Ferramentas para visualização e análise de dados (textuais): saiba onde encontrar

Encontrar ferramentas de análise de textos pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais quando sabemos da existência de uma quantidade enorme de softwares disponíveis e não temos por onde começar. Porém, uma maneira de tornar isso mais descomplicado é procurar por conteúdos, mídias e blogs que façam a listagem de ferramentas conhecidas. Melhor ainda quando isso está organizado em um repositório institucional, com uma curadoria de profissionais e pessoas habilitadas, o que garante maior confiabilidade nos processos. Essa é a proposta do TAPoR, um portal que organiza diversas ferramentas voltadas para a análise de texto, processamento e visualização de dados. Ao todo, são mais de 1500 ferramentas indexadas no site. 

O projeto é liderado por Geoffrey Rockwell, professor de Filosofia e Humanidades Computacionais na Universidade de Alberta, no Canadá, e Milena Radzikowska, pesquisadora em visualização de dados baseado em humanidades digitais. Desenvolvido no Arts Resource Centre da Universidade de Alberta, o site está disponível em sua terceira versão e serve para agregar uma grande quantidade de ferramentas, inclusive de manipulação textual, análises e visualização. Além disso, é possível descobrir o histórico das ferramentas, encontrar avaliações da comunidade de utilizadores dos softwares, e ler textos e artigos que fizeram uso das ferramentas e filtrar a listagem do site de acordo com suas necessidades.

Outro recurso interessante é a possibilidade de navegar entre as listas produzidas pela própria comunidade: usuários do mundo todo podem fazer listas específicas de ferramentas e disponibilizá-las por lá. Esse espaço pode ser muito útil para profissionais que precisam lidar com tarefas, trabalhos ou pesquisas específicos, como análise de textos de mídias sociais, análise de sentimentos, análise de redes sociais, entre outros. Vale destacar que, ainda que o foco do TAPoR sejam as ferramentas de análise textual, é possível também encontrar outros softwares não diretamente relacionados, como códigos snippets reutilizáveis que podem fazer tarefas semelhantes às ferramentas. Em 2018, o projeto absorveu uma quantidade grande de ferramentas do DiRT (Digital Research Tools) e incorporou uma nova proposta visual do site para a organização dos materiais. 

Você pode acessar o TAPoR a partir desse site e começar a explorá-lo em detalhes. 

Conheça o curso de Técnicas para Análise de Textos do IBPAD!

Além de apresentar ferramentas e repositórios úteis para a pesquisa com análise de textos, incentivamos você a como utilizar cada uma dessas ferramentas de modo aprofundado. Inscreva-se no nosso curso de Técnicas para Análise de Textos agora mesmo. Com ele, você verá como é fácil fazer análises de diversos tipos de conteúdos e tirar bons insights para o seu trabalho. Aproveite! 

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário