Onde estudar etnografia na internet?

Cada vez mais menções a etnografia circulam na imprensa e mercado, tornando especialmente importante abordagens responsáveis sobre seus conceitos. Mas, como fazer isto? Listamos três dicas para quem procura estudar etnografia na internet:

 

Acompanhe e siga blogs, Twitter e canais de professores

As mídias sociais são muito utilizadas para divulgação científica por pesquisadores e profissionais, sobretudo quando seus universos de interesse envolvem a internet. Inúmeros pesquisadores com ampla produção de qualidade possuem Twitter, Blogs e páginas onde divulgam seus trabalhos ou publicam textos inéditos. No mapeamento “100 Fontes sobre Pesquisa e Monitoramento de Mídias Sociais“, diversos são pesquisadores que utilizam e escrevem sobre suas técnicas como Adriana Amaral, Beatriz Polivanov, Christine Hine, Deborah Lupton, Nicole Ellison, Ray Poynter, Sarah Pink e outros.

 

Leia revistas acadêmicas

Revistas acadêmicas são ferramentas de produção e circulação de conhecimento com uma temporalidade mais veloz do que livros, dissertações e teses. Através da publicação de artigos, dossiês, entrevistas e resenhas,   . No Brasil a maioria das revistas são abertas, mas também são crescentes as políticas de open access em outros países. Acompanhe publicações como Journal of Contemporary Ethnography, Ethnography, Sociologia, Problemas & Práticas, New Media & Society, American Sociological Review, Afro-Ásia, Etnográfica, Theory, Culture & Society e outras. Busque no Periódico Capes ou Google Acadêmico por artigos!

 

Faça cursos online

Plataformas como Coursera, FutureLearn ou sistemas próprios de ensino tem sido local para universidades, empresas e institutos lançarem cursos disponíveis a interessados de qualquer lugar. Lançamos em pré-venda o nosso curso Etnografia em Mídias Sociais, que estará disponível a partir de 16 de janeiro:

Aproveite os aprendizados deste post e conheça o curso online Etnografia em Mídias Sociais do IBPAD, recomendado para profissionais interessados na compreensão dos comportamentos expressos online com a utilização de técnicas etnográficas. Apresentamos também o curso presencial (N)Etnografia em Mídias Sociais, que junto com pacote de cursos presenciais Inteligência, Etnografia e Métricas Digitais, lançamos em parceria com a ESPM SP. Aproveite e se inscreva!

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário