IBPAD e Science Pulse identificam as principais vozes da ciência no Twitter

No ano em que a ciência virou pauta em todas as esferas públicas, as mídias sociais foram um dos principais meios que cientistas e experts encontraram para propagar informações valiosas e compartilhar conhecimento entre si. A velocidade em que a informação pode circular e o alcance descentralizado das redes foram fatores de extrema relevância para que esses atores encontrassem terreno fértil em plataformas como o Twitter.

É nesse contexto que o projeto Science Pulse surgiu, uma ferramenta gratuita para monitorar o que cientistas e divulgadores científicos estão publicando nas redes. Mais de 1.200 nomes, brasileiros e internacionais, estão sendo monitorados desde maio, totalizando mais de 200.000 tweets (23%) só sobre a COVID-19. Em meio a tanta conversa, a pergunta que fica é: dentre essas referências, quem são as mais influentes?

A parceria com o IBPAD permitiu responder a essa pergunta construindo o ranking dos principais influenciadores da ciência na conversa sobre COVID-19 durante o ano de 2020. A metodologia, classificação e identificação foi desenvolvida a partir da expertise do IBPAD em diversas consultorias e cursos, como na Formação em Data Intelligence, além do próprio conhecimento teórico de temáticas como análise de redes e influenciadores.

O relatório é gratuito e pode ser feito o download abaixo:

Novas publicações e análises sobre a rede serão disponibilizadas aqui no blog, na tag Science Pulse.

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Comentários (4)

  1. […] Três anos depois, muita coisa já aconteceu: apresentei minha monografia com uma metodologia atravessada por análise de redes, ofereci uma palestra em parceria com Toth no Social Media Week SP 2018 sobre o assunto, escrevi três artigos acadêmicos (e um capítulo de um livro no prelo) utilizando redes semânticas e outro com redes de imagens; dentre vários outros projetos que assumi no trabalho com redes de vídeos/canais do YouTube, tweets/perfis, etc. Aqui no blog, também produzi algumas análises “simples” com redes semânticas e de imagens. Mais recentemente, fui responsável por um relatório de influenciadores sobre a COVID-19 no Twitter. […]

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