Comunicação Digital

  • IBPAD participa da conferência “Racismo e Discurso de Ódio na Internet: Narrativas e Contra-Narrativas”

      Entre 27 e 29 de abril aconteceu, no Rio de Janeiro, a conferência “Racismo e Discurso de Ódio na Internet: Narrativas e Contra-Narrativas”, promovida pelo Berkman Center, da Universidade Harvard, em parceria com a plataforma Vojo Brasil. Nosso Diretor de Pesquisa em Comunicação, Tarcízio Silva, participou da mesa “Próximos passos: como mensurar o discurso de ódio e

  • Transição capilar e empoderamento nas mídias sociais

    [O texto abaixo é uma colaboração de Nadja Santos, fundadora do projeto Zero.54, com apoio do prof. Tarcízio Silva] Brasileiros crescem acreditando que o cabelo é moldura do rosto e, por diversos motivos que falaremos a seguir, mulheres e homens negros tentam se adaptar a cultura dos fios lisos e escorridos – ainda muito popular no

  • Capturando dados do Twitter com R

      Um dos primeiros desafios para qualquer analista de dados oriundos de mídias sociais é a captura dos dados. Existem vários softwares pagos e gratuitos, mas nem todos são claros sobre como exatamente esta captura está sendo realizada. O R, que é gratuito, pode te ajudar bastante nesse processo.  Mostro aqui o primeiro passo nessa direção.

  • Gerando mais negócios com relatórios de monitoramento e métricas: estudos de segmento de público

    “Informação acionável”. Estas duas palavrinhas ganharam terreno entre profissionais de monitoramento e métricas em agências pelo país. Fazer relatório para clientes de qualquer tipo dão resultado se a entrega trouxer informações acionáveis. Ou seja, aquilo que fará o cliente tomar uma melhor decisão, otimizar investimentos, tomar posição durante crise etc. Mas as informações acionáveis não

  • Etnografia no Segundo e no Terceiro Setor

    Quando se sai do universo da área acadêmica, principalmente das Ciências Sociais, a Etnografia é uma metodologia de pesquisa muito conhecida na área de Marketing / Publicidade e Propaganda, principalmente relacionada aos estudos do comportamento do consumidor. Mas não foi sempre assim: se acompanharmos as pesquisas de marketing nesta temática (de práticas e comportamentos do
  • Conversação, discurso político e memória nas mídias digitais

      Colaboração da pesquisadora Mariana Passos, Doutoranda em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes/USP As mídias digitais se transformaram em ferramenta importante para a análise e compreensão dos discursos políticos circulantes na sociedade contemporânea. A facilidade de coleta e armazenamento de dados faz com que seja de suma importância utilizar tais mídias como

  • Páginas de Moda e Beleza Plus Size: quais são as mais influentes?

    A noção de influência é uma das mais relevantes para a pesquisa em mídias sociais com fins comerciais. A pressuposição do poder da influência em opiniões e conteúdo, seja ele digital ou não, é uma base importante do mercado da audiência. O que é influência? Ou melhor ainda, como medir influência? Que parâmetros utilizar? Há
  • O potencial subutilizado do monitoramento de mídias sociais

    O monitoramento de mídias sociais, como é oferecido há cerca de 10 anos por agências digitais, consultorias e afins, se baseia em algumas premissas importantes da comunicação digital. Em primeiro lugar, temos a noção de influência potencial dos conteúdos publicados online. O esquema proposto por Philip Sheldrake abaixo é de eloquente simplicidade: Os seis fluxos acima
  • Quais tipos de grupos eu posso estudar com etnografia em mídias sociais?

    No texto passado conversamos um pouco sobre as grandes transformações que estamos vivendo em relação à comunicação humana. Como falado, isso tem gerado uma transformação tão rápida e profunda que diversos pesquisadores têm se dedicado a estudar estas mudanças. Aproveitamos também para apresentar dois grandes pensadores desta temática: Pierre Levy – filósofo francês da cultura
  • BI, Atendimento e Projetos: primeiros passos para trabalhar de forma conectada e produtiva

    Artigo por Mariana Oliveira, professora do curso “B.I., Monitoramento e Métricas para Atendimento e Gerentes de Projeto“ Em um contexto digital altamente competitivo, as marcas e agências demandam que suas equipes trabalhem cada vez mais integradas para atingir os resultados esperados pelos clientes. É nesse contexto que destacamos a importância das áreas de Atendimento, Projetos

  • Etnografia para Entender Culturas na Era da Informação

    Não há como se negar: vivemos uma nova era. Há quem chame apenas de ‘sociedade pós industrial’, ou moderna. Há também quem a chame de ‘era do conhecimento’, ou ‘do saber’. O que se sabe, porém, é que desde os anos 80 a humanidade entrou em uma época de mudanças radicais nunca vistas antes: se

OutrasInformações