Comunicação Digital

  • MonitOleamento: com mapa interativo cidadãos podem apontar manchas de óleo pelo Nordeste

    Via Rede InfoSãoFrancisco  Pesquisador de Sergipe lança sistema colaborativo para identificação, localização e comunicação de contaminação do óleo cru no litoral nordestino: é o MonitOleamento Após o surgimento de manchas de óleo pelo litoral do Nordeste, um cientista de Sergipe lançou uma iniciativa de base colaborativa tendo como objetivo a aceleração da identificação dos pontos
  • O livro Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais está completando um ano e veja como foi o impacto, distribuição, referências

    Organizado por Tarcízio Silva (IBPAD), Jaqueline Buckstegge (IBPAD) e Pedro Rogedo (DPZ&T), o livro Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais é uma coletânea de artigos feitos por nossos professores, parceiros e, pela primeira vez foram incluídos na chamada aberta, nossos alunos. Completando um ano, o livro oferece 20 olhares sobre a questão de “Como
  • Se não for pra causar, nem correlaciono

    Escrito por Cristina Graciele Cardoso, professora do curso de Estatística Básica para Comunicadores – online. "As estatísticas não mentem, mas existem muitos mentirosos usando estatísticas" é uma citação antiga do mundinho estatístico. À turma dos mentirosos, eu costumo acrescentar os desinformados (que ainda não aprenderam a analisar) e os afobados (os que querem concluir antes de analisar
  • Google Maps e OpenStreetMap para estudos sobre mobilidade nas periferias

    Escrito por Antônio Heleno Caldas,professor do curso de Produção de Cartografias e Análise de Mapas Online.   Apresentamos a seguir dois breves exemplos de como as cartografias digitais voluntárias são suscetíveis tanto às diferenças de plataformas quanto a variáveis territoriais de ordem social, econômica e cultural, além das escalas geográficas. Trata-se de um experimento feito
  • Google Maps e OpenStreetMap: a nova “corrida espacial”

    Escrito por Antônio Heleno Caldas, professor do curso de Produção de Cartografias e Análise de Mapas Online. A globalização das técnicas viveu durante a “corrida espacial” uma das fases mais decisivas na história contemporânea. O século XXI assiste a “corrida info-espacial”.  Na fase atual, diferentes tecnologias e sistemas de infraestruturas e comunicação via GPS disputam a representação

  • Geocomunicações: tendências do mercado brasileiro de cartografia

    Escrito por Antônio Heleno Caldas, professor do curso de Produção de Cartografias e Análise de Mapas Online. Você já deve ter se perguntado um dia “Quando o sinal da Internet e do GPS passaram a se conectar?” ou até “Quem produz os mapas geográficos que utilizamos em tantos aplicativos?”. Para começar a responder estas e outras questões
  • IBPAD promove in-Company de Mídia Display para equipe da Caixa

    Sob a coordenação do IBPAD, foi realizado o in-company de Mídia Display para a equipe da Célula de Performance e Núcleo de Mídia da Caixa Econômica Federal, assim como para as agências Artplan, Propeg e nova/sb. O curso faz parte de uma rodada de capacitações que visa suprir as necessidades de aprendizagem dos profissionais, assim como nivelar os
  • Um breve estudo sobre influenciadoras de moda e beleza

    Texto por Thiago Barone   Não é preciso trabalhar na área de comunicação para perceber o peso que influenciadores digitais ganharam nas estratégias de marcas dos mais variados setores. Idealmente, a escolha dos nomes que figuram essas estratégias deveria ser pautada por dados e critérios eficazes na equalização dos diversos objetivos da empresa - branding,
  • Aprenda a não supervalorizar dados no Google Analytics via API

    Extrair dados do Google Analytics via API pode retornar dados duplicados, fique atento às métricas e dimensões que não podem ser relacionadas Durante a construção de relatórios personalizados e Dashboards com dados via API do Google Analytics, percebi que meus números nunca estavam iguais aos da plataforma. No texto de hoje, veja a importância de

OutrasInformações