Aconteceu entre os dias 10 e 13 de novembro, em Brasília, a Olimpíada do Conhecimento, evento realizado pelo SESI/SENAI que reúne milhares de estudantes de cursos técnicos de todo o país em disputas amigáveis para o desenvolvimento de habilidades técnicas e conhecimento do mercado de trabalho. A maior competição de educação profissional das Américas também contou com uma programação recheada de palestras sobre moda/criatividade, entretenimento, gastronomia, entre outros.

Foto: Twitter / @SENAI_Olimpiada

Uma das palestras mais esperadas do evento, sobre marketing digital, aconteceu no domingo, 13, com a participação do blogueiro Hugo Gloss (Bruno Rocha) e da youtuber Jout Jout (Julia Tolezano), com a mediação do sócio-diretor do IBPAD, Max Stabile. Juntos, eles falaram para um auditório lotado (e mais aqueles que assistiram à palestra online) sobre suas experiências com as mídias sociais como canal de comunicação de extrema importância para a sua profissionalização, como esse relacionamento se desenvolveu e se mantém estruturado até os dias de hoje na internet.
Um dos assuntos mais interessantes abordados na conversa foi a questão do título de influenciador digital, debate bastante presente no mercado sobre como se estruturam esses valores associados a esse usuário-mídia. Para Gloss, que começou na internet desde cedo por ter um irmão que trabalhava com informática, seu trabalho segue mais uma lógica de veículo de comunicação do que de influência. Já para Julia, que começou a fazer vídeos para superar críticas, o encargo de influência é um papel evidente na sua vida: “Tem muito vídeos, tipo, ‘revê esse pensamento’. Quando encontro as pessoas, sempre tem alguma coisa referente a esses vídeos [e a essa influência].”


Ambos jornalistas, eles confessaram que as coisas mudaram bastante desde quando começaram a se popularizar na internet. Gloss, que já fez um curso técnico de Corel Draw no SENAC, revelou que hoje conta com uma grande equipe para manter seu site no ar, produzindo muito conteúdo diariamente. Julia, que possui uma equipe mais enxuta de cinco pessoas, também contou que precisou se organizar mais para lidar com a profissionalização de sua carreira como personalidade do YouTube.
Eles indicaram que a espontaneidade e autenticidade é um fator muito importante para quem deseja trabalhar com internet e marketing digital como um todo, pois as ferramentas nunca estiveram tão acessíveis. “Todo mundo tem o que contar. Acho que esse é o grande poder que o marketing digital, que as mídias sociais têm a oferecer”, acrescentou Stabile. No entanto, a profissionalização de suas atividades exige cautela – com a negociação com empresas, por exemplo. “Eu não me sentiria bem de fazer algum ‘merchan’ para uma coisa que eu não acredito. Quando você tem noção da influência que você causa, você começa a prestar mais atenção nisso”, comentou Julia, explicando sobre suas parcerias com marcas e empresas.

Por fim, a palestra ratificou a necessidade de capacitação para aprimoramento dos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades na comunicação digital. Mesmo para Julia, que começou e continua a lidar com a “fama” de forma bem pretensiosa, encontrar uma agente foi uma tarefa difícil – mas necessária. Gloss concluiu que os processos fazem parte da lógica de trabalho, por isso, as pessoas precisam se apropriar das plataformas e desenvolver conhecimentos interdisciplinares.