Comunicação Digital

  • Etnografia se destaca em pesquisa com profissionais de Marketing e Publicidade nos EUA

    Com o objetivo de entender como os profissionais seniores de Marketing e Líderes em Insight (pesquisa, comportamento do consumidor e business intelligence) vêm utilizando as estratégias de insights para engajar e promover marcas de modo efetivo, a WFA (World Federation of Advertisers) e a System1 Group (BrainJuicer), produziram o projeto The Future of Insight. A aplicação do projeto ocorreu com 300 profissionais das
  • Slam das Minas: Uma rede de poesia e resistência

    por Rosana Medeiros* O monitoramento do Slam das Minas no Twitter, Facebook e Instagram não se traduz apenas em números. O eco de poesia de resistência das minas já pode ser ouvido em diversas regiões do país. A rede de relações da página e as redes semânticas das postagens e comentários exibem um rastro de
  • Movimentos sociais e políticos na internet: a utopia tecnológica de Brecht se torna realidade

    por Rosana Medeiros* (Bertolt Brecht) Utilizando as palavras de Brecht, há quem diga que “vivemos tempos sombrios”, no entanto, nunca houve tanta participação popular na política nacional como nos últimos anos. Nesse sentido vemos o surgimento de ferramentas que se encarregam de monitorar debates específicos, cobrar ações de parlamentares e alertar grupos de interesse na
  • O “nordestino” no Twitter: uma análise com a Netlytic

    Qual é a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em nordestino? As respostas a essa pergunta podem variar, mas alguns pontos-chave muito provavelmente irão se encontrar em sistemas de representação construídos histórica e socialmente na cultura brasileira. Ou seja, o que compreendemos hoje enquanto "nordestino" - ou ao menos alguns dos valores
  • Monitoramento do Twitter no Dia D contra a #FebreAmarela

    por Rosana Medeiros* Rosana utilizou a Netlytic para monitorar o debate sobre a febre amarela no Twitter, no dia da campanha “Dia D contra a #FebreAmarela”. A Netlytic oferece diversas soluções que facilitam o monitoramento para redes sociais e a geração de insights. A ferramenta disponibiliza gratuitamente algumas pesquisas reduzidas que podem gerar conclusões valiosas
  • O que a ciência nos diz sobre nossa personalidade e como a manifestamos nas mídias sociais?

    Personalidade talvez seja o constructo psicológico mais discutido entre o público leigo, mas que ainda é fonte de grande questionamento no campo científico, principalmente em relação à sua definição. Porém, em termos gerais, podemos resumir a personalidade como um padrão comportamental e atitudinal de um indivíduo, tendendo a ser constante ao longo de sua vida.
  • Como dados psicométricos podem influenciar nosso comportamento?

    Podemos observar que há um aumento, cada vez mais crescente, pelo interesse ao acesso a fenômenos psicológicos. E dentro desse momento, destacam-se as possibilidades oferecidas pelo ambiente virtual para trabalhos na área da pesquisa psicométrica, graças à facilidade de acesso aos dados de públicos que frequentam as redes sociais. Dessa forma, seria possível predizer características comportamentais de
  • Cinco motivos para aprender a ler, escrever e interpretar mapas

    Escrito por Antônio Heleno Caldas, professor do curso de Produção de Cartografias e Análise de Mapas Online. Com as convergências dos últimos 10 anos, o fenômeno da interatividade com a cartografia digital colaborativa via internet tornou os mapas online, GoogleMaps e OpenStreetMap, os mais populares orientadores de rotas do cotidiano de motoristas, ciclistas e pedestres
  • 9 razões para começar agora a monitorar as redes sociais da sua empresa

    Escrito por Rosana Medeiros* Todo mundo quer ser compreendido e ter seus desejos atendidos, se possível, antes de sequer saber que esses desejos existem. No livro Marketing 4.0, Philip Kotler aborda Google, mídias digitais e ações sociais como fatores a serem trabalhados pelo marketing. O aumento da disponibilidade de informações sobre as pessoas, seus desejos
  • O que é Psicometria?

    A Psicometria é um campo científico da Psicologia, que busca construir e aplicar instrumentos para mensuração de constructos e variáveis de ordem psicológica, aliada à métodos de análise estatística, principalmente a partir do refinamento matemático da análise fatorial, da modelagem de equações estruturais e da Teoria de Resposta ao Item, além de outras técnicas multivariadas,

OutrasInformações