Equipe apresenta pôsters no XI Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política

Nos dias 31 de julho a 03 de agosto, foi realizado o XI Encontro da ABCP – Associação Brasileira de Ciência Política, um evento de âmbito nacional que contou com uma programação intensa sobre Democracia e Representação. A ABCP é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo o intercâmbio de ideias, o debate de problemas, a manutenção de elevado padrão de ética profissional, e a defesa dos interesses comuns da área.

Entre a programação, as nossas estagiárias Daniela Teles e Aryanna Dias apresentaram pôsters sobre ‘Análise Longitudinal de Redes sobre Reforma da Previdência no Twitter’ e a ‘A Intensificação da Extrema Direita no debate online’, esse que também contou com a co-autoria da nossa, também, estagiária Larissa Souza.

O primeiro trabalho prioriza compreender as discussões sobre a proposta da Reforma da Previdência. Assim como, identificar as mudanças nas conversas ao longo do período e com qual velocidade essas alterações afetaram o ciclo de tomada de decisão no cenário político acerca da proposta da PEC 287/2016.

O segundo estudo analisa as interações entre usuários que compartilham opiniões mais conservadoras, que assumem um discurso favorável à intervenção das Forças Armadas nos Poderes da República Brasileira e que utilizam o Twitter como plataforma de veiculação. Como também, buscar os principais influenciadores dos respectivos grupos e como eles estão posicionados.

Os estudos realizados foram produzidos através da análise de redes e são resultados de parte das atividades realizadas pela Larissa Souza, Aryanna Dias e Daniela Teles no IBPAD.
Aprenda também a coletar dados, gerar visualizações e grafos, calcular métricas e encontrar influenciadores com ferramentas como Gephi e Netlytic com o curso Análise de Redes em Mídias Sociais e Linguagem R.

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário