Entrevista com o professor Tukufu Zuberi, da Universidade da Pensilvânia

O IBPAD entrevistou profissionais e cientistas que estão construindo o futuro da pesquisa e análise de dados no Brasil. E um dos nossos grandes palestrantes é o professor em Estudos Africanos da Universidade da Pensilvânia, Tukufu Zuberi, sociólogo, cineasta e escritor. O seu trabalho está voltado ao estudo da construção dos dados dentro de um viés eurocêntrico e excludente, principalmente através do uso de raça/cor como categoria constante, e que deixa de lado suas variações diante de dinâmicas sociais.

Sua produção concentra-se nas relações entre racismo e produção de dados nas Ciências Sociais, sendo autor de diversos livros, entre eles White Logic, White Methods; Racism and Methodology e Thicker Than Blood: An Essay on how Racial Statistics Lie. E na entrevista realizada pelo IBPAD, ele discursa sobre o conceito de raça/cor como categoria social e o uso de raça como categoria para estatística.

Você também pode conferir mais conteúdo em seu blog.

Assista a entrevista completa com Tukufu Zuberi e inicie seus estudos:

Confira os demais temas pautados nas Entrevistas e venha se aprofundar mais sobre pesquisa e análise de dados. Inicie seus estudos e participe desse debate!

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário