6 análises do Futebol dentro e fora de campo

Aproveitando a Copa do Mundo, é importante destacar a funcionalidade da análise e boa visualização dos dados disponíveis para encontrar insights e respostas para questionamentos como:

  • Existe um momento ideal para marcar um gol?
  • Qual o desempenho de cada seleção? e de cada jogador?

Todos os jogadores possuem dados que devem ser utilizados para montar os treinos, substituir ou mantê-los em campo. Essas informações permitem quantificar os indicadores, analisar o futebol de forma coletiva e individual, identificar padrões de comportamentos nas equipes adversárias e ajudar na tomada de decisão.

Dessa forma, veja abaixo 5 estudos interessantes que foram realizados usando dados sobre futebol:

1. Indicadores de desempenho
O FiveThirtyEight é um site que disponibiliza datasets abertos sobre notícias e esportes. Lá você pode encontrar dados que vão da Fifa, política, até sobre os Vingadores da Marvel.
O primeiro estudo mostra as Previsões para o ganhador da Copa do Mundo de 2018, utilizando um indicador chamado Soccer Power Index (SPI) que classifica e mede as chances de cada equipe avançar na disputa.

2. Comparativo entre jogadores
O próximo estudo também é do site FiveThirtyEight, porém ele compara como cada atleta jogou em todos os campeonatos mundiais masculinos de 1966 a 2018, gerando impressões digitais estatísticas de 5.892 apresentações da Copa do Mundo. Dessa forma, apresenta outros jogadores que tiveram desempenhos similares.

3. Mapas de calor
O mapa de calor é uma técnica atual, utilizada para avaliar o desempenho dos jogadores depois de uma partida. Indica a região do campo em que o jogador mais esteve presente, como ele se movimentou em campo e consegue enxergar com clareza onde precisa corrigir os erros e melhorar sua performance.
Utilizando esses dados, o site Squawka fez a leitura do posicionamento dos jogadores da Seleção durante a partida entre Brasil e Alemanha na copa de 2014, o famigerado 7×1.

4. Números, mapas de calor e pranchetas completas
Seguindo a técnica utilizada anteriormente, o site Goal tem divulgado o desempenho dos atletas após as partidas da Copa do Mundo de 2018. É utilizado indicadores de avaliação para determinar, de forma coletiva e individual, como foi a performance durante o jogo.

5. Copa de dados
A Folha tem utilizado os dados para mapear o desempenho e a representatividade dos continentes no torneio. O intuito é priorizar números e informações de fora do campo para criar uma situação hipotética onde a copa fosse definida por outros critérios que não o desempenho desportivo, como população, área, Índice de Desenvolvimento Humano e PIB.

6. Os melhores do mundo ao longo do tempo
Thiago Barone, aluno do IBPAD, publicou um estudo muito interessante que analisa as indicações para o título de melhor jogador do mundo, analisando todos os ranqueados pelas votações da FIFA. De forma quantitativa, foi comparado os países que mais nomearam anualmente e as posições dos atletas. Vem descobrir as tendências e se impressionar com as estatísticas!

Já falamos aqui, mas a Ciência de Dados é onipresente nos dias hoje. Compreender algumas funcionalidades, exemplos de estudos realizados e a implicância dessas análises, não só no futebol, mas no mercado de trabalho é um verdadeiro diferencial competitivo. Uma das formas de se qualificar ainda mais é estudando sobre Estatística e Visualização de Dados. Inicie seus estudos com a gente!

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário