IBPAD apresenta artigo e palestra sobre algoritmos e fake news no Conec

Nos dias 30 e 31 de outubro aconteceu a 3º edição do CONEC: Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas. Em um cenário de crise política e em um ano marcado por eleições presidenciais, o congresso propõe a articulação entre os conceitos de convergência midiática e monitoramento de dados.

Tarcízio Silva, Diretor de Pesquisa e Comunicação do IBPAD, apresentou o mapeamento fruto de pesquisas internas do IBPAD e em seu doutorado sobre modalidades de auditoria, crítica e acompanhamento do impacto de algoritmos na sociedade, comunicação e políticas públicas na palestra “Interrogando Plataformas e Algoritmos Digitais”.

Foi apresentado também o artigo “Mapeando Imagens de Desinformação e Fake News Político-Eleitorais com Inteligência Artificial” de autoria de Tarcízio Silva (IBPAD), Pedro Barciela (CONATUS) e Pedro Meirelles (IBPAD). O artigo apresenta metodologia desenvolvida junto a cliente da área político-eleitoral. Foi desenvolvido um sistema para mapear cards e imagens vinculadas no Whatsapp para medição do seu impacto na web e mapeamento dos websites que promovem desinformação intencional e articulada sobre um pré-candidato à presidência. Em breve será publicado nos anais do evento.

Esteve presente também Viktor Chagas (UFF) com a palestra “Brincadeira política e ativismo digital”. Chagas é autor do capítulo “Monitorando Memes em Mídias Sociais” do livro Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais.

Quer aprender mais sobre a sociedade algorítmica e seus impactos? Conheça o curso Algoritmos: viés e subjetividade. Ao longo de 6 horas de conteúdo, os professores Amanda Jurno e Tarcízio Silva apresentam o histórico dos estudos sobre algoritmos e suas relações com a comunicação, mídias sociais, vigilância e modos de auditoria.

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário