IBPAD lança seu primeiro livro: Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais

livro-monitoramento-e-pesquisa-em-midias-sociais-320pxO primeiro livro do IBPAD foi lançado! Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: Metodologias, aplicações e inovações foi organizado por Max Stabile e Tarcízio Silva, fundadores do instituto.

Em mais de 360 páginas, os 23 autores investigam e ensinam como rastros e traços textuais, imagéticos, sonoros, navegacionais, demográficos e comportamentais são construídos, compartilhados, editados e remixados como subprodutos da interação cotidiana na internet.

O prefácio foi escrito por Fábio Malini, professor e pesquisador da UFES, líder do influente LABIC. Nas palavras do professor,

este livro é uma espécie de manifesto de uma geração brasileira de cientistas de dados, que mescla competências do campo da estatística, da criação algorítmica, do processamento em banco de dados, da análise sociológica-comunicacional e da visualização de dados“.

A primeira parte do livro oferece o que há de melhor atualmente das melhores práticas, conceitos e referências das metodologias de monitoramento e pesquisa em mídias sociais, através dos capítulos: Inteligência de Mídias Sociais no Brasil, por Ana Claudia Zandavalle; Análise de Sentimento, por Skrol Salustiano; Informação e Tagging, por Ronaldo Araújo e Dora Steimer; Abordagens da coleta em mídias sociais, por Marcelo Alves; SAC e Social CRM, por Marcelo Salgado; Relacionamento por Clarissa Motta; Gestão de Crises, por Mariana Oliveira; Brand Awareness, por Juliana Dias; e Comunidades de Marca, por Andrea Hiranaka.

monitoramento-e-pesquisa-em-midias-sociais-paginas

A segunda parte busca tratar de aplicações específicas e inovações como: Etnografia para Mídias Sociais, de Débora Zanini; Estudo de Público / Personas, por Tarcízio Silva e Yuri Amaral; Pesquisando Memes, de Viktor Chagas e Janderson Pereira Toth; Análise de Redes, por Max Stabile e Tarcízio Silva; Influenciadores, por Gabriel Ishida; Jornalismo de Dados, por Soraia Lima; Campanhas Eleitorais, por Max Stabile e Jaqueline Buckstegge; e Gestão do Conhecimento, por Cinara Moura.

Merece menção o apoio da Stilingue: além de apoiar as próximas fases de divulgação e articulação em torno do livro, colabora com o posfácio do título, escrito por Rodrigo Helcer e Milton Stiilpen Jr, sobre inovações relacionadas a inteligência artificial.

Com revisão, edição, layout e projeto editorial da Uva Limão, a publicação será lançada em diversos formatos digitais para leitura em computadores, tablets e e-readers.

Através desta publicação, o IBPAD continua sua missão de produzir e organizar conteúdo e inovação em pesquisa e análise de dados. O livro será material didático em diversas atividades do instituto eestá disponibilizado digitalmente de forma gratuita. Faça o download em nosso novo site.

postrelacionados

Comentários

comments

Comentários (1)

Deixe um comentário