Portal da Transparência disponibiliza API de Dados e nós conferimos os novos recursos

Desde a aprovação da Lei da Transparência em 2009, órgãos de âmbito municipal, estadual e federal têm se lançado cada vez mais em um ritmo de atualização de suas plataformas onlines com o intuito de cumprir com as novas exigências da legislação: divulgação de seus gastos na internet. Em extensão as novas demandas da sociedade por transparência, além do maior controle civil que essa abertura de dados proporcionou, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União disponibilizou essa semana a API de Dados por meio do Portal da Transparência.

Nós acessamos na nova plataforma e o resultado é bem interessante.

As API’s (Application Programming Interface) são como uma espécie de torneira em uma caixa d’água. A água são o dados contidos na plataforma e o tamanho da abertura da torneira é que define aos quanto dela nós temos acesso. A API do Portal da Transparência não é apenas ampla em termos de fluxo de dados, os quais datam desde 2013 para alguns tópicos até os dias de hoje, como acessível e repleta de recursos interessantes.

A plataforma possui diversas formas de visualização de dados tais como mapas por localidade e gráficos, os mesmos possuem recursos de interatividade que reduzem a poluição visual e expandem a experiência do usuário. Além disso, o portal possui integração com mídias sociais e outras funções de compartilhamento e, inclusive, disponibiliza o código de incorporação dos gráficos em outras ferramentas. Também é possível ter acesso a tabela com os dados ordenados e ampliação do gráfico no display.

Para usuários mobile, a plataforma se adapta sem perder muito de interatividade ou qualidade de visualização.

Um dos poucos apontamentos é a acessibilidade de alguns gráficos, como os de barras e os de linhas, para pessoas daltônicas. Algumas visualizações têm o nome das variáveis em legendas e só possibilitam a identificação da sua barra ou linha correspondente por cores. Segue um exemplo:

Por fim, além dos recursos visuais, o portal também disponibiliza abas para outras telas com explicações sobre despesas públicas e outros conteúdos para informar o visitante.

Exemplo de gráfico na aba dos dados por Localidades:

Exemplo de gráfico na aba dos dados por conteúdo informativo sobre Licitação:

Para conferir acesse este link.

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário