Blog do IBPAD

  • Live IBPAD | Usando dados para ganhar eleições: Estratégia de dados para campanhas eleitorais

    Na nossa próxima live vamos abordar como a transformação digital mudou a forma de elaborar campanhas eleitorais e como os profissionais podem se adequar para construírem estratégias em meio ao isolamento social visando o engajamento entre candidatos e eleitores. Nossas convidadas, que possuem experiências de sucesso nas eleições de 2018, vão trazer cases e muitos
  • O Google sabe como você se move e onde esteve

    Desde abril de 2020 o Google divulga o relatório de mobilidade. A iniciativa fornece informações sobre as mudanças no deslocamento de comunidades durante a pandemia do novo coronavírus. Na prática, é possível saber, por exemplo, se o movimento nas farmácias de São Paulo diminuiu mais do que nas do Distrito Federal. A base de dados
  • Cartografia, cidadãos e cientistas: aliados contra a pandemia

    Pelo Professor Antônio Caldas do curso Produção de Cartografias e Análise de Mapas Online Governos, universidades públicas e cidadãos estudam e colaboram com mapeamentos de “controle da mobilidade” em metrópoles - Em três meses, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná são exemplos de erros, acertos e melhorias. Desde abril de 2020, a Covid-19 passou a
  • Redes Sociais podem ajudar a prever o resultado de eleições?

    Nesta última sexta-feira (05/6), o IBPAD promoveu uma conversa entre a pesquisadora Débora Zanini, professora do IBPAD e gerente de inteligência de dados da FCB, e o pesquisador Sérgio Denicoli, CEO da AP Exata, sobre as diversas possibilidades de monitoramento de redes sociais e que resultados elas podem trazer. Para Denicoli, as redes sociais são
  • Monitorar a tristeza nas redes sociais pode ajudar a salvar vidas?

    A partir de um olhar mais cuidadoso em diferentes redes sociais é possível identificar inúmeras tendências da política, do entretenimento ou do mercado. Mas seria possível identificar tendências negativas na saúde mental dos usuários através de suas publicações? Segundo o CEO da AP Exata, Sérgio Denicoli, não só é possível mas isso também pode ajudar
  • Por que as pesquisas eleitorais “erram” tanto?

    Não é raro observar pesquisas eleitorais que colheram seus dados em períodos semelhantes chegarem a resultados diferentes. Há também casos, ainda que não tão comuns, em que as pesquisas eleitorais apresentam tendência de vitória para o candidato A  e o resultado das urnas dá vitória para o candidato B. Nestes casos, os institutos chegam a
  • O que é e como é feito random-digit dialing (RDD)?

    O random-digit dialing (RDD) é uma forma de amostragem probabilística utilizada em pesquisas telefônicas e que seleciona os entrevistados a partir de uma “discagem de dígitos aleatórios”. A aplicação do método significou um avanço na qualidade dos resultados das pesquisas telefônicas. As pesquisas telefônicas no Brasil, inicialmente, era vistas desconfiança. A abordagem apresentava dois problemas básicos:

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