Cada vez mais menções a etnografia circulam na imprensa e mercado, tornando especialmente importante abordagens responsáveis sobre seus conceitos. Mas, como fazer isto? Listamos três dicas para quem procura estudar etnografia na internet:

Acompanhe e siga blogs, Twitter e canais de professores
As mídias sociais são muito utilizadas para divulgação científica por pesquisadores e profissionais, sobretudo quando seus universos de interesse envolvem a internet. Inúmeros pesquisadores com ampla produção de qualidade possuem Twitter, Blogs e páginas onde divulgam seus trabalhos ou publicam textos inéditos. No mapeamento “100 Fontes sobre Pesquisa e Monitoramento de Mídias Sociais“, diversos são pesquisadores que utilizam e escrevem sobre suas técnicas como Adriana Amaral, Beatriz Polivanov, Christine Hine, Deborah Lupton, Nicole Ellison, Ray Poynter, Sarah Pink e outros.
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Leia revistas acadêmicas
Revistas acadêmicas são ferramentas de produção e circulação de conhecimento com uma temporalidade mais veloz do que livros, dissertações e teses. Através da publicação de artigos, dossiês, entrevistas e resenhas,   . No Brasil a maioria das revistas são abertas, mas também são crescentes as políticas de open access em outros países. Acompanhe publicações como Journal of Contemporary Ethnography, Ethnography, Sociologia, Problemas & Práticas, New Media & Society, American Sociological Review, Afro-Ásia, Etnográfica, Theory, Culture & Society e outras. Busque no Periódico Capes ou Google Acadêmico por artigos!
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Faça cursos online
Plataformas como Coursera, FutureLearn ou sistemas próprios de ensino tem sido local para universidades, empresas e institutos lançarem cursos disponíveis a interessados de qualquer lugar. Lançamos em pré-venda o nosso curso Etnografia em Mídias Sociais, que estará disponível a partir de 16 de janeiro:
Desenhando Mapas Descritivos