O que é Digital Research?

o que é digital research

Digital Research pode ser definida como o uso de tecnologias digitais que alteram a maneira como pesquisas são executadas e possibilitam enfrentar novos desafios da área.

Principais tendências em pesquisa:

  • Uma ênfase crescente na pesquisa crítica de massa em larga escala, focada nos desafios do mundo real. Estes são frequentemente abordados por grupos de estudos multidisciplinares, multi-institucionais e frequentemente internacionais, que direcionam a necessidade de trabalhar em colaboração.
  • Uma forte ênfase no impacto das pesquisas, que terão uma necessidade maior de coletar evidências, parcerias mais fortes e promoções de amplo impacto social.
  • A consolidação do equipamento de pesquisa em grandes centros e instalações de pesquisa regionais, nacionais e internacionais compartilhadas e a necessidade de gerenciar o compartilhamento de maneira eficaz.
  • Maior ênfase na transparência, com acesso aberto às descobertas e aos dados subjacentes da pesquisa, o que cria desafios de gerenciamento de dados.
  • Maior ênfase em medições e métricas, com foco na produção de produtos estratégicos com a maior influência e impacto possíveis.
  • Uma ênfase crescente nas abordagens digitais ‘in-silico’* para pesquisas em que simulação digital, modelagem e análise de dados impulsionam a pesquisa.

Principais tendências digitais

Redes e mídias sociais

O surgimento das redes sociais permite que a comunidade de pesquisa colabore, construa relacionamentos, compartilhe ideias e supere distâncias. Além do mais, as redes sociais podem ser a própria fonte de dados para pesquisadores e acadêmicos fornecendo dados sociais e comportamentais.

Computação móvel e trabalho móvel

O trabalho móvel permite que as pessoas misturem todos os aspectos de suas vidas digitais, permitindo que a pesquisa seja conduzida em vários locais.

Análise e big data

A combinação de captura de dados generalizada, mineração de dados, aprendizado de máquina e computação em nuvem em larga escala já está sendo referenciada como uma tecnologia revolucionária.

Os desafios envolvidos no big data tendem a se concentrar na complexidade dos dados envolvidos na inovação resultante da fusão de dados e da análise inovadora.

A Internet das ‘Coisas’

A rede de objetos físicos ou ‘coisas’ incorporadas a componentes eletrônicos, software e sensores permite que esses objetos coletem e troquem dados, além de permitirem que objetos sejam detectados e controlados remotamente, criando oportunidades para os pesquisadores integrarem diretamente o mundo físico ao digital.

Consumização de TI

À medida que a tecnologia e os produtos de TI melhoram, tornam-se mais baratos e estão disponíveis para todos, eles não são mais a reserva de poucos.
Os pesquisadores têm a experiência e as oportunidades para inovar o uso da tecnologia e incluir cada vez mais o público em geral nos programas de pesquisa.

Computação em nuvem

A computação em nuvem oferece novas oportunidades para fornecer serviços digitais em uma base global e introduzir inovações de maneira mais ágil.
Uma abordagem baseada em nuvem, no entanto, apresenta desafios aos modelos tradicionais de pesquisa baseados em financiamento de capital.

Segurança

À medida que nos tornamos cada vez mais conectados às redes globais e cada vez mais dependentes da TI, somos expostos a uma gama crescente de ameaças à segurança da informação. Isso inclui uma ameaça real e crescente de estados-nação que desejam roubar propriedade intelectual.
Esse desafio exige que consideremos os recursos técnicos para gerenciar e proteger dados de pesquisa.

*In silico é uma expressão usada no âmbito da simulação computacional e áreas correlatas para indicar algo ocorrido “em ou através de uma simulação computacional”.

Tradução e adaptação: What is digital research? | University of Nottingham

Quer conhecer mais sobre Digital Research?

digitaç-research

Temos uma Formação completa para você aprender técnicas de pesquisa em ambientes digitais
com ferramentas gratuitas. Com aulas gravadas, você poderá montar seu próprio cronograma de estudos!

Quer saber mais sobre as novas turmas do curso online? Clique aqui e saiba toda a programação!

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário