Case: monitorando mídias sociais durante o SXSW

Entre os dias 10 e 19 de março aconteceu a 31° edição do South by Southwest (SXSW), um evento anual sobre mídia, cinema, música e inovação que é realizado em Austin (Texas, EUA). Além das atrações recorrentes, esta edição contou com 68 empresas brasileiras que apresentaram seus projetos, ações, cases e exposições de painéis. E como consta no estudo de monitoramento realizado pela The Aubergine Panda em parceria com a Stilingue, os usuários brasileiros foram destaque na repercussão online do evento.

O monitoramento foi iniciado no dia 09 e finalizado no dia 20 de março, já os termos utilizados foram: “SXSW”, “South by Southwest”, “SXSW Schedule”, “SXSW Conference & Festivals”, “About SXSW”, “SXSW Schedule Overview” e “Artistas SXSW”.  Como consta abaixo foram coletadas 4.366 menções, em que mostram que os homens foram os que mais interagiram.

Durante as análises dos dados, de acordo com as menções produzidas pelos brasileiros, notou-se que as temáticas de entretenimento e diversidade foram as mais engajadas, destacando o documentário Divinas Divas, produzido por Leandra Leal e eleito como o melhor filme do SXSW2017.

Dentre os temas acima, também foram destaques o painel sobre a Diversidade na Comunicação com a participação da Jéssica Tauane (Canal das Bee) e Maira Liguori (Think Eva), Evilásio Miranda – consultor para internacionalização de marcas brasileiras – conversou sobre moda com o assunto  “Indie (Yet Global) Fashion Businesses” e a banda FingerFingerrr marcou presença tocando no evento.

Referente à área de inovação, a Realidade Virtual foi o assunto mais comentado, devido o painel “Brazilian VR: Creativity to Hit Millions of Views” em que a O2 Fimes revelou alguns segredos utilizados em suas produções. O termo “tecnologia” recebeu cerca de 6% das menções e o Robozão®, projeto brasileiro que já marcou presença em outros grandes eventos, esteve relacionado ao termo citado.

Estes e outros resultados apresentados no decorrer do estudo, foram coletados e analisados através da ferramenta de monitoramento Stilingue. E para você que deseja monitorar e analisar a efetividade de um evento ou de uma ação específica. Aproveite para conhecer a formação completa em análise de mídias sociais, que agrega os cursos online de Monitoramento, Análise de Redes e Etnografia em Mídias Sociais, liderados por professores com formação sólida tanto no ambiente acadêmico quanto mercadológico, com passagens por grandes agências e empresas referências na área. Assista abaixo o vídeo sobre curso de Monitoramento:

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário