Blog do IBPAD

  • NUDGES NA PUBLICIDADE: Aplicando insights da psicologia ao comportamento do consumidor

    Jonathan Jones Doutorando em Ciências do Comportamento, mestre em Psicologia Social, comunicólogo e publicitário. Pesquisador no Influência (www.influencia.unb.br) Marcas crescem utilizando princípios que as ciências comportamentais têm mapeado e desmistificado. Este conhecimento valioso, entretanto, está tradicionalmente restrito a acadêmicos e periódicos científicos que a maioria dos profissionais desconhece. Com efeito, estudos conduzidos por nossa própria
  • Participação política no mundo corporativo

    Texto por Juliana Silva* As novas mídias mudaram a forma de comunicação e relacionamento da sociedade em todos os âmbitos (pessoais, sociais, empresariais, governamentais, diplomáticos, etc). Isso porque as redes conectadas permitem o acesso rápido à informação, rompendo barreiras físicas e temporais, como é descrito por Pierre Lévy em “O que é virtual?”. Na década

  • As pesquisas eleitorais erram tanto assim?

    Texto por Cristina Graciele Cardoso As pesquisas eleitorais foram uma das grandes responsáveis pela minha escolha profissional. No começo da adolescência acompanhava os gráficos nos jornais e achava sensacional como eles conseguiam saber a opinião dos brasileiros. Fui cursar Estatística, e sou muito feliz com esta escolha. Somando a minha formação com o fato de
  • Da fofoca à pós-verdade: estudando boatos e comportamentos negacionistas nas mídias sociais

    *Por Wesley Muniz Um dos capítulos do novo livro Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais da Editora IBPAD foi escrito pelo professor, do curso Monitoramento, Métricas e Análise de Mídias Sociais, Wesley Muniz. O estudo foi baseado na disseminação de boatos e fofocas como fonte de influência nas mídias sociais, assim como na reputação das empresas,
  • Análise de dados visuais no Instagram: Perspectivas e aplicações

    *Por Ana Cláudia Zandavalle A Editora IBPAD lançou um novo livro: Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. A publicação reúne uma coletânea de publicações de professores, colaboradores e estudantes de atividades do Instituto. São 20 capítulos com reflexões, aplicações e instruções sobre métodos de pesquisa em mídias sociais, incluindo análise textual em rede, etnografia
  • Como são feitos os questionários eleitorais

    Pesquisas eleitorais sérias, feitas por empresas e profissionais responsáveis diferem entre si? Mas por quais motivos? Diversos. Nos últimos anos, a cobertura midiática em relação às pesquisas eleitorais está se tornando cada vez mais profissional, o que é muito bom. Enquanto isso, a academia e alguns veículos estão se debruçando para tentar entender razões e
  • Vizinhança e internet

    *Por Fabiana Botton O novo livro da Editora IBPAD “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais” reúne 20 reflexões, aplicações e instruções sobre métodos de pesquisa em mídias sociais, incluindo análise textual em rede, etnografia digital, cartografia de controvérsias, mineração e raspagem de dados. A publicação reúne uma coletânea de publicações de professores, colaboradores e
  • Métodos para identificação e características de influenciadores em mídias sociais

    *Por Gabriel Ishida Um dos capítulos do novo livro da Editora IBPAD “Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais” foi escrito pelo professor e consultor de Analytics e Influencer Marketing, Gabriel Ishida. Seu estudo foi realizado para identificar características e métodos para medir o impacto de influenciadores nas redes sociais, como o alcance e seu
  • Como acompanhar as pesquisas eleitorais

    Estamos sendo bombardeados diariamente sobre a corrida eleitoral. Temos pelo menos quatro pesquisas tradicionais que são divulgadas nacionalmente e que movimentam todos os analistas políticos (de facebook ou não) em nossas redes. Mas, como achar todas as pesquisas e conseguir compará-las? Separei aqui nesse post algumas dicas para facilitar a vida de analista político Dica 1 -
  • ILÊ ASÉ INTERNET – Candomblecistas no Ciberespaço

    *Por Kelvin Alves Já fez download do novo livro? A Editora IBPAD lançou mais uma publicação: Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. Com um rico conteúdo sobre métodos de pesquisa em mídias sociais, incluindo análise textual em rede, etnografia digital, cartografia de controvérsias, mineração e raspagem de dados. E um dos capítulos foi escrito

OutrasInformações