Web Analytics: por que se aprofundar?

Dentre as grandes mudanças trazidas pelo marketing digital para as empresas, a evolução na capacidade de medição de resultado é de grande relevância. Agora, coletar dados de campanhas, plataformas digitais, redes sociais e quaisquer outras ações realizadas no ambiente virtual é imprescindível. Entretanto, saber configurar e utilizar as ferramentas de web analytics, garantir uma coleta correta dos dados, conhecê-los e entendê-los bem para poder utilizá-los a favor de melhorias nos resultados ainda são desafios para muitos profissionais  que trabalham no ramo.

Nesse cenário, é um diferencial para os profissionais de marketing digital, nas mais diversas áreas de atuação do setor, ter conhecimentos básicos em web analytics. Afinal, a facilidade de obter e acessar os dados tornou a avaliação dos resultados e a identificação de ações de otimização afazeres diários: estamos em tempos de data-driven marketing. E sobre o quê podemos buscar números de resultados? Podemos obter informações sobre a interação dos usuários com as campanhas publicitárias, com as ações promovidas nas redes sociais e nas plataformas digitais, como websites, aplicativos, landing pages.

Dentre as ferramentas disponíveis no mercado, o Google Analytics é a mais disseminada pelas empresas principalmente na versão gratuita. No GA você encontra relatórios padrões que tornam as informações básicas acessíveis em poucos cliques. Além disso, o GA oferece muitas funcionalidades de personalização de configurações e relatórios o que permitem àqueles que as sabem utilizar um mergulho ainda mais profundo nos números: criar metas, eventos, categorias de canais de mídia, categorias para o conteúdo do site, cruzar diversos dados e mais.

Só que os números por si só não bastam. Imagina se os dados estão incoerentes e com falhas, influenciando a tomar uma decisão errada?  Por isso, conhecer o processo de coleta das informações, como a ferramenta as apresenta e saber checar se elas estão chegando de forma correta à ferramenta oferece ao profissional uma base técnica importante para poder aproveitar integralmente a ferramenta que tem disponível nas mãos.

Agora que aprendeu um pouco sobre métricas, confira o que preparamos para você! Junto com a ESPM SP – Campus Tech, lançamos o curso presencial KPIs e Métricas de Digital e Social, para capacitar os profissionais a avaliar sucesso e desenvolver um plano de performance digital, desde a designação de objetivos digitais acessíveis à seleção de métricas adequadas para seu cálculo. O pacote de cursos presenciais Inteligência, Etnografia e Métricas Digitais também já está aberto para inscrições no site da ESPM, aproveite!

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