Comunicação Digital

  • Militarismo é marca de Bolsonaro no Instagram

    As eleições para a Presidência do Brasil deste ano devem trazer figuras já conhecidas pelo grande público. Nas pesquisas de intenção de voto, os cinco pré-candidatos à frente na disputa possuem vasto histórico político - dentre Lula, Jair Bolsonaro, Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, talvez apenas o penúltimo não seja tão familiar aos
  • Lula destaca estrategicamente imagens de multidão no Instagram

    As fotografias que compartilhamos nas mídias sociais não são aleatórias, nós escolhemos o que queremos comunicar aos espectadores controlando - na medida do possível - o modo pelo qual seremos enxergados pelo público. No caso de políticos, esse controle é - ou deveria ser - muito mais refletido, já que o aparato imagético publicado na
  • Bolsonaro lidera isolado Instagram; Alckmin publica mais

    Amados por uns e odiados por outros, é inegável que Jair Bolsonaro e Lula têm uma massa fiel de seguidores. Nas mídias sociais, mais especificamente no Instagram, a popularidade de ambos é refletida (também) nos resultados de engajamento que eles apresentam - são milhares de curtidas e comentários realizados diariamente em seus perfis na plataforma.
  • Encontro da ABCiber discutirá sobre Fake News e Algoritmos

    Nos dias 13 e 14 de junho acontecerá no Labcom-UFMA o primeiro Encontro Norte-Nordeste da Associação Brasileira de Pesquisadores de Cibercultura, a ABCiber. Tarcízio Silva, Diretor de Pesquisa do IBPAD, é um dos palestrantes confirmados no evento e fará parte da mesa "Fake News – Algoritmos e Humanos Conspirando Contra a Verdade dos fatos?" ao lado de Carlos Franciscato
  • Consumo em Foco: o papel do monitoramento e pesquisas em mídias sociais

    No dia 29 de maio de 2018, centenas de alunos dos cursos de Marketing, Comunicação Social, Administração e Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos se reuniram no Auditório Sylvia Bisaggio para 3ª edição do Simpósio Regional Consumo em Foco, realizado pelo centro universitário UNISUAM, no Rio de Janeiro. Com organização da Prof.ª Dr.ª Patrícia
  • Senado discute sobre ‘fake news’ e o impacto das mídias sociais no legislativo

    Durante o dia 24 de maio aconteceu o seminário: O Legislativo e as mídias sociais — desafios e oportunidades de comunicação. Este evento no Senado reuniu autoridades e especialistas da área de inteligência política que falaram sobre fake news, monitoramento em mídias digitais e questões relacionadas à regulação dos conteúdos das mídias sociais. Max Stabile (Diretor do IBPAD) e Amaro Grassi (Fundação Getúlio Vargas), apresentaram o

OutrasInformações