Mensuração de audiências e análise de engajamento: uma proposta metodológica a partir das mídias sociais

*Por Wesley Moreira e Danilo Postinguel

A Editora IBPAD lançou um novo livro: Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. A publicação reúne uma coletânea de publicações de professores, colaboradores e estudantes de atividades do Instituto. São 20 capítulos com reflexões, aplicações e instruções sobre métodos de pesquisa em mídias sociais, incluindo análise textual em rede, etnografia digital, cartografia de controvérsias, mineração e raspagem de dados.

Um dos capítulos foi escrito por professor Wesley Moreira Pinheiro, Doutorando e Mestre em Administração pela PUC-SP, e pelo pesquisador Danilo Postinguel, Doutorando e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. A análise realizada tem o objetivo de problematizar e apontar caminhos metodológicos e analíticos para administrar os efeitos, positivos e negativos, dos conteúdos publicados no meio digital para atrair, fidelizar e influenciar públicos-consumidores.

Seja na política, no mercado ou na vida social, o desafio que as mídias sociais proporciona hoje é o de quantificar, mas também qualificar o volume de informações e atores que orbitam esse universo. Para tanto, se no passado o grande desafio era o de teorizar sobre esse ambiente cibercultural e essas novas e sociais mídias, hoje a investida se desloca para contemplar metodologias que consigam, a partir das existentes, apreender esses fenômenos sociomidiáticos capazes de fornecer mais assertividade sobre esses ambientes, suas realidades e relações com atores e plataformas offline.

De forma prática, foi feita uma análise qualitativa do engajamento do conteúdo publicado pelo perfil da marca Riachuelo, para compreender dois aspectos importantes: o alcance e a intensidade do engajamento.

Faça o download do nosso livro e confira o texto completo.

postrelacionados

Comentários

comments

Deixe um comentário