Comida, cultura e padrões – Insights através dos dados de buscas online

O estudo de comportamento social em mídias digitais pode ser realizado de diversas maneiras, a partir de um determinado objetivo. Uma dessas maneiras é analisar padrões comportamentais através de pesquisas realizadas em plataformas de buscas, como o projeto “The Rhythm of Food“, produzido pelo Google News Lab em parceria com Truth & Beauty e outros especialistas em análise e visualização de dados.

O objetivo deste trabalho foi responder questões como ‘What can we learn about food culture by looking at Google search data?’ (O que podemos aprender sobre a cultura da alimentação, visualizando os dados de pesquisa do Google?).

Os dados analisados foram referentes aos doze últimos anos (2004 a 2016) relacionados às pesquisas realizadas nos Estados Unidos. A disponibilização dos resultados foi feita através de uma página que contém gráficos interativos, que facilitam a visualização e o entendimento de alguns padrões de pesquisas.

A popularidade da Romã

Sendo popularizada como ‘Super Food’, a Super Comida se baseia em alimentos considerados com alto poder nutritivo e chega a ser comparada com a tão sonhada “fonte da juventude”, ajudando no envelhecimento saudável. Durante o monitoramento percebeu-se que a romã recebeu alto nível de popularidade, devido à frequência de pesquisas relacionadas na categoria de ‘Super Food’.

Comida vegana em alta

Relacionada ao movimento vida saudável, proteção animal e possivelmente às super comidas, a categoria de alimentos veganos foi a que mais cresceu em pesquisas no Google, como mostra o gráfico a seguir:

Comida fresca ou alimento consumido logo após seu preparo

Alguns dos resultados apontados no projeto refere-se à procura e o consumo de alimentos da estação, como “frutas da época” ou sopas quentes no inverno. Comidas específicas, quais são culturalmente consumidas em datas comemorativas e sazonais, a exemplo da abóbora no Halloween, são alguns dos picos de buscas que podem ser analisados para entender o comportamento social em determinadas regiões.

“The Rhythm of Food“ é um projeto desenvolvido após as análises de centenas de termos relevantes aos ingredientes, receitas e alimentos que se relacionam aos termos mais pesquisados no Google dos Estados Unidos. Através da exploração com a ajuda de algoritmos com os dados de buscas, interações no buscador e resultados das pesquisas, foram identificadas dietas, tipos de culturas e costumes alimentares, que estão destacados e interpretados em alguns gráficos interativos expostos na página do projeto.

Conheça o curso Estatística Básica para Comunicadores e evolua seus conhecimentos em análise de dados. Este curso com edições online e presenciais em São Paulo e Brasília tem como objetivo desmitificar a relação dos profissionais de comunicação com métricas e análises quantitativas.

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário