Google Analytics e DataStudio: Diferença entre Novos Usuários e Novas Visitas

Se bem utilizada, a união entre Google Analytics e Data Studio pode fornecer uma melhoria real para o desempenho do seu negócio. Contudo, mais do que saber conectar os dados e entregar belos gráficos, o Data Studio oferece a liberdade de utilizar as informações como o usuário preferir.

Portanto, a equipe responsável pela construção do dashboard deve garantir, ao conectar uma nova fonte, que entende plenamente as métricas e suas estruturas. Por isso, preparamos uma série de textos com aprendizados do nosso time.

No texto de hoje, conheça a diferença entre Novos Usuários e Novas Visitas no Google Analytics

Observe as imagens abaixo: à esquerda temos as definições que utilizamos para fazer o gráfico e à direita o resultado.

O gráfico mostra a relação entre sessões iniciadas por novas visitas e recorrentes. A dimensão utilizada é Tipo de Usuário e a métrica é Sessões

Agora vamos complicar: por pura curiosidade e verificação, você, bom analista, decidiu checar o que ocorre quando você usa a métrica Novos Usuários e Usuários dentro do gráfico de Tipo de Usuário

Ok, até faz sentido não ter Novos Usuários na categoria Returning Visitor. Mas, por que o número de Usuários é diferente de Novos Usuários dentro da mesma categoria? E por que esses números não são iguais ao número do primeiro gráfico? Se eu diminuir Novos Usuários de Usuários eu vou ter a métrica de Usuários Recorrentes? Que confusão!

Calma, com exemplo a vida fica melhor. Imagine o seguinte comportamento no site pudim.com.br

> Sempre que Lara acha que sua internet caiu, ela entra no site pudim.com.br como uma forma divertida de checar a conexão. Hoje, Lara pensou que sua internet tinha caído duas vezes.

> Felipe espiando a tela de Lara, achou divertida a ideia e decidiu começar a  acessar o site também sempre que quisesse checar a internet. Assim como Lara, Felipe acessou duas vezes o site pudim.com.br

O saldo dessas conexões para o Analytics é:

Lara:

  • Visita 1: Usuário, Returning Visitor
  • Visita 2: Returning Visitor

Felipe

  • Visita 1: Novo usuário, New Visitor
  • Visita 2: Returning Visitor

Temos então:

  • 2 Usuários
  • 1 Novo Usuário
  • 4 Visitors
  • 1 New Visitor
  • 3 Returning visitors

Acessando pudim.com.br unicamente no trabalho e pensando que ninguém da TI vai fazer uma limpeza de cookies,  Lara e Felipe sempre serão considerados como dois usuários. No entanto podem fazer múltiplas visitas a um site. Agora conseguimos responder as perguntas.

Por que os números do primeiro gráfico são diferentes do segundo?

O primeiro fala de visitas (sessões), o segundo de usuários únicos.

Inclusive, em geral o número de visitas será maior do que o número de usuários na categoria Returning Visitor. A leitura que podemos fazer destes dois gráficos, é que durante o período estabelecido os usuários recorrentes fizeram cerca de 2 visitas.

Mas, por que o número de Visitas do gráfico 1 é menor do que o de Novos Usuários no gráfico 2 ?

Uma Sessão, métrica utilizada no gráfico 1,  não é ativada nos casos em que a sessão é composta somente por eventos sem interação. Por outro lado, a métrica Novos Usuários sempre é ativada quando ocorre uma visita de novo usuário.

Por que o número de Usuários é diferente de Novos Usuários dentro da mesma categoria (New Visitor)?

São duas métricas diferentes, então são capturadas de modos diferentes. Como explicado na pergunta de cima, novos usuários capturam sessões que não geram interações.

Se eu diminuir Novos Usuários de Usuários eu vou ter a métrica de Usuários Recorrentes?

Não. Você vai ter uma métrica muito similar ao que seriam usuários recorrentes, mas como é uma conta baseado em métricas capturadas de formas diferentes é preciso muita parcimônia ao tirar grandes achados desse cálculo clandestino.  

 

Vale ressaltar que os erros e confusões acima podem ocorrer também dentro da seção de relatórios personalizados do Google Analytics. Então, se você faz uso dessa função dentro do GA, fique atento do mesmo modo.

Quer mais informações sobre Google Analytics e Data Studio? Veja outros textos da nossa série:

Aprenda a não supervalorizar dados no Google Analytics via API

Quer as definições exatas das métricas e dimensões do Google Analytics? Acesse  Google Analytics Developers API e veja a documentação

Quer aprender um pouco mais? Conheça nosso mini-curso gratuito de Dashboards com Google Data Studio e saiba o passo a passo de como planejar e criar suas primeiras dashboards com ferramenta aberta da Google.

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