Google Maps e OpenStreetMap: a nova “corrida espacial”

Escrito por Antônio Heleno Caldas, professor do curso de Produção de Cartografias e Análise de Mapas Online.

A globalização das técnicas viveu durante a “corrida espacial” uma das fases mais decisivas na história contemporânea. O século XXI assiste a “corrida info-espacial”. 

Na fase atual, diferentes tecnologias e sistemas de infraestruturas e comunicação via GPS disputam a representação mais completa possível da superfície da Terra em tempo simultâneo; são os big datas mais valorizados do mundo!

No caso do campo das Geocomunicações, as técnicas de mapeamento estão disponibilizadas pelas plataformas Google Maps e OpenStreetMap, que operam na atualidade produzindo duas categorias de geoinformações: PGI e VGI (dos termos Proprietary Geographic Informations e Volunteers Geographic Informations). Estes são os dois maiores “big datas” de geodados acessíveis da atualidade.

A distinção entre as VGI e as PGI são essencialmente no nível do direito à 1) interação, 2) visualização e 3) reprodução.

Na prática, as colaborações em redes de mapeadores do OpenStreetMap possibilitam a interação entre voluntários para localizar lugares não mapeados do território através de habitantes em plataforma de licença “creative commons” (origem do conceito de VGI); já as colaborações em massa dos usuários do Google Maps possibilitam ativações automatizadas e individualizadas de avaliação dos visitantes em relação aos locais mapeados por proprietários em plataforma de licença “copyright” (origem do conceito de PGI).

Esses conceitos sobre a corrida info-espacial são algumas distinções para reconhecermos a pluralidade das plataformas de geoweb, um ambiente do ciberespaço tão utilizado no cotidiano conectado. Esse novo setor de infraestrutura promete uma competitividade acirrada nos próximos anos.

A sua aposta é empreender e inovar? Um(a) profissional técnico(a) ou analista inovador(a) em Geocomunicações precisa garantir conhecimento e habilidades novas que serão adquiridas ao longo do curso de Produção de Cartografias e Análise de Mapas Online. Confira mais aqui.

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário