Livros de Estatística para Comunicadores

[Texto da profª. Cristina G. Cardoso, responsável pelo curso Estatística Básica para Comunicadores]

Desde que ingressei no curso de Estatística me interessei pelas possibilidades de aplicações na área de Marketing. A muitos anos no mercado, imersa entre sociólogos, comunicadores, publicitários e jornalistas, em muitos momentos me solicitaram referências bibliográficas para estudar Estatística.

Temos 2 grandes dificuldades quanto a isto:

1) Nos últimos anos houve uma expansão nos cursos superiores de estatística. Mesmo assim não chegamos a formar mil estatísticos por ano no Brasil todo!

Isto é um fator limitante para o mercado editorial comercializar livros da área por aqui.

2) Para entender de técnica estatística é importante ter uma base matemática (inclusive matemática de 3º grau – aquela que não se aprende na escola). Então a maior parte da bibliografia não é “acessível” para quem não é estudante de áreas de exatas

O que acaba sendo opção são livros de outras áreas, que estão com uso da estatística mais consolidados (áreas como mídia digital ainda não tem bibliografia robusta que aborde isto). Áreas que se destacam são pesquisa de mercado e medicina (estudos de bioestatística e epidemiologia)

E aqui é a dica que sempre dou:

Estudando técnicas e exemplos de analise aplicada à qualquer área do conhecimento (de saúde, à engenharia, entre tantos universos até chegar em web, social mídia, etc), sempre poderá aproveitar parte do conhecimento adquirido.

Os conceitos são os mesmos, o que muda é o mercado de aplicação: leia de tudo e tente trazer pra sua realidade! 😉 Considerando esta problemática, montei esta pequena seleção bibliográfica, bastante heterogênea:

 –   Estatística Básica (Bussab e Morettin)

Os autores estão entre os grandes percussores da estatística no Brasil e este, sem dúvida, é o melhor livro de Estatística Básica em língua portuguesa (também o mais famoso e bibliografia básica em qualquer curso de Estatística do país)

Mas, é um livro de Estatística para estatísticos ou de áreas próximas, pois tem rigor conceitual, demonstrações e exercícios envolvendo conhecimentos matemáticos robustos.

Analise Multivariada de Dados (Hair – Black – Babin – Anmderson – Tatham)

Uma lista sugerida pela Cris sem o Hair não seria uma lista sugerida pela Cris! É meu livro preferido!

O texto é completamente orientado à aplicação. Então, mesmo que não haja base matemática para aprender a aplicar as técnicas, a leitura colabora fortemente com o entendimento de possibilidades analíticas na pratica.

 

Métodos e Técnicas de Pesquisa Social (Antonio Carlos Gil)

Não é um livro de estatística, mas sobre pesquisa social. Considero uma boa referência para entender o que é metodologia de pesquisa, e a partir daí poder interagir com mais facilidade com a teoria estatística.+

 

 

 

Bioestatística – Princípios e Aplicações (Sidia M. Callegari-Jacques)

Aqui caberia boa parte dos livros básicos de bioestatística, que é uma área com bibliografia ampla e sólida. Este livro passa a ser um dos representantes disto.

Aqui, o texto foi elaborado para ser simples nas explicações e na abordagem dos conceitos: ao invés de seguir o rigor matemático estrio, o livro familiariza o leitor com a linguagem estatística, bem como apresenta as técnicas mais comuns usadas na análise de dados de pesquisa.

 

 

 

 

Ficou interessado em Estatística? Conheça e se cadastre no nosso curso Estatística Básica para Comunicadores nas edições online e presenciais em São Paulo e Brasília.

postrelacionados