Comunicação Digital

  • Guias sobre ética na pesquisa e monitoramento em mídias sociais

    As novas possibilidades que as mídias sociais trouxeram consigo vieram acompanhadas de uma série de desafios para o campo da pesquisa. Embora o assunto e a discussão não sejam tão recentes, ainda há muitas incertezas no que tange à execução responsável de pesquisa em ambientes online. Várias questões éticas e legais ainda não conseguiram alcançar a
  • Aprenda a instalar e a configurar o Gephi

    O Gephi definitivamente popularizou a Análise de Redes Sociais nos últimos anos. Gráficos bonitos e interface relativamente amigável diminuíram o “custo de entrada” de muitos pesquisadores. Mas, quem nunca enfrentou algum problema ao instalá-lo? Gephi que nunca abre, Gephi que fica “carregando” e etc? Como esse problema é super recorrente, disponibilizamos nosso tutorial de instalação do curso de

  • Criando Personas para Relatórios de Pesquisa em Mídias Sociais

    O guia inédito do IBPAD demonstra o processo de construção de ilustrações de personas em relatórios sobre públicos em mídias sociais, a partir de experiências reais. Redigido pelo ilustrador Yuri Amaral, parceiro frequente de nossos projetos, e Tarcízio Silva, Diretor de Pesquisa em Com. Digital do instituto. Acesse: Criando Personas para Relatórios de Pesquisa em Mídias
  • Planejamento: a ciência de transformar dados em leads

    [Texto da prof. Daniele Rodrigues, responsável pelo curso Análise de Dados e B.I. para Planners do IBPAD] Entenda um número com profundidade e você verá com mais clareza! Embora seja tão eficaz quanto torcer para ganhar na loteria sem apostar, essa postura é mais comum do que se imagina em agências e em clientes. Agarrados a nossa
  • Coletando Dados em Mídias Sociais para Pesquisa Acadêmica

      Na última semana, aconteceu em São Carlos a Jornada Internacional Geminis, que agregou centenas de pesquisadores de todo o Brasil e conferencistas internacionais para debater produção audiovisual, comunicação e internet. Estivemos presentes com a participação de Tarcízio Silva, que participou de mesa “A Revolução Será Monitorada?” e ofereceu workshop sobre Coleta de Dados e Monitoramento

  • Como monitorar mídias sociais com a Netlytic

    As ferramentas de monitoramento e pesquisa em mídias sociais desenvolvidas por universidades e grupos de pesquisa frequentemente superam em diversos aspectos, sobretudo inovação, as ferramentas comerciais. Além disso, costumam ser de baixo custo quando comparadas às ferramentas comerciais de monitoramento pleno. Um exemplar é a Netlytic, uma das mais interessantes soluções para pesquisadores acadêmicos interessados em
  • IBPAD participa da conferência “Racismo e Discurso de Ódio na Internet: Narrativas e Contra-Narrativas”

      Entre 27 e 29 de abril aconteceu, no Rio de Janeiro, a conferência “Racismo e Discurso de Ódio na Internet: Narrativas e Contra-Narrativas”, promovida pelo Berkman Center, da Universidade Harvard, em parceria com a plataforma Vojo Brasil. Nosso Diretor de Pesquisa em Comunicação, Tarcízio Silva, participou da mesa “Próximos passos: como mensurar o discurso de ódio e

OutrasInformações