Comunicação Digital

  • Soluções de Monitoramento, Análise e Dataviz de Social Listening

    por Lucas Neves, Analista de Dados IBPAD. O monitoramento das mídias sociais, comumente conhecido na área publicitária como “social listening”, pode ser realizado das mais diversas formas e por diferentes ferramentas do mercado. Alguns analistas podem optar por utilizar os dados agregados diretamente nas soluções próprias de cada rede social, como o Facebook Audience Insights
  • Como construir inteligência sem API’s de redes sociais

    Desde 2015, quando o Facebook fechou a API de pesquisa pública, os profissionais de pesquisa, monitoramento e BIs têm passado por marcos importantíssimos sobre a coleta de dados. Hoje, já não é possível possuir informações que identificam o usuário. Outro fator que apresenta resistência para a coleta, tratamento e análise de dados é a aprovação
  • O que é Digital Research?

    Digital Research pode ser definida como o uso de tecnologias digitais que alteram a maneira como pesquisas são executadas e possibilitam enfrentar novos desafios da área. Principais tendências em pesquisa: Uma ênfase crescente na pesquisa crítica de massa em larga escala, focada nos desafios do mundo real. Estes são frequentemente abordados por grupos de estudos
  • MonitOleamento: com mapa interativo cidadãos podem apontar manchas de óleo pelo Nordeste

    Via Rede InfoSãoFrancisco  Pesquisador de Sergipe lança sistema colaborativo para identificação, localização e comunicação de contaminação do óleo cru no litoral nordestino: é o MonitOleamento Após o surgimento de manchas de óleo pelo litoral do Nordeste, um cientista de Sergipe lançou uma iniciativa de base colaborativa tendo como objetivo a aceleração da identificação dos pontos
  • O livro Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais está completando um ano e veja como foi o impacto, distribuição, referências

    Organizado por Tarcízio Silva (IBPAD), Jaqueline Buckstegge (IBPAD) e Pedro Rogedo (DPZ&T), o livro Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais é uma coletânea de artigos feitos por nossos professores, parceiros e, pela primeira vez foram incluídos na chamada aberta, nossos alunos. Completando um ano, o livro oferece 20 olhares sobre a questão de “Como
  • Se não for pra causar, nem correlaciono

    Escrito por Cristina Graciele Cardoso, professora do curso de Estatística Básica para Comunicadores – online. "As estatísticas não mentem, mas existem muitos mentirosos usando estatísticas" é uma citação antiga do mundinho estatístico. À turma dos mentirosos, eu costumo acrescentar os desinformados (que ainda não aprenderam a analisar) e os afobados (os que querem concluir antes de analisar
  • Google Maps e OpenStreetMap para estudos sobre mobilidade nas periferias

    Escrito por Antônio Heleno Caldas,professor do curso de Produção de Cartografias e Análise de Mapas Online.   Apresentamos a seguir dois breves exemplos de como as cartografias digitais voluntárias são suscetíveis tanto às diferenças de plataformas quanto a variáveis territoriais de ordem social, econômica e cultural, além das escalas geográficas. Trata-se de um experimento feito
  • Google Maps e OpenStreetMap: a nova “corrida espacial”

    Escrito por Antônio Heleno Caldas, professor do curso de Produção de Cartografias e Análise de Mapas Online. A globalização das técnicas viveu durante a “corrida espacial” uma das fases mais decisivas na história contemporânea. O século XXI assiste a “corrida info-espacial”.  Na fase atual, diferentes tecnologias e sistemas de infraestruturas e comunicação via GPS disputam a representação

  • Geocomunicações: tendências do mercado brasileiro de cartografia

    Escrito por Antônio Heleno Caldas, professor do curso de Produção de Cartografias e Análise de Mapas Online. Você já deve ter se perguntado um dia “Quando o sinal da Internet e do GPS passaram a se conectar?” ou até “Quem produz os mapas geográficos que utilizamos em tantos aplicativos?”. Para começar a responder estas e outras questões

OutrasInformações