Comunicação Digital

  • O trabalho de pesquisa linguística, um desafio digno de Sherlock Holmes

    Quem trabalha com língua, seja ela materna ou estrangeira, seja na forma de ensino, de aprendizagem, de análise linguística em redes sociais, sabe que surpresas são recorrentes e que, por vezes, nos deixam literalmente perdidos. Verificamos que, muitas das coisas que aprendemos na escola ou em cursos de idiomas, simplesmente não fazem sentido ao nos
  • Entrevista com o professor Sérgio Amadeu Silveira

    Para contribuir com as discussões a respeito dos desafios e novas tendências para a Pesquisa na Academia e no Mercado brasileiros, o IBPAD está disponibilizando um conjunto de entrevistas realizadas com profissionais e cientistas renomados de diversas áreas, todos eles ligados à construção de conhecimento por meio da Análise de Dados. Todo o conteúdo pode ser
  • Influência nas Mídias Sociais: Perspectivas do Consumo, Política e Saúde

    Fique ligado, em agosto será realizado o curso Influência nas Mídias Sociais: Perspectivas do Consumo, Política e Saúde, oferecido pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, onde será discutido sobre a operação da esfera da influência digital. Com a crescente explosão de atores e actantes com potenciais influentes nas plataformas sociais, é de extrema importância
  • Novo curso de Monitoramento Eleitoral

    É de conhecimento de todos que a internet e as redes sociais se tornaram decisivos para influenciar a participação política da sociedade, ainda mais em ano eleitoral. Ele é um termômetro que permite pontuar o que estão falando sobre determinado assunto/candidato de forma rápida e espontânea. Sendo assim, os profissionais devem ter conhecimento para utilizar os dados
  • BBC e Financial Times usam R

    Você já conhece a linguagem R? É um software de análise de dados gratuito e open source: isso quer dizer que os profissionais estão investindo seu tempo e conhecimento para desenvolver pacotes cada vez melhores. É utilizado também como base em vários softwares de estatística e análise de dados (como IramuteQ), com a disponibilidade de
  • Revistas Parágrafo e Geminis lançam dossiês sobre algoritmos

    Foram publicadas as novas edições das Revistas Parágrafo, uma publicação do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM - Centro Universitário; e GEMInIS, uma publicação online com o objetivo de reunir trabalhos científicos que tratem sobre convergência midiática, vinculada ao grupo de mesmo nome da UFSCar. As publicações abordam pesquisas da área de comunicação e mídia,
  • Militarismo é marca de Bolsonaro no Instagram

    As eleições para a Presidência do Brasil deste ano devem trazer figuras já conhecidas pelo grande público. Nas pesquisas de intenção de voto, os cinco pré-candidatos à frente na disputa possuem vasto histórico político - dentre Lula, Jair Bolsonaro, Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, talvez apenas o penúltimo não seja tão familiar aos
  • Lula destaca estrategicamente imagens de multidão no Instagram

    As fotografias que compartilhamos nas mídias sociais não são aleatórias, nós escolhemos o que queremos comunicar aos espectadores controlando - na medida do possível - o modo pelo qual seremos enxergados pelo público. No caso de políticos, esse controle é - ou deveria ser - muito mais refletido, já que o aparato imagético publicado na
  • Bolsonaro lidera isolado Instagram; Alckmin publica mais

    Amados por uns e odiados por outros, é inegável que Jair Bolsonaro e Lula têm uma massa fiel de seguidores. Nas mídias sociais, mais especificamente no Instagram, a popularidade de ambos é refletida (também) nos resultados de engajamento que eles apresentam - são milhares de curtidas e comentários realizados diariamente em seus perfis na plataforma.

OutrasInformações