Python: o que é e porque aprender? [2]

Quão utilizada é a linguagem python?

Continuando o nosso estudo sobre o que é a linguagem, é importante ressaltar que o uso da linguagem python tem seguido uma trajetória ascendente nos últimos anos. Uma análise baseada na atividade do repositório de códigos GitHub, que pode ser vista no site Business Insider, aponta a linguagem python em segundo lugar, atrás apenas de javascript. Vale ressaltar que grandes empresas costumam considerar estas análises para direcionar o desenvolvimento de seus softwares.

O TIOBE Index, atualizado mensalmente, destaca, em análise do final de 2017, o crescimento do python. A linguagem alcançou, pela primeira vez, o quarto lugar, ficando atrás apenas de Java, C e C++. O site destaca que é bem provável que python alcance o terceiro lugar em breve e o primeiro lugar a longo prazo.

As classificações do TIOBE são baseadas no número de engenheiros especializados em todo o mundo, de cursos e de fornecedores de produtos. Conforme informado no site, mecanismos de pesquisa populares como Google, Bing, Yahoo!, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu são usados para as classificações.

É importante saber como irá utilizar python

Assim como qualquer outra linguagem, python tem seus pontos fortes e fracos. Assim, dependendo do motivo pelo qual for utilizar a linguagem, pode ser que python não seja a linguagem mais adequada.

O site Medium  comenta que a linguagem pode não ser útil para alguns tipos de aplicações comerciais, por exemplo. No link em questão são apontados alguns problemas:
1. Dificuldade ao utilizar outras linguagens: os amantes da linguagem, dada a sua simplicidade e legibilidade, podem ter dificuldades ao aprender a utilizar alguns outros tipos de linguagens mais complicadas;
2. Aplicações móveis: embora tenha muita presença em outros contextos, tem sido pouco utilizada para desenvolvimento móvel;
3. Erros em tempo de execução: python, dada a sua dinamicidade, pode ter vários problemas que só serão descobertos em tempo de execução;
4. Menos desenvolvido com relação à interação com bancos de dados: a interação do python com bancos de dados é subdesenvolvida e primita;

Assim, mesmo tendo algumas limitações, as características, o grande ambiente de desenvolvimento e o uso crescente de python fazem da linguagem uma ótima escolha tanto para pessoas completamente fora da área de tecnologia, quanto para pessoas experientes na área.

Quer aprender mais sobre essa linguagem incrível? O professor Nilson realizará, junto com o IBPAD, o curso Ciência de Dados com Python em Brasília. Nele, será ensinado os conceitos básicos de programação com Python; os conceitos, análises e processos básicos para analisar dados com a linguagem; e tornar o aluno autônomo para realizar análises básicas em dados. Faça sua inscrição!

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário