Como começar a usar a linguagem R (para quem já faz análises no Excel ou SPSS)

O R é uma linguagem gratuita de programação e ambiente para análise estatística. Ao contrário do SPSS ou Excel, não é necessário pagar uma licença para fazer análises. É um software gratuito e funciona em Linux, Windows e MacOS sem dificuldades de instalação.

No entanto, para quem quer migrar de análises no SPSS para o R pode ser intimidador começar a escrever códigos direto no console (aquela tela, geralmente preta, que faz a gente sentir que a profissão hacker é logo ali).

Nestes casos, a interface Rcommander (Rcmdr) pode ajudar. Apesar de não ter todas as opções de análise do SPSS, o sistema é bastante intuitivo e por vezes parecido. O objetivo é oferecer menus amigáveis para não especialistas na linguagem R.

Um dos benefícios é que ao usar o Rcmdr você está sempre em contato com o código utilizado para gerar as análises e gráficos solicitados, o que ajuda no aprendizado para quem quer começar a escrever os próprios códigos. Para quem não quer aprender a programar em R, o benefício é estar usando uma linguagem e interface gratuita, livre e bem aceita pelo mercado e acadêmia.

É possível fazer testes de correlação, normalidade, ANOVA, Wilcoxon, Barlett, Levene, regressão linear, fatorial, clusterização com k-means, entre outras análises. 

Para exemplificar os gráficos carregamos uma base de dados padrão de um pacote do R. Inclusive, para começar a testar a interface, a opção de usar bases pré-tabuladas é uma ótima maneira de explorar. A visualização gráfica não é a mais bonita, mas é suficiente para fazer análises.

Como começar a usar o Rcommander?

A sugestão é fazer a instalação do R, Rstudio e então da interface. Este não é o único caminho para instalar, mas é interessante passar pelo Rstudio.

Para não ter nenhum erro, faça as instalações na ordem: primeiro o R, depois Rstudio. Com os dois programas instalados, abra o Rstudio e siga as instruções do vídeo abaixo. 

 

Se ao tentar abrir o Rcmdr após seguir o passo a passo do vídeo ainda encontrar algum erro, não se preocupe. O próprio pacote apresenta a solução, que em geral é a falta de algum outro pacote. Clique nas opções que dão prosseguimento a instalação. 

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário