Comunicação Digital

  • Planejamento: a ciência de transformar dados em leads

    [Texto da prof. Daniele Rodrigues, responsável pelo curso Análise de Dados e B.I. para Planners do IBPAD] Entenda um número com profundidade e você verá com mais clareza! Embora seja tão eficaz quanto torcer para ganhar na loteria sem apostar, essa postura é mais comum do que se imagina em agências e em clientes. Agarrados a nossa
  • Coletando Dados em Mídias Sociais para Pesquisa Acadêmica

      Na última semana, aconteceu em São Carlos a Jornada Internacional Geminis, que agregou centenas de pesquisadores de todo o Brasil e conferencistas internacionais para debater produção audiovisual, comunicação e internet. Estivemos presentes com a participação de Tarcízio Silva, que participou de mesa “A Revolução Será Monitorada?” e ofereceu workshop sobre Coleta de Dados e Monitoramento

  • Como monitorar mídias sociais com a Netlytic

    As ferramentas de monitoramento e pesquisa em mídias sociais desenvolvidas por universidades e grupos de pesquisa frequentemente superam em diversos aspectos, sobretudo inovação, as ferramentas comerciais. Além disso, costumam ser de baixo custo quando comparadas às ferramentas comerciais de monitoramento pleno. Um exemplar é a Netlytic, uma das mais interessantes soluções para pesquisadores acadêmicos interessados em
  • IBPAD participa da conferência “Racismo e Discurso de Ódio na Internet: Narrativas e Contra-Narrativas”

      Entre 27 e 29 de abril aconteceu, no Rio de Janeiro, a conferência “Racismo e Discurso de Ódio na Internet: Narrativas e Contra-Narrativas”, promovida pelo Berkman Center, da Universidade Harvard, em parceria com a plataforma Vojo Brasil. Nosso Diretor de Pesquisa em Comunicação, Tarcízio Silva, participou da mesa “Próximos passos: como mensurar o discurso de ódio e

  • Transição capilar e empoderamento nas mídias sociais

    [O texto abaixo é uma colaboração de Nadja Santos, fundadora do projeto Zero.54, com apoio do prof. Tarcízio Silva] Brasileiros crescem acreditando que o cabelo é moldura do rosto e, por diversos motivos que falaremos a seguir, mulheres e homens negros tentam se adaptar a cultura dos fios lisos e escorridos – ainda muito popular no

  • Capturando dados do Twitter com R

      Um dos primeiros desafios para qualquer analista de dados oriundos de mídias sociais é a captura dos dados. Existem vários softwares pagos e gratuitos, mas nem todos são claros sobre como exatamente esta captura está sendo realizada. O R, que é gratuito, pode te ajudar bastante nesse processo.  Mostro aqui o primeiro passo nessa direção.

  • Gerando mais negócios com relatórios de monitoramento e métricas: estudos de segmento de público

    “Informação acionável”. Estas duas palavrinhas ganharam terreno entre profissionais de monitoramento e métricas em agências pelo país. Fazer relatório para clientes de qualquer tipo dão resultado se a entrega trouxer informações acionáveis. Ou seja, aquilo que fará o cliente tomar uma melhor decisão, otimizar investimentos, tomar posição durante crise etc. Mas as informações acionáveis não

  • Etnografia no Segundo e no Terceiro Setor

    Quando se sai do universo da área acadêmica, principalmente das Ciências Sociais, a Etnografia é uma metodologia de pesquisa muito conhecida na área de Marketing / Publicidade e Propaganda, principalmente relacionada aos estudos do comportamento do consumidor. Mas não foi sempre assim: se acompanharmos as pesquisas de marketing nesta temática (de práticas e comportamentos do
  • Conversação, discurso político e memória nas mídias digitais

      Colaboração da pesquisadora Mariana Passos, Doutoranda em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes/USP As mídias digitais se transformaram em ferramenta importante para a análise e compreensão dos discursos políticos circulantes na sociedade contemporânea. A facilidade de coleta e armazenamento de dados faz com que seja de suma importância utilizar tais mídias como

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