Monitoramento e Inteligência de Mídias Sociais – Online

Monitoramento e Inteligência de Mídias Sociais – Online

Online

Aprenda a  coletar, analisar, interpretar, visualizar e monetizar dados provenientes de plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Blogs e notícias. Já disponível, comece agora mesmo!

6x de R$108,17 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

R$649,00

Inscrições: ABERTAS
Início: Imediato

Descrição

Objetivos do curso

O curso de Monitoramento de Mídias Sociais capacita estudantes e profissionais de comunicação nas etapas de planejamento, análise e produção de relatórios de monitoramento de mídias sociais.

Formato

O curso possui +100 lições e atividades em diversos formatos:
  • Vídeo-Aulas: vídeos exclusivos dos professores sobre os principais assuntos do curso.
  • Artigos Exclusivos: textos desenvolvidos pelos professores sob medida para o curso.
  • Leituras Orientadas: curadoria de publicações selecionadas para debate.
  • Tutoriais: guias de uso de ferramentas ou metodologias de análise.
  • Quizzes: perguntas para revisão e fixação do conhecimento.

Carga horária

  • 20 horas

 A quem se destina

Estudantes e profissionais de Comunicação, Publicidade, Jornalismo e áreas correlatas de todos os níveis.

A quem NÃO se destina

Profissionais sem nenhuma experiência prática ou teórica em serviços ou disciplinas de comunicação digital e mídias sociais.

Você vai sair do curso capaz de

  • Planejar o monitoramento de keywords, canais, pessoas, locais e blogs em mídias sociais;
  • Sistematizar o passo a passo de um projeto de monitoramento de mídias sociais
  • Desenvolver propostas de serviços de monitoramento de mídias sociais para inteligência de mercado

O que você precisa para o curso

  • Computador e acesso a internet
  • Curiosidade e animação

Neste módulo, apresentamos: o que são as mídias sociais; seus principais conceitos e elementos; o que é o monitoramento de mídias sociais; criação de keywords; briefing para diferentes entregas e negócios. Ao final do módulo, o aluno será capaz de criar queries de busca e fazer briefings de projetos de monitoramento.

LISTA DE AULAS

  • Da Pesquisa ao Monitoramento
  • Monitoramento, Mensuração, Pesquisa, Inteligência de Mercado
  • Mídias Sociais: definição e dados
  • Histórico das Mídias Sociais
  • Perfis, conexões, conteúdos
  • Mercados são Conversações
  • O Mercado de Monitoramento
  • Monitoramento ou Métricas
  • Pesquisas sobre o mercado
  • Briefing, Objetivos e Demanda de Informação
  • Refazendo briefings de relatórios públicos
  • Objetivos do Monitoramento
  • Objetivos da Comunicação
  • Exemplos de relatórios com diferentes objetivos
  • Hierarquia das Necessidades de Maslow
  • Tipos de Busca no Monitoramento – parte 1
  • Criando Keywords de Busca
  • Operadores de Busca no Twitter
  • Exercício na Twitter Search
  • A importância da busca/análise exploratória
  • Quiz Módulo 1
  • Exercício de Briefing e Keywords

No segundo módulo avançaremos nos tipos de buscas e coleta; uso da ferramenta Netylic; como escolher ferramentas; como funciona a análise de sentimento e vantagens de análise manual ou automatizada. Ao final do módulo, o aluno será capaz de criar um documento de critérios para análise de sentimento.

LISTA DE AULAS

  • Tutorial Netlytic
  • Criando conta no Netlytic
  • Leitura orientada – artigo com Netlytic
  • Tipos de Busca no Monitoramento – parte 2
  • Busca Geolocalizada no Netlytic
  • Relatório de Geolocalização – exemplo
  • Reconhecimento de Imagem
  • Tipos de Ferramentas
  • Perfil do Profissional de Monitoramento
  • Escolhendo uma Ferramenta – parte 1
  • Escolhendo uma Ferramenta – parte 2
  • Ferramentas – Rankings
  • Análise de Sentimento
  • Tipos de Sentimento automático
  • Estudo – Sentimento Manual x Automático
  • Leitura Orientada – Análise de Sentimento
  • Quiz Módulo 2
  • Exercício – Critérios de Sentimento

O terceiro módulo avança na geração de inteligência: como pensar tags, categorias e temas de forma inteligente com quatro táticas diferentes; como construir regras para classificação e alertas; e tipos de análise. No final do módulo, o participante será capaz de produzir sua própria árvore de tags.

LISTA DE AULAS

  • Classificação: Táticas e Tags – parte 1
  • Classificação: Decomposição e Demanda
  • Classificação: Táticas e Tags – parte 2
  • Classificação: Descoberta e Implementação
  • Exemplo de Relatório – Emoções
  • Exemplo de Relatório – Personas
  • Regras
  • Tabela de exemplo de regras
  • Databrokers: GNIP e Datasift
  • Analisando – dos dados ao conhecimento
  • Pirâmide DIKW
  • Tipos de Análise
  • Espontaneidade no monitoramento de mídias sociais
  • Quiz – Módulo 3
  • Exercício – Árvore de Tags

Módulo Bônus – Scup. Aprenda a usar a ferramenta Scup Social para aplicar os aprendizados em monitoramento e inteligência de mídias sociais. Lançamento: 23/10.

Módulo Bônus – Stilingue. Aprenda a usar a ferramenta Stilingue para aplicar os aprendizados em monitoramento e inteligência de mídias sociais.

Módulo Bônus – mLabs. Aprenda a usar a ferramenta mLabs para aplicar os aprendizados em monitoramento e inteligência de mídias sociais.

No quarto módulo, o curso apresenta tipologia de relatórios, infográficos e tipos de entregas; material sobre estudo de conteúdo; segunda tela; clipagem; e relatórios diários.

LISTA DE AULAS

  • Métodos Digitais
  • Sete Camadas da Social Media Analytics
  • Correlação de palavras para analisar conversas
  • Text Analytics e Linguística de Corpus
  • Usando a Voyant Tools com Monitoramento
  • Tipos de Entregas e Relatórios
  • Tipologia e Exemplos de Relatórios
  • Relatórios x Infográficos
  • Repositório de Relatórios
  • Criando relatórios e alertas diários
  • Monitoramento por imagem
  • Monitoramento para otimização de conteúdo
  • Análise de monitoramento por horário
  • Clipping no Monitoramento
  • Quiz – Módulo 4
  • Exercício de Análise
  • Gerenciamento de Processos

O quinto módulo traz orientações sobre construção de relatórios de benchmarking; crises e retaliação do consumidor; otimização de conteúdo e eventos. Ao final, exercício de mapeamento de eventos.

LISTA DE AULAS

  • Tomada de Decisão no Monitoramento
  • Relatório de Benchmarking
  • Artigo sobre Benchmarking
  • Exemplo – relatório de benchmarking
  • Relatório de Evento
  • Artigo sobre monitoramento de Eventos
  • SAC
  • Leitura Orientada – SAC e Social CRM
  • Relatório de Crise
  • Criando indicadores de crise
  • Gerenciamento de Reputação
  • Monitoramento para Métricas
  • Quiz – Módulo 5
  • Exercício – Mapeamento e Gestão de Riscos

O último módulo traz conteúdo sobre SAC; uso de monitoramento para métricas e performance; influenciadores; estruturação de equipe; e crise. Por fim, o participante receberá orientações para a produção do trabalho final.

  • Monitoramento para Métricas
  • Escolhendo Métricas
  • Consciência de marca
  • Medindo Exposição de mídia
  • Mensuração de ROI
  • Configurando ferramenta para identificar influenciadores
  • Influenciadores – tipologias
  • Escolhendo gráficos e visualizações
  • Tutorial – Netvizz
  • Monitoramento e Análise de Redes
  • Job Description
  • Precificação
  • 100 Fontes de Monitoramento
  • Quiz – Módulo 6
  • Produção de Relatório

Módulo 1

  • Da Pesquisa ao Monitoramento
  • Monitoramento, Mensuração, Pesquisa, Inteligência de Mercado
  • Mídias Sociais: definição e dados
  • Histórico das Mídias Sociais
  • Perfis, conexões, conteúdos
  • Mercados são Conversações
  • O Mercado de Monitoramento
  • Monitoramento ou Métricas
  • Pesquisas sobre o mercado
  • Briefing, Objetivos e Demanda de Informação
  • Refazendo briefings de relatórios públicos
  • Objetivos do Monitoramento
  • Objetivos da Comunicação
  • Exemplos de relatórios com diferentes objetivos
  • Hierarquia das Necessidades de Maslow
  • Tipos de Busca no Monitoramento – parte 1
  • Criando Keywords de Busca
  • Operadores de Busca no Twitter
  • Exercício na Twitter Search
  • A importância da busca/análise exploratória
  • Quiz Módulo 1
  • Exercício de Briefing e Keywords

 

Módulo 2

  • Tutorial Netlytic
  • Criando conta no Netlytic
  • Leitura orientada – artigo com Netlytic
  • Tipos de Busca no Monitoramento – parte 2
  • Busca Geolocalizada no Netlytic
  • Relatório de Geolocalização – exemplo
  • Reconhecimento de Imagem
  • Tipos de Ferramentas
  • Perfil do Profissional de Monitoramento
  • Escolhendo uma Ferramenta – parte 1
  • Escolhendo uma Ferramenta – parte 2
  • Ferramentas – Rankings
  • Análise de Sentimento
  • Tipos de Sentimento automático
  • Estudo – Sentimento Manual x Automático
  • Leitura Orientada – Análise de Sentimento
  • Quiz Módulo 2
  • Exercício – Critérios de Sentimento

 

Módulo 3

  • Classificação: Táticas e Tags – parte 1
  • Leitura Orientada – Classificação
  • Classificação: Táticas e Tags – parte 2
  • Exemplo de Relatório – Emoções
  • Exemplo de Relatório – Personas
  • Regras
  • Tabela de exemplo de regras
  • Databrokers: GNIP e Datasift
  • Analisando – dos dados ao conhecimento
  • Pirâmide DIKW
  • Tipos de Análise
  • Espontaneidade no monitoramento de mídias sociais
  • Quiz – Módulo 3
  • Exercício – Árvore de Tags

 

Módulos – Ferramentas

Na quarta semana de curso disponibilizarmos 2 módulos especiais criados por ferramentas comerciais de monitoramento e inteligência de mídias sociais. Aprenda a usar as ferramentas exigidas pelo mercado!

 

Módulo 4

  • Métodos Digitais
  • Sete Camadas da Social Media Analytics
  • Correlação de palavras para analisar conversas
  • Text Analytics e Linguística de CorpusUsando
  • a Voyant Tools com Monitoramento
  • Tipos de Entregas e Relatórios
  • Tipologia e Exemplos de Relatórios
  • Relatórios x Infográficos
  • Repositório de Relatórios
  • Criando relatórios e alertas diários
  • Monitoramento por imagem
  • Monitoramento para otimização de conteúdo
  • Análise de monitoramento por horário
  • Clipping no Monitoramento
  • Quiz – Módulo 4
  • Exercício de Análise
  • Gerenciamento de Processos

 

Módulo 5

  • Tomada de Decisão no Monitoramento
  • Relatório de Benchmarking
  • Artigo sobre Benchmarking
  • Exemplo – relatório de benchmarking
  • Relatório de Evento
  • Artigo sobre monitoramento de Eventos
  • SAC
  • Leitura Orientada – SAC e Social CRM
  • Relatório de Crise
  • Criando indicadores de crise
  • Gerenciamento de Reputação
  • Monitoramento para Métricas
  • Quiz – Módulo 5
  • Exercício – Mapeamento e Gestão de Riscos

 

Módulo 6

  • Consciência de marca
  • Medindo Exposição de mídia
  • Mensuração de ROI através de monitoramento de Mídias Sociais
  • Ferramentas de Apoio e Exploração Inicial
  • Configurando ferramenta para identificar influenciadores
  • Influenciadores – tipologias
  • Escolhendo gráficos e visualizações
  • Tutorial – Netivzz
  • TAGS
  • Monitoramento e Análise de Redes
  • Tabela de Job Description
  • Tabela de Precificação
  • 100 Fontes de Monitoramento
  • Quiz – Módulo 6
  • Produção de Relatório

Receberei certificado?

Sim, você receberá certificado de 16 horas de curso de extensão online. O certificado é individual e terá o mesmo nome que você utilizou na compra do curso. Caso precise de um certificado impresso, entre em contato conosco.

O certificado é reconhecido pelo MEC?

Nossos cursos online são classificados como cursos livres de qualificação ou de atualização, ou seja, não são cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. Portanto, não precisam ser reconhecidos pelo MEC.

O meu certificado vai ser reconhecido pelo mercado?

Sim, o IBPAD é atualmente uma das principais referências no mercado de inteligência em Mídias Sociais.

Já fiz curso EAD em outro local e não gostei. Qual a diferença do curso de vocês?

O curso online de Monitoramento e Inteligência em Mídias Sociais foi feito após diversas turmas presenciais em cursos abertos e fechados. Além disto, o professor e curador do curso oferece formação na área desde 2010. Recebemos feedbacks, ajustamos exercícios, perguntas e exemplos ao longo do tempo. Nosso curso foi feito exclusivamente para a plataforma do IBPAD, ou seja, não compramos nem adquirimos de terceiros um curso já pronto de prateleira, como acontece em diversos lugares. Além disso, nos inspiramos nas melhores e mais reconhecidas plataformas de cursos online, como a Future Learn e a Coursera.

Posso dividir o curso com mais outras pessoas?

Não. O curso é para apenas para uso exclusivo para quem o comprou. O IBPAD se resguarda na possibilidade de retirar o acesso de quem eventualmente estiver utilizando com outros usuários. Caso esteja precisando de descontos, veja nossa política de descontos ou entre em contato conosco.

Vou receber Nota Fiscal do curso?

Sim, você receberá em um prazo de até 10 dias úteis a Nota Fiscal eletrônica do curso com os dados de preenchimento no ato da compra.

Quero comprar um pacote de acesso ao curso para a minha empresa/instituição pública. É possível?

Sim, é possível e temos pacotes com preços especiais para empresas e instituições públicas. Entre em contato conosco.

Preciso ter experiência na área para aproveitar o curso?

Não. Este curso pode ser melhor aproveitado por estudantes e profissionais das áreas de Comunicação, Marketing, Administração, Ciências Sociais e correlatas, mas não exige experiência ou formação específica anterior.

Quais são os tipos de aulas que compõem o curso?

  • Vídeos-aulas: aulas exclusivas em vídeos de 5min a 20min com os professores cobrindo os principais conceitos e técnicas do tema;
  • Artigos exclusivos: textos exclusivos desenvolvidos pelos professores sobre os temas abordados;
  • Leituras orientadas: indicação de leituras de textos completos ou trechos de artigos, dissertações e teses sobre o tema, acompanhados de perguntas para discussão;
  • Tutoriais: vídeos e textos detalhados com utilização de ferramentas de coleta e visualização de redes;
  • Quizzes: questionários de múltipla resposta para fixação do conhecimento;
  • Exercícios: produção de materiais como briefings, planejamento ou relatórios, com instruções e exemplos.

Preciso fazer as atividades de cada módulo no mesmo dia ou semana?

Não. Cada módulo é composto de 8 a 20 atividades de pequena duração e o aluno pode fazer cada uma aos poucos, se preferir. No ônibus, metrô, intervalo de almoço, fim-de-semana… O aluno faz seu próprio cronograma de estudo e terá bastante tempo depois de liberados todos os módulos.

Há notas, avaliações ou provas?

Sim. Mas os cursos online são baseados em confiança mútua entre instituição e estudante. É preciso que o aluno marque como “Concluir Aula” todas as atividades para aprovação, incluindo os quizzes, exercícios (com avaliação automatizada) e trabalhos (com avaliação e feedback dos professores) – estes últimos são avaliados.

Quais as formas de pagamento?

É possível pagar o curso através de cartões de crédito, boleto online ou transferência bancária.

Há descontos para estudantes?

Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros) para estudantes de graduação ou pós-graduação (lato e strictu sensu) que possuam projetos de pesquisa relacionados à temática do curso. Antes de efetuar a compra, nos envie um email com projeto ou pré-projeto de pesquisa que emitimos um voucher com o desconto.

Há descontos para professores?

Sim. Oferecemos desconto de 30% (não cumulativo com outros). Antes de fazer a compra, entre em contato conosco se apresentando e dizendo em qual instituição leciona que nós enviaremos o voucher.

Por quanto tempo poderei acessar o curso?

O curso poderá ser acessado em até 4 meses desde seu lançamento, até 2 de fevereiro.

Não estou conseguindo me inscrever. Como consigo ajuda?

Pedimos desculpa pelo incômodo e pedimos que entre em contato com nossa equipe a partir dos telefones:

(61) 4042 2018 – Brasília

(11) 3042 0218 – São Paulo

(21) 3942 2018 – Rio de Janeiro
Além disso, você pode entrar em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@ibpad.com.br

professoresdo curso

  • Pedro Meirelles

    Analista de Pequisa Jr. no Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados. Graduando do curso de Estudos de Mídia na Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve atualmente o trabalho de conclusão de curso sobre a identidade nordestina nos sites de redes sociais. Já trabalhou na E.life, onde atendeu o portfólio da The Coca-Cola Company, atuando

  • Wesley Muniz

    Gerente de Business Intelligence no Bradesco. Publicitário atuando na área de digital há 7 anos, já tendo passado por grandes agências como We Are Social, Cubocc e ID/TBWA.

  • Tarcizio Silva

    Diretor de Pesquisa em Comunicação no IBPAD. Mestre (UFBA) e doutorando (UMESP) em Comunicação. Professor convidado de especializações (Digicorp-USP, Unisinos, FBB etc) e pesquisador acadêmico com diversas publicações, incluindo a organização de livros como Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais e Mídias Sociais: Saberes e Representações. Experiência em agências digitais, ferramentas de monitoramento e pesquisa aplicada de inovação (Social Figures, Flagcx, Coworkers e outras).

Alguns Depoimentos

Veja o que falaram desse curso

Cursos Relacionados

  • Etnografia em Mídias Sociais – Online

    3x de R$96,67 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

    Sucesso em suas versões presenciais, o curso Etnografia em Mídias Sociais agora está disponível online. O curso é recomendado para profissionais interessados na compreensão dos comportamentos expressos online com a utilização de técnicas etnográficas.

    Início: 11 de Dezembro

    Certificado exclusivo de 16 horas

    Imediato
    Promoção!
  • Análise de Redes para Mídias Sociais – Online

    6x de R$108,17 sem juros no cartão de crédito via Pagseguro

    Utilizada tanto por Cientistas de Dados quanto por pesquisadores qualitativos, a Análise de Redes é uma das técnicas mais sofisticadas da atualidade. Que tal aprendê-la, utilizando dados de Mídias Sociais? Colete dados, gere visualizações e grafos, calcule métricas, encontre influenciadores e comunidades com ferramentas como Gephi e Netlytic. Curso já disponível: comece agora mesmo!

    Imediato

Publicações Relacionadas

Monitoramento de Mídias Sociais para baixo orçamento
Monitoramento de Mídias Sociais para baixo orçamento
Leia em nosso Blog
Como superar as limitações das coletas de dados nas mídias sociais?
Como superar as limitações das coletas de dados nas mídias sociais?
Leia em nosso Blog
Comparando engajamento nas mídias sociais com a mLabs
Comparando engajamento nas mídias sociais com a mLabs
Leia em nosso Blog
Capturando dados do Twitter com R
Capturando dados do Twitter com R
Leia mais
O que a Análise de Redes e Grafos pode nos revelar?
O que a Análise de Redes e Grafos pode nos revelar?
Leia em nosso Blog
Monitoramento e relacionamento: uma dupla dinâmica
Monitoramento e relacionamento: uma dupla dinâmica
Leia em nosso Blog

OutrasInformações