  • Folksonomia
  • Geolocalização x Hashtag x Usuários
  • Redes de Blogs
  • Mapeando a Web Inteira
  • Busca no Netlytic
  • Análise de Redes – Leitura
  • Quiz

Módulo 3

  • Aplicativo do GIARS
    Instalando o Gephi
  • Aumentando a memória do Gephi
  • Introdução ao Gephi 1 – Conceitos Básicos
  • Introdução ao Gephi 2 – Abas e Janelas móveis
  • Introdução ao Gephi 3 – Áreas de trabalho e seleção
  • Introdução ao Gephi 4 – Laboratório de Dados
  • Introdução ao Gephi 5 – Visualização
  • Abrindo arquivos 1 – Extensões e Formatos
  • Abrindo arquivos 2 – Arquivo simples
  • Abrindo arquivos 3 – Múltiplos arquivos
  • Redes das bancadas do senado
  • Layouts
  • Layouts 1 – Geométricos
  • Visualizando nós selecionados
  • Layouts 2.1 – OpenOrd
  • Layouts 2.2 – Force Atlas 2
  • Layouts 3 – Ajustes
  • Narrativas na rede
  • Rede de Seguidos – Contas Verificadas
  • Métricas das Redes – Nós
  • Métricas de nós na rede do Congresso
  • Calculando Métricas no Gephi – Parte 1
  • Métricas de Redes – Arestas e Rede Inteira
  • A falácia do 1 milhão de seguidores
  • Calculando Métricas no Gephi – Parte 2
  • 4 fundações: visibilidade, reputação, popularidade, autoridade
  • Quiz
  • Exercício – Calculando as métricas e rodando layouts básicos no Gephi

Módulo 4

  • Identificando Comunidades e Clusters
  • Caso – Zackary Karate Club
  • Beyond the Hashtags
  • Case – Hotel
  • Identificando Comunidades e Clusters no Gephi – Parte 1
  • Identificando Comunidades e Clusters no Gephi – Parte 2
  • Aplicando as métricas – Cores Parte 1
  • Aplicando as Métricas 2 – Cores
  • Paleta de Cores
  • Aplicando as métricas 3 – Tamanho dos nós
  • Visualização da Rede
  • Exportação da Rede
  • Tutorial – Exportação interativa
  • Tutorial – Netvizz
  • Rede de Curtidas de Páginas
  • Rede de Blogs – Limpeza de dados no Gephi
  • Redes de Facebook – Monitoramento
  • Pew Research + NodeXL
  • Polaridade nas Redes
  • “Só li post pró-Lula” – A ilusão da maioria nas redes sociais
  • Quiz
  • A sua primeira rede bonita

Módulo 5

  • Influência
  • Filtros no Gephi
  • Filtros no Gephi – Poucos Rótulos
  • Filtros no Gephi – Visualização
  • Leitura Orientada – Influência
  • Case – Opinião Pública
  • Case – Mapeamento de Blogs
  • Implicações de redes temáticas em blogs na Análise de Redes Sociais
  • Gestão de Riscos e Identificação de Crises
  • Robôs e fakes
  • Ecologia midiática
  • Ferramenta – NodeXL
  • Ferramenta – Uberlink
  • Como usar as Redes para avaliar o impacto de uma crise
  • Como Vender Análise de Redes?
  • Análise de Redes + Monitoramento de Mídias Sociais
  • Projeto Final de Análise
  • Recomendações de Prática
  • Guia de Estudos
  • Bibliografia

* Conteúdo sujeito a eventuais ajustes de pequeno impacto.

Receberei Certificado?

Sim, você receberá certificado de 16 horas de curso de extensão online. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra do curso. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco.

O certificado é reconhecido pelo MEC?

Nossos cursos online são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

O meu certificado vai ser reconhecido pelo mercado?

Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?

O curso online de Etnografia para Mídias Sociais foi feito após diversas turmas presenciais. Recebemos feedbacks, ajustamos exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.

Vou receber Nota Fiscal do curso?

Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.

Quero comprar um pacote de acesso ao curso para a minha empresa/instituição pública. É possível?

Sim, é possível e temos pacotes com preços especiais para empresas e instituições públicas. Entre em contato conosco.

Quais as credenciais dos professores?

Todos os cursos do IBPAD são desenvolvidos por professores com experiência prática e teórica e passam por curadoria final do Instituto. No curso de Análise de Redes em Mídias Sociais, as atividades foram desenvolvidas por: Max Stabile – mestre em Ciência Política, idealizador do IBPAD; Tarcízio Silva – mestre e doutorando em Comunicação, cofundador do IBPAD; e Marcelo Alves – mestre e doutorando em Comunicação (UFF), cofundador da Vértice Inteligência. Veja mais na página do curso.

Preciso ter experiência na área para aproveitar o curso?

Recomenda-se, para aproveitamento, corresponder ao menos uma das condições abaixo:

  • alguma experiência na área de comunicação ou pesquisa em mídias sociais
  • algum conhecimento em serviços de comunicação em mídias sociais
  • ter realizado algum outro curso do portfólio do IBPAD

Alternativamente, caso não preencha os requisitos acima, recomendamos a leitura de dois livros gratuitos para nivelamento: Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais (2012) e Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais (2016).

Quais são os tipos de aulas que compõem o curso?

  • Vídeos-aulas: aulas exclusivas em vídeos de 5min a 20min com os professores cobrindo os principais conceitos e técnicas do tema;
  • Artigos exclusivos: textos exclusivos desenvolvidos pelos professores sobre os temas abordados;
  • Leituras orientadas: indicação de leituras de textos completos ou trechos de artigos, dissertações e teses sobre o tema, acompanhados de perguntas para discussão;
  • Tutoriais: vídeos e textos detalhados com utilização de ferramentas de coleta e visualização de redes;
  • Quizzes: questionários de múltipla resposta para fixação do conhecimento.

Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia?

Não. Cada módulo é composto de 20 a 25 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo.

Preciso fazer todas as atividades na mesma semana que são lançadas?

Não. No início do curso, os módulos são disponibilizados semanalmente mas o aluno poderá fazer todas as atividades no seu tempo, com bastante elasticidade – 6 meses a partir da data de lançamento do curso.

Há avaliações, provas e notas?

Os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno marque como “Concluir Aula” todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes e exercícios. No caso do último, no momento de emissão do Certificado, a equipe confere a realização efetiva das atividades.

Quantas horas preciso dedicar por semana?

Recomenda-se dedicar cerca de 5 horas para cada módulo, mas o aluno pode espaçar suas atividades por todo o período de disponibilidade do curso (até 6 meses).

Quais as formas de pagamento disponíveis?

É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.

Há desconto para estudantes?

Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros) para estudantes de graduação ou pós-graduação (lato e strictu sensu) que possuam projetos de pesquisa relacionados à temática do curso. Antes de efetuar a compra, nos envie um email com projeto ou pré-projeto de pesquisa que emitimos um voucher com o desconto.

Há desconto para professores?

Sim. Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros). Antes de fazer a compra, entre em contato conosco se apresentando e dizendo em qual instituição leciona que nós enviaremos o voucher.

Por quanto tempo poderei acessar o curso?

O aluno poderá acessar o conteúdo do curso até 12 de dezembro de 2017.

O IBPAD também realiza cursos presenciais?

Sim, o IBPAD oferece periodicamente cursos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com a flutuação de demanda.

Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?

Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:

(61) 4042 2018 – Brasília

(11) 3042 0218 – São Paulo

(21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail [email protected]

professoresdo curso

  • Tarcizio Silva

    Diretor de Pesquisa em Comunicação no IBPAD. Mestre (UFBA) e doutorando (UMESP) em Comunicação. Professor convidado de especializações (Digicorp-USP, Unisinos, FBB etc) e pesquisador acadêmico com diversas publicações, incluindo a organização de livros como Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais e Mídias Sociais: Saberes e Representações. Experiência em agências digitais, ferramentas de monitoramento e pesquisa aplicada de inovação (Social Figures, Flagcx, Coworkers e outras).

  • Max Stabile

    Diretor-executivo do IBPAD, Cientista Político com mestrado no Instituto de Ciência Política da UnB. Prêmio Marcus Figueiredo de Jovens Pesquisadores em Opinião Pública (Wapor Latinoamérica). Experiências com pesquisas no setor privado (Caixa, CNI, ANP), setor público (Ministérios da Defesa, Turismo, Saúde, Esporte e Prefeituras Rio de Janeiro e Niterói) e em campanhas políticas.

  • Marcelo Alves

    Marcelo Alves é pesquisador do Laboratório de Mídia e Democracia, sócio-diretor da startup Vértice Inteligência e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Estuda comunicação política nas mídias sociais a partir de métodos digitais e análise de redes. Entre seus interesses de pesquisa estão: ecossistema da comunicação política, disseminação de informação, hibridismo organizacional, polarização, eleições e plataformização da web.

Alguns Depoimentos

Veja o que falaram desse curso

Cursos Relacionados

  • Etnografia em Mídias Sociais – Online

    3x de R$130,00 sem juros no cartão de crédito

    Sucesso em suas versões presenciais, o curso Etnografia em Mídias Sociais agora está disponível online. O curso é recomendado para profissionais interessados na compreensão dos comportamentos expressos online com a utilização de técnicas etnográficas.

    Início: Agosto

    Certificado exclusivo de 16 horas

    2017

Publicações Relacionadas

Ferramentas para Análise de Redes e Grafos em Mídias Sociais
Leia em nosso Blog
Análise de redes em mídias sociais: novos olhares, negócios e insights
Análise de redes em mídias sociais: novos olhares, negócios e insights
Leia em nosso Blog
Cursos de Análise de Redes em Mídias Sociais completam o calendário 2016 do IBPAD
Cursos de Análise de Redes em Mídias Sociais completam o calendário 2016 do IBPAD
Leia em nosso Blog
Como monitorar mídias sociais com a Netlytic
Como monitorar mídias sociais com a Netlytic
Leia mais
Relatório do BID sobre gênero na América Latina inclui colaboração do IBPAD
Relatório do BID sobre gênero na América Latina inclui colaboração do IBPAD
Leia em nosso Blog
Aprenda a instalar e a configurar o Gephi
Aprenda a instalar e a configurar o Gephi
Leia em nosso Blog

OutrasInformações