A Editora IBPAD acabou de lançar mais um novo livro que introduz a Ciência de Dados com R, totalmente gratuito e online, também está disponível para download. Ele traz o conteúdo básico para quem tem interesse em conhecer melhor sobre a linguagem, mas também para profissionais que já possuem certo conhecimento do programa.
O IBPAD quer ajudar você a crescer e se qualificar ainda mais, e com o livro você poderá começar sua trajetória na linguagem R, usada por cientistas de dados em todo o mundo.
Faça o download, inicie seus estudos e entenda mais sobre os conceitos e comandos para coleta, leitura, manipulação e visualização de dados.

cdr livro 1

E para quem não tem tanta familiaridade, o R é uma linguagem de programação estatística, além de possuir funções que facilitam sua utilização, desde a criação de simples rotinas até análises de dados complexas, com visualizações bem definidas.

O livro foi produzido por professores do IBPAD:
PAULO OLIVEIRA
Graduado e mestre em economia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é analista de comércio exterior no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, exercendo atividades relacionadas à análise de dados na Coordenação-Geral de Estatística na Secretaria de Comércio Exterior. Utiliza R há mais de 4 anos, tendo interesse em econometria, aprendizado de máquina e visualização de dados.
SAULO GUERRA
Graduado em Ciência da Computação pela UnB, com especialidade em Governança de TI (Unieuro). Atualmente é coordenador de produção estatística na Secretaria de Comércio Exterior. Mais de 10 anos de experiência com bancos de dados e desenvolvimento de softwares. Trabalha diariamente com R e análise de dados há mais de 3 anos.
ROBERT MCDONNELL
Pesquisador e Cientista de Dados, doutorado em Relações Internacionais pela USP. Especialista em R, Visualização de Dados e estatística Bayesiana.