Os Rankings das Linguagens de Programação

No dia 18 de julho, a revista Spectrum lançou o ranking para 2017 das linguagens mais populares de programação. No primeiro lugar, tem Python, seguido por três variações de C e Java. No sexto lugar, temos o R.

Por que isso é muito impressionante para R? Porque R é uma linguagem 100% dedicada à análise de dados. Para ter uma linguagem assim dentro do Top 10 mostra o grande crescimento de Data Science. Também, outras linguagens associadas com a análise de dados estão no Top 50, como Matlab (lugar 15), SQL (23), Julia (31) e SAS (37).

Com certeza, linguagens como Python podem ser usadas para a análise de dados como R — por exemplo, a biblioteca Pandas é influenciada pelos ‘data frames’ do R — mas Python também é usado para muito mais do que análise de dados. Na minha opinião, R é melhor para análises deste tipo, devido o RStudio, R Markdown, Shiny, e pacotes poderosos como dplyr. Todas estas ferramentas fazem o período entre aprender programação e criar análises de dados muito mais curto com R. Não é surpresa que ele está no Top 10!

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário