Comunicação Digital

  • O que é deepfake? Exemplos e possibilidades

    Deepfake é uma técnica que cria vídeos e áudios a partir de vozes e rostos que não estavam naqueles locais ou não falaram aquelas palavras. A partir de um banco de exemplos e com o uso de inteligência artificial é possível posicionar pessoas em situações que elas não protagonizaram. “O conceito é relativamente simples. Por exemplo,
  • Science Pulse: ferramenta conecta jornalistas ao debate científico

    Lançada hoje (14/7), a Science Pulse é uma ferramenta gratuita de social listening feita para conectar jornalistas ao debate científico nas redes sociais. A iniciativa ajuda a popularizar conteúdos e personalidades da academia. O que importa para o mecanismo são os assuntos e autoridade de quem fala, então a quantidade de seguidores fica em segundo plano.

  • Como lidar com fake news durante a campanha eleitoral

    Com a minirreforma eleitoral sancionada em 2019 e a pandemia do novo coronavírus, a disputa de 2020 apresenta variáveis que não foram testadas em nenhuma outra eleição. No entanto, um debate que não é novo, mas ficou em evidência durante o último pleito foi o uso de notícias falsas como estratégia para atingir candidaturas. Infelizmente
  • O Google sabe como você se move e onde esteve

    Desde abril de 2020 o Google divulga o relatório de mobilidade. A iniciativa fornece informações sobre as mudanças no deslocamento de comunidades durante a pandemia do novo coronavírus. Na prática, é possível saber, por exemplo, se o movimento nas farmácias de São Paulo diminuiu mais do que nas do Distrito Federal. A base de dados
  • Redes Sociais podem ajudar a prever o resultado de eleições?

    Nesta última sexta-feira (05/6), o IBPAD promoveu uma conversa entre a pesquisadora Débora Zanini, professora do IBPAD e gerente de inteligência de dados da FCB, e o pesquisador Sérgio Denicoli, CEO da AP Exata, sobre as diversas possibilidades de monitoramento de redes sociais e que resultados elas podem trazer. Para Denicoli, as redes sociais são
  • Mapeamentos colaborativos “reorientam” a mobilidade na pandemia

    Texto por Antônio Heleno Caldas Durante a pandemia da Covid-19, em diversas cidades do Brasil, projetos de redes tem identificado-se com os mapas e tem realizado seus próprios mapeamentos com tecnologias de informação e comunicação. Sobretudo agora, quando nossa mobilidade, logística e transporte estão alterados pelo isolamento social em massa, passamos a questionar quais são
  • Soluções de Monitoramento, Análise e Dataviz de Social Listening

    por Lucas Neves, Analista de Dados IBPAD. O monitoramento das mídias sociais, comumente conhecido na área publicitária como “social listening”, pode ser realizado das mais diversas formas e por diferentes ferramentas do mercado. Alguns analistas podem optar por utilizar os dados agregados diretamente nas soluções próprias de cada rede social, como o Facebook Audience Insights
  • Agenda de Cursos 2020

    Confira nossos cursos disponíveis: OnlineBrasíliaSão PauloPalestras e CongressosOnline Combos promocionais: Formação Data Intelligence  Formação Social Media Intelligence Formação Digital Research    Abertos - estude agora Análise de Redes para Mídias Sociais Monitoramento e Inteligência de Mídias Sociais Produção de Cartografias e Análise de Mapas Online Introdução à Visualização de Dados Estatística para Comunicadores Análise de Redes
  • Como construir inteligência sem API’s de redes sociais

    Desde 2015, quando o Facebook fechou a API de pesquisa pública, os profissionais de pesquisa, monitoramento e BIs têm passado por marcos importantíssimos sobre a coleta de dados. Hoje, já não é possível possuir informações que identificam o usuário. Outro fator que apresenta resistência para a coleta, tratamento e análise de dados é a aprovação
  • O que é Digital Research?

    Digital Research pode ser definida como o uso de tecnologias digitais que alteram a maneira como pesquisas são executadas e possibilitam enfrentar novos desafios da área. Principais tendências em pesquisa: Uma ênfase crescente na pesquisa crítica de massa em larga escala, focada nos desafios do mundo real. Estes são frequentemente abordados por grupos de estudos

OutrasInformações