Comunicação Digital

  • Bolsonaro lidera isolado Instagram; Alckmin publica mais

    Amados por uns e odiados por outros, é inegável que Jair Bolsonaro e Lula têm uma massa fiel de seguidores. Nas mídias sociais, mais especificamente no Instagram, a popularidade de ambos é refletida (também) nos resultados de engajamento que eles apresentam - são milhares de curtidas e comentários realizados diariamente em seus perfis na plataforma.
  • Encontro da ABCiber discutirá sobre Fake News e Algoritmos

    Nos dias 13 e 14 de junho acontecerá no Labcom-UFMA o primeiro Encontro Norte-Nordeste da Associação Brasileira de Pesquisadores de Cibercultura, a ABCiber. Tarcízio Silva, Diretor de Pesquisa do IBPAD, é um dos palestrantes confirmados no evento e fará parte da mesa "Fake News – Algoritmos e Humanos Conspirando Contra a Verdade dos fatos?" ao lado de Carlos Franciscato
  • Consumo em Foco: o papel do monitoramento e pesquisas em mídias sociais

    No dia 29 de maio de 2018, centenas de alunos dos cursos de Marketing, Comunicação Social, Administração e Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos se reuniram no Auditório Sylvia Bisaggio para 3ª edição do Simpósio Regional Consumo em Foco, realizado pelo centro universitário UNISUAM, no Rio de Janeiro. Com organização da Prof.ª Dr.ª Patrícia
  • Senado discute sobre ‘fake news’ e o impacto das mídias sociais no legislativo

    Durante o dia 24 de maio aconteceu o seminário: O Legislativo e as mídias sociais — desafios e oportunidades de comunicação. Este evento no Senado reuniu autoridades e especialistas da área de inteligência política que falaram sobre fake news, monitoramento em mídias digitais e questões relacionadas à regulação dos conteúdos das mídias sociais. Max Stabile (Diretor do IBPAD) e Amaro Grassi (Fundação Getúlio Vargas), apresentaram o
  • As Facetas do [DATA]: Big, Fake e Eleições 2018

    "As Facetas do [DATA]: Big, Fake e Eleições 2018" foi o tema que a Jaqueline Buckstegge (Sócia e Gerente do IBPAD) apresentou e discutiu no evento Fortaleza Digital, que levantou tendências e oportunidades na área do Marketing. Este evento reuniu também nomes como Gabriel Ishida, especialista em Influenciadores; Alexandre Inagaki, que falou sobre Gerenciamento de Crise em Redes Sociais; Renata Arcoverde, que apresentou o
  • IBPAD publica trabalhos científicos sobre computação visual e marketing

    O IBPAD tem realizado atividades de Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos em diversas áreas. Como resultado de aplicações de reconhecimento de imagem e inteligência artificial aplicadas a marketing a nossos clientes, dois trabalhos científicos foram aprovados em eventos científicos, como constam a seguir. De 23 a 25 de maio acontece na Universidade de São
  • Seminário no Senado sobre o impacto das mídias sociais no legislativo

    Durante o dia 24 de maio o Senado realizará o seminário aberto ao público: O Legislativo e as mídias sociais — desafios e oportunidades de comunicação. Neste evento serão discutidos os mais variados assuntos relacionados ao impacto das mídias digitais no cenário político eleitoral, assim como a influência das redes sociais sobre o trabalho legislativo.

OutrasInformações