BBC e Financial Times usam R

Você já conhece a linguagem R? É um software de análise de dados gratuito e open source: isso quer dizer que os profissionais estão investindo seu tempo e conhecimento para desenvolver pacotes cada vez melhores. É utilizado também como base em vários softwares de estatística e análise de dados (como IramuteQ), com a disponibilidade de pacotes que permitem análises e visualizações de grande sofisticação. Atualmente tem se expandido fora do ambiente acadêmico, e é utilizado para criar um ambiente computacional programável, intuitivo, portátil e aberto, pode-se ser aplicável aos problemas mais complexos, bem como análises “rotineiras”.

O R pode oferecer qualquer tipo de análise estatística e, dentre as funcionalidades, você pode importar dados de diversas fontes, como banco de dados, tetos, repositórios – como o GitHub, além de códigos de outras linguagens, como Python. Como também pode produzir gráficos, unir diversas planilhas, construir funções matemáticas e afins. Esse tipo de ferramenta de análise de dados pode ser o diferencial para sua empresa resolver diversos problemas, além de analisar insights com mais rapidez e auxiliar na tomada de decisões.

Para compreender a importância do uso da linguagem, mais um exemplo do jornalismo: a BBC e o The New York Times o tem utilizado há alguns anos para gerar gráficos e analisar dados estatísticos de forma quase instantânea. Essa estratégia traz agilidade para criação e produção de pautas. Contrariando algumas afirmações contrárias ao R, de que os usuários não podem fazer palavras com gráficos e tipologia sem que precisem de pacotes adicionais para criar gráficos sofisticados.

A jornalista sênior de dados da BBC Christine Jeavans oferece vários exemplos, incluindo este quadro de diferenças de expectativa de vida entre homens e mulheres:

Outro exemplo de uso é do pacote ggplot2 pelo Financial Times, específico para visualização de dados, que permite a construção de gráficos mais complexos e personalização do layout.

Considerando a sua importância e o grande destaque que o R vem tendo ao longo dos anos, é importante que os profissionais estejam em constante aprendizado dos pacotes e funcionalidades obtidas com a linguagem. Para auxiliá-lo, o IBPAD lançou um livro gratuito e online: Ciência de Dados com R – Introdução. Com ele você poderá começar sua trajetória na linguagem, aprender conceitos e comandos para coleta, leitura, manipulação e visualização de dados no R.

Quer estudar agora? Conheça também o nosso curso de Análise de Redes com R e aprenda como utilizar a linguagem para analisar, processar e visualizar redes e grafos para diferentes fins. Também temos curso presencial de Ciência de Dados com R em São Paulo e Brasília, entre para as listas de espera, teremos novas turmas em breve! Por fim, se quer dar seus primeiros passos na visualização de dados, o curso Introdução à Visualização de Dados pode ser seu caminho.

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário