Análise de Dados: Carnaval 2017 nas ruas e nas redes

Neste post apresentaremos o estudo Carnaval 2017 – Todos nas Ruas e nas Redes realizado pela The Aubergine Panda em parceria com a Stilingue, que teve o objetivo de destacar a relevância do evento em meio às mídias sociais e mostrar quais os termos e ações que mais engajaram na época.

Entre os dias 25 a 28 de fevereiro foram coletadas cerca de 859.232 menções com o termo “Carnaval” e outros termos relacionados como ”assédio”, ”bloco de rua” e ”glitter” que foram utilizados posteriormente para compor a base de dados.

Durante o último dia (28) houve o pico de postagens, devido o buzz criado por pessoas e marcas que publicaram suas atividades durante o Carnaval e lamentaram o fim do período festivo.

Na imagem abaixo constam alguns resultados obtidos, os quais mostram que mais da metade do conteúdo foi realizado através dos dispositivos mobile e que as mulheres foram maioria na produção dos conteúdos analisados.

De acordo com a análise de sentimento, o Carnaval de 2017 foi bem aproveitado devido a quantidade de postagens positivas e neutras. As publicações com teor negativo foram minoria com cerca de 11% das menções.

Um outro destaque é o uso da palavra “glitter”. Segundo a análise, 60% das menções ao termo foram criadas por marcas na divulgação de seus produtos e para oferecer dicas de personalização das fantasias.

Os dados do estudo acima foram extraídos e analisados com a ferramenta Stilingue, uma das ferramentas de monitoramento e inteligência apresentadas em nossos cursos. Pensando em ensinar o máximo da estratégia do monitoramento, métricas e técnicas de pesquisas, criamos a formação completa em análise de mídias sociais. O pacote agrega os cursos de MonitoramentoAnálise de Redes e Etnografia em Mídias Sociais e são liderados por professores com formação sólida tanto no ambiente acadêmico quanto mercadológico, com passagens por grandes agências e empresas referências na área. Assista abaixo o vídeo sobre curso de Monitoramento:

postrelacionados

Comentários

comments

Comentários (1)

Deixe um comentário