Blog do IBPAD

  • Aprenda a instalar o R e o R Studio

    Em breve lançaremos nosso livro Ciência de Dados com R - Introdução, que é o primeiro de uma série que abordará diversos aspectos da área e consolida o que nossos professores vieram ensinando em nosso curso introdutório de R nos últimos anos. Para você iniciar seus estudos, fizemos um breve tutorial de instalação do R:
  • Encontro da ABCiber discutirá sobre Fake News e Algoritmos

    Nos dias 13 e 14 de junho acontecerá no Labcom-UFMA o primeiro Encontro Norte-Nordeste da Associação Brasileira de Pesquisadores de Cibercultura, a ABCiber. Tarcízio Silva, Diretor de Pesquisa do IBPAD, é um dos palestrantes confirmados no evento e fará parte da mesa "Fake News – Algoritmos e Humanos Conspirando Contra a Verdade dos fatos?" ao lado de Carlos Franciscato
  • Consumo em Foco: o papel do monitoramento e pesquisas em mídias sociais

    No dia 29 de maio de 2018, centenas de alunos dos cursos de Marketing, Comunicação Social, Administração e Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos se reuniram no Auditório Sylvia Bisaggio para 3ª edição do Simpósio Regional Consumo em Foco, realizado pelo centro universitário UNISUAM, no Rio de Janeiro. Com organização da Prof.ª Dr.ª Patrícia
  • Senado discute sobre ‘fake news’ e o impacto das mídias sociais no legislativo

    Durante o dia 24 de maio aconteceu o seminário: O Legislativo e as mídias sociais — desafios e oportunidades de comunicação. Este evento no Senado reuniu autoridades e especialistas da área de inteligência política que falaram sobre fake news, monitoramento em mídias digitais e questões relacionadas à regulação dos conteúdos das mídias sociais. Max Stabile (Diretor do IBPAD) e Amaro Grassi (Fundação Getúlio Vargas), apresentaram o
  • As Facetas do [DATA]: Big, Fake e Eleições 2018

    "As Facetas do [DATA]: Big, Fake e Eleições 2018" foi o tema que a Jaqueline Buckstegge (Sócia e Gerente do IBPAD) apresentou e discutiu no evento Fortaleza Digital, que levantou tendências e oportunidades na área do Marketing. Este evento reuniu também nomes como Gabriel Ishida, especialista em Influenciadores; Alexandre Inagaki, que falou sobre Gerenciamento de Crise em Redes Sociais; Renata Arcoverde, que apresentou o

OutrasInformações