Curso de Análise de Orçamento alia teoria à prática por meio do SIGA Brasil

A primeira edição do curso de Análise de Orçamento Público aconteceu em Brasília, no último mês de Março. Liderado pelo Professor Arthur Kronenberger, cientista político e analista de orçamento da Câmara dos Deputados há cinco anos, o curso teve quatro encontros, totalizando 16 horas, e capacitou os alunos a aliar conceitos teóricos de orçamento aos dados disponíveis pelo SIGA Brasil, portal do Senado Federal que disponibiliza dados do Orçamento Público Federal.

 

IMG_0126

Professor Arthur Kronenberger apresentando os conceitos básicos para a compreensão dos dados do Orçamento Público Federal

Após a exposição dos princípios orçamentários, o curso apresentou os principais conceitos teóricos para a consulta apropriada de dados no portal SIGA Brasil. Como destacado pelo Professor Arthur Kronenberger, a não compreensão dos elementos disponíveis para consulta leva a análises equivocadas que não agregam valor aos relatórios consolidados.

 Slide2

Apresentação da “Classificação Programática da Despesa”, um dos principais conceitos teóricos para leitura dos dados apresentados pelos relatórios de Orçamento Público Federal.

 

Os alunos tiveram contato real, orientado pelo professor, com o portal SIGA Brasil. Através de questões trazidas de seu próprio cotidiano de trabalho, como “Qual é o orçamento do Ministério Público Federal para 2016 e quanto está destinado a auxílio-moradia” e “Quanto foi o investimento do Ministério da Saúde com Unidades Básicas de Saúde em 2015 e qual foi o gasto por estado com sua construção?”, foram elaborados relatórios de consulta personalizados através do portal do Senado, cuja base de dados é exportável e pode ser trabalhada em diversos programas de análise de dados.

 

Slide1

Utilização do portal SIGA Brasil para consulta de dados do Orçamento Público Federal.

 

Desta primeira turma participaram alunos do setor privado, como das empresas Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria, Patri Políticas Públicas, Odebrecht Agroindustrial e Biogen, e da esfera pública, como Supremo Tribunal de Justiça, Ministério Público Militar, Procuradoria-Geral do Trabalho, além de órgãos representativos, como Associação Nacional dos Procuradores da República e Associação Nacional dos Membros do Ministério Público.

A próxima edição do Curso de Análise de Orçamento Público com Professor Arthur Kronenberger está prevista para os dias 6, 13, 20 e 27 de maio de 2017, das 09h às 13h00.

 

Interessado?  Conheça mais informações do curso em nosso site.

Comentários

comments

Deixe um comentário