Lançamento do livro “Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: Olhares Afrodiaspóricos”

O livro “Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: olhares afrodiaspóricos”, organizado por Tarcizio Silva, acaba de ser lançado pela editora LiteraRUA. Com o apoio do IBPAD, a publicação reúne 14 capítulos de pesquisadoras e pesquisadores provenientes e com conhecimento científico e experimental do Brasis e de países da Afrodiáspora e África, como Congo, Etiópia, Gana, Nigeria, Colômbia, Estados Unidos e Reino Unido.

O recorte do livro é inédito no Brasil e tem o objetivo de preencher uma lacuna no país. Ainda possui reflexões diversas e multidisciplinares sobre as interfaces dentre os fenômenos da comunicação digital, raça, negritude e branquitude nos últimos 20 anos, oferecendo material de referência para estudantes e pesquisadoras/es em diversos níveis. A publicação também conta com a tradução de textos estrangeiros inéditos em português, atualização e redação de publicações selecionadas de brasileiras/os.

Da matemática na divinação Ifá ao ativismo político, os temas e objetos dos capítulos passam por transição capilar, blackfishing, afroempreendedorismo, Black Twitter, contra-narrativas ao racismo e métodos digitais de pesquisa apropriados à complexidade das plataformas, algoritmos e relações de poder incorporadas nas materialidades digitais racializadas. O livro colabora com a crescente complexificação do pensamento sobre a comunicação digital e internet resultante da diversificação dos olhares e falas nos espaços acadêmicos.

De especial interesse ao público do IBPAD, a nova publicação traz também autores dos EUA que acabaram de lançar livros sobre temas relacionados: Ruha Benjamin, que lançou Race After Technology ano passado; e André Brock, que lançou Distributed Blackness este ano. Ainda, dois dos capítulos falam do empreendedorismo digital, permitindo a comparação da realidade do Brasil com a do Gana.

Com tamanha importância, o IBPAD apoiou e subsidiou a publicação, permitindo tanto a circulação gratuita das versões digitais quanto o preço baixo da tiragem impressa à venda, deixando acessível aos estudantes. O número de livros impressos é limitado e serão disponibilizados em breve pela LiteraRUA e nos eventos de lançamento.

Faça o download e se inscreva para receber notícias dos eventos de lançamento e outros eventos do IBPAD.

Faça o download gratuito do material!

* campo obrigatório
Estamos preparando quatro eventos de lançamento abertos ao público! Escolha a cidade que você tem interesse:

Comentários

comments

Deixe um comentário