Comunicação Digital

  • Fortaleza Digital: evento discute Tendências e Oportunidades no Marketing

    Em sua primeira edição, o Fortaleza Digital visa trazer profissionais de diversas áreas do Marketing Digital, que irão compartilhar um pouco das suas experiências com o público local. Os convidados já atuaram e atuam em grandes empresas nacionais ou em parceria com elas e vão trazer pro evento cases e insights muito importantes para o conhecimento de
  • “Mulheres na política”: uma tag com grande participação masculina

    por Rosana Medeiros* No mês das mulheres, o monitoramento da tag “mulheres na política” permite observar algumas distorções que podem ser aprofundadas pelos dados da participação das mulheres nos cargos de poder. O Brasil ocupa a posição 152 entre os 190 países pesquisados no ranking de mulheres na política, perdendo para alguns países do oriente
  • O que condiciona o aparecimento e a circulação de boatos?

    por Iasminny Cruz* A primeira coisa que você precisa saber sobre os boatos nestes nossos dias atuais é que eles não são exatamente os culpados pelos nossos problemas de formação da opinião pública. Isso porquê os boatos não são uma mentira – nem uma verdade – a priori. Antes, para entende-los, nós precisamos levar em
  • Dominando APIs para extração de dados das mídias sociais

    Nos últimos meses, saíram duas novas versões da Facebook Graph API (a interface de coleta de dados da plataforma). Sempre que é divulgada uma API, há preocupações, rumores e mitos tanto da comunidade de pesquisa quanto do mercado sobre limitações no acesso aos dados. Por isso, é importante conhecer como as mudanças limitam a cessão
  • Uma visão geral sobre a limpeza dos dados

    por Roberta Cardoso* Para chegar a resultados consistentes e confiáveis a partir de uma análise de dados é fundamental que a base satisfaça algumas condições - exigidas pelo formalismo matemático e pelos algoritmos que sintetizam a informação de caráter quantitativo (OLIVEIRA, GRECO e BRANDÃO, 2015), uma vez que estimativas apontam que cerca de 40% dos
  • Deixe seus gráficos no ggplot2 mais visuais com imagens

    Este post escrito por Sillas Gonzaga, um dos professores do curso Ciência de Dados com R, tem o objetivo de ensinar a inserir imagens da internet no ggplot2, extrair links de imagens de uma página na Wikipedia e usar o pacote BETS para pesquisar e baixar séries temporais brasileiras. Durante este processo foram utilizados os pacotes: Coleta dos
  • Estudando imagens com inteligência artificial: como usuários fotografam a sua marca no Instagram?

    Monitorar o que os usuários estão falando sobre a sua marca tem sido um requisito estratégico básico há quase uma década, mas o monitoramento de mídias sociais sempre utilizou textos e metadados como base para a análise. Atualmente, com milhões de imagens sendo publicadas diariamente em diferentes plataformas, atualizar técnicas de monitoramento e pesquisa ao
  • Comida, cultura e padrões – Insights através dos dados de buscas online

    O estudo de comportamento social em mídias digitais pode ser realizado de diversas maneiras, a partir de um determinado objetivo. Uma dessas maneiras é analisar padrões comportamentais através de pesquisas realizadas em plataformas de buscas, como o projeto "The Rhythm of Food", produzido pelo Google News Lab em parceria com Truth & Beauty e outros especialistas em análise e visualização de dados.

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